TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O brincar para a criança

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Unidade

Polos - Centro de Educação a Distância (CEAD)

Nome

FABIANA ROSA DE MATTOS

RA

6228973752

Curso

Pedagogia - Licenciatura

Brinquedoteca e O Elemento Lúdico

Educação Aplicada Aos Cuidados Da Criança

História Da Educação e Da Pedagogia

Organização e Metodologia Do Ensino Fundamental

Prática Pedagógica: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

A criança e ao brincar.

Joaçaba-Santa Catarina

2019

Introdução:

Este trabalho tem como tema Refletir sobre o cuidar, o educar e o brincar na Educação Infantil e na transição do aluno para o Ensino Fundamental com ênfase no direito do brincar da criança e na organização dos ambientes para a brincadeira. Neste trabalho, a parte lúdica está mais relacionado ao conceito de brincar. o lúdico oferece para o desenvolvimento integral da criança.

 Por meio da brincadeira, a criança tem a aprendizagem muito mais significativa e prazerosa, o aluno aprende sem perceber e sem forçar o desenvolvimento. O lúdico faz parte da vida das nossas crianças, e a escola, não pode ficar desinteressada a isso. É de extrema importância introduzir no currículos de Ensino Fundamental e das Séries Iniciais o lúdico a parte do Brincar , e usar como ferramenta para o processo de aprendizagem, O brincar é um direito que a criança conquistou e é graças a essa conquista que através da brincadeira ela desenvolve seu raciocínio lógico, suas habilidades, seus pensamentos e sua criatividade, sua comunicação, se auto conhecer e se desenvolver a importância do ato é reconhecido por grandes educadores, estudiosos, por organizações governamentais internacionais e nacionais.

"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)

O brincar é muito mais do que um passa tempo, a criança ao brincar elas estão não só aprendendo a explorar o ambiente ao seu redor como também a desenvolver a sua identidade. O brincar desenvolve a imaginação da criança, é na brincadeira que a criança explora e experimenta diferentes papéis sociais, através do faz-de-conta, permite à criança compreender a vida adulta, constituindo assim uma preparação para a entrada no mundo dos adultos. A criança procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma.

[...]No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que ela é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contém todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada, sendo ele mesmo uma grande fonte de desenvolvimento. (VIGOTSKI, 2007, p.134).

Através da brincadeira, a criança se permite a expressar suas emoções, aprendem o perder e o ganhar, permite que a criança possa trabalhar a sua resistência à frustração, desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação da criatividade, aprendem as regras, valores, costumes, e oportuniza a aprendizagem e o desenvolvimento de várias habilidades como: psicomotor, social, afetivo e cognitivo.

O brincar social: relaciona-se, ao brincar coletivo, isso quer dizer que a criança não está na brincadeira sozinha, essas brincadeiras ou atividades vão estimular a criatividade e a interação da criança.

O brincar psicomotor: refere-se as brincadeiras lúdicas, ações motoras e psíquicas, com muitos movimentos.

O brincar cognitivo: são através dos brinquedos, jogos que a criança vai ter que usar a capacidade de pensar.

O brincar afetivo: se dá através do brincar com objetos e expressar sentimentos ajudando também no crescimento cognitivo, e contribuindo para criar laços de afeto com as pessoas ao seu redor

 O brincar é de uma grande importância para o ser humano e primordial, no desenvolvimento das nossas crianças , pois é através do brincar que a criança executa um papel imprescindível na vida social , permitindo aprender a aquinhoar a acolitar, a se comunicar e se relacionar, desenvolvendo o ato do respeito por si e pelas outras pessoas.

Segundo Piaget (1972), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. De forma geral, as atividades como brincar, jogar, imitar, dançar, criar ritmos e movimentos, ações gerais que fazem parte do cotidiano humano por meio do brinquedo, da dança, dos jogos tradicionais da cultura preencheriam de alguma forma a vida de todos possibilitando às crianças apreenderem um repertório da cultura corporal.

“É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos”. (VYGOSTSKY 1989, p. 109).

No mundo lúdico, a criança só passa de “Educação Infantil” para “Ensino Fundamental”, elas não deixam de ser crianças, apenas passaram para outra fase do processo de desenvolvimento e, merecem respeito à sua fase que ainda é de brincar, do imaginar e do se divertir.

 Devemos dar importância ao respeito à infância da criança e ao mesmo tempo o desafio de excitar novos conhecimentos, sempre valorizando a socialização e a afetividade, O que é primordial para a aprendizagem da criança  

 Algumas crianças trazem na sua história a experiência de uma pré-escola e agora terão a oportunidade de viver novas aprendizagens, que não devem se resumir a uma repetição da pré-escola, nem da transferência dos conteúdos e do trabalho pedagógico desenvolvido na primeira série do ensino fundamental de oito anos (NASCIMENTO, 2007, p. 31)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (644.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com