TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O brincar na educação infantil

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

NOME

PATRICIA QUIDÁ BURTON

RA

7415626985

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Carla de Oliveira.

Anhanguera Educacional

2014

  1. Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana;

O lúdico e a brincadeira esta presente no cotidiano infantil. A infância é idade onde a brincadeira e o lúdico tem papel importante em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

De acordo com Costa (2005, p.45), a “palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras e a palavra é relativa também a conduta daquele que joga, que brinca e se diverte”.

O brincar esta presente em todas as dimensões da existência do ser humano, em especial na vida das crianças. Assim sendo a criança aprende a brincar brincado e brincando se aprende. Conforme Santos (1999), para a criança, brincar é viver.

Através da psicologia, adquirimos o conhecimento que, o brincar é genético, é também fundamental para o desenvolvimento psicossocial do indivíduo.

Ao brincar a criança se desenvolve nas áreas afetivas, psicomotora e cognitiva, sendo uma das melhores formas de socialização.

Para a criança, a brincadeira gira em torno da espontaneidade e da imaginação. Não depende de regras, de formas rigidamente estruturadas. Para surgir basta uma bola, um espaço para correr ou um risco no chão (VELASCO,1996).

                        

                        De acordo com a entrevista da Profª. Tizuco Morchida: a criança hoje é vista como uma cidadã com Direito. Direito ao brinquedo e a brincadeira. Essa é uma concepção de criança e de infância dos tempos atuais.

                        Conclui-se que o lúdico e a brincadeira são muito importantes para o desenvolvimento integral da criança.

  1. Análise das possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira;

As dificuldades que a escola enfrenta ao trabalhar com as atividades lúdicas e as brincadeiras são muitas. Uma delas é a barreira criada pelos pais. Muitas vezes por falta de conhecimento sobre o assunto e também por valorizar os métodos tradicionais de aprendizagem, desfazendo das atividades lúdicas e das brincadeiras. Não sabe o quanto elas são importantes para o desenvolvimento integral e a aprendizagem da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com