TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O brincar na educação infantil

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]        

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]



SUMÁRIO

Introdução---------------------------------------------------------------------------- 4

Desenvolvimento------------------------------------------------------------------- 5

Considerações Finais------------------------------------------------------------- 8

Referências-------------------------------------------------------------------------- 9

INTRODUÇÃO

Muitas vezes o brinquedo não é levado a sério por professores que trabalham com Educação Infantil, pois acreditam que brincar é perda de tempo. No entanto, considera-se a utilização do brinquedo somente quando este é marcado por regras em que é permitido à criança a obediência e a submissão. Sendo assim, faz-se necessário esclarecer que o brinquedo, além de ser rico pelo seu caráter lúdico, é um elemento construtivo da linguagem e do pensamento.

 

A criança pequena passa a vivenciar situações cada vez mais complexas à medida que explora o mundo ao seu redor através do próprio corpo, inclusive na manipulação dos objetos e na interação com o outro, ela aprende com o que vivencia com o que é concreto, tem através da brincadeira o despertar da curiosidade, estabelecendo relações entre os conhecimentos prévios e os novos, ampliando e desenvolvendo também habilidades linguísticas e motoras, aprendendo a relacionar-se no meio social e físico.

        

DESENVOLVIMENTO

O brincar na Educação Infantil, proporciona à criança desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e afetivo e ainda permite a socialização, comunicação, expressão, formação da personalidade, possibilidade de ser construtor do seu próprio conhecimento. Que os levará a um resultado positivo no ensino aprendizagem.

 Segundo Vygotsky, (1989) “As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade”.

 Não podemos ver a educação infantil somente como um campo de aprendizagem ou como muitos pais veem que é somente para brincar. Nesta faixa etária as crianças vão passar por grandes momentos de experimentação, pois, quanto mais elementos positivos tiverem em suas experiências no cotidiano escolar, mais produtivos serão os resultados futuramente.

 De acordo com o Referencial Curricular para Educação Infantil, “A brincadeira é uma linguagem que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não brincar. Se a brincadeira é uma ação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se”(pg. 27).

 As crianças quando vão para escola levam consigo uma bagagem muito grande e cabe ao professor ir adequando o conteúdo proposto pela escola às experiências já vivenciadas pela criança. O professor deverá planejar sua recreação com base em elementos que cada aluno trouxe do seu cotidiano. Neste momento, o professor deve deixar que seus alunos abusem de sua imaginação, criatividade e até imitação de fatos da realidade.

 “A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito”. ( Declaração Universal dos direitos da criança,1959).

 Nós, enquanto professores têm que estar atentos às brincadeiras propostas para ver se está adequados a capacidade de nossa turma. Temos que trabalhar sempre incentivando o espírito coletivo, a participação visando à coletividade. As brincadeiras é uma atividade espontânea do ser humano, é um fenômeno cultural.

 No livro jogo, brinquedo, brincadeira e a educação, a pesquisadora Kishimoto(2003) afirma que é difícil definir jogo, brinquedo e brincadeira, pois esses conceitos variam de acordo com o contexto em que estão inseridos.

 Nesse sentido, o que podemos perceber é que os benefícios do jogo, brinquedo e brincadeira são grandes. Independente de ser um ou outro, podemos observar a mudança no comportamento da criança, quando são oportunizado a elas momentos de brincadeiras e jogos. São momentos de cooperação, participação, socialização, imaginação e muita criatividade.

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

 Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre a ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com