TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desafio de ser profissional na educação em pedagogia no contexto atual

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.508 Palavras (31 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 31

Associação de Educação e Cultura de Goiás - AECG

FACULDADE PADRÃO III
Curso de Pedagogia

O DESAFIO DE SER PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO EM PEDAGOGIA NO CONTEXTO ATUAL[pic 1]

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado à Coordenação do Curso de Pedagogia da Faculdade Padrão, Unidade III, como requisito para obtenção do Título de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia sob orientação da Professora Ms. Selma Cristina dos Santos.

GOIÂNIA

2013

O DESAFIO DE SER PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO EM PEDAGOGIA NO CONTEXTO ATUAL[pic 2]

Elizabeth Martins[1], Gessica Fernandes[2], Jayane Figueredo[3], Mayline Bueno[4], Rosa Maria Figueiredo[5]

RESUMO

O presente estudo surge da necessidade de sistematizar questionamentos e reflexões que emergem ao longo da formação do profissional da educação em Pedagogia, bem como analisar os desafios que este profissional enfrenta na prática, tendo em vista, uma sociedade que exige cada vez mais, profissionais que desenvolvam as competências e habilidades para atuarem em diversos contextos sociais. Assim, o estudo tem por objetivo refletir sobre a história da educação no Brasil, buscando refletir a formação e atuação dos profissionais da educação em Pedagogia para atuarem no contexto atual. O tema torna-se desafiador a partir do momento em que verifica se por meio de discussões, o perfil deste profissional, enquanto cidadão atuante no mundo contemporâneo, o qual requer conhecimentos e habilidades gerais de saber pensar, ouvir , aprender a aprender, interagir com as tecnologias contemporâneas, ter iniciativa para resolver problemas inerentes ao processo ensino aprendizagem, uma vez que o curso de formação em Pedagogia tem como requisito a articulação teórica e prática para atuação do profissional em diferentes espaços de formação. 

PALAVRAS CHAVES: Desafios. Formação Professores. Pedagogia. Contexto Atual

ABSTRACT

This study arises from the need to systematize questions and reflections that emerge along the formation of professional education in pedagogy , as well as analyze the challenges it faces in professional practice , with a view , a society that demands increasingly professional skills and abilities to work in diverse social contexts . Thus, the study aims to reflect on the history of education in Brazil , with a view to training educators in pedagogy . The theme becomes challenging from the moment that checks through discussions the profile of this professional , acting as a citizen in the contemporary world , which requires knowledge and skills of general ability to think , learn to listen , learning to learn , interact with contemporary technologies , take initiative to solve problems inherent in the learning process , since the training course in pedagogy has the requisite theoretical and practical articulation for the professional expertise in different areas of training .

KEYWORDS: Challenges. Training Teachers. Pedagogy. Current Context.

INTRODUÇÃO

Neste estudo, buscou-se refletir a formação e atuação do profissional pedagogo procurando esclarecer os avanços do Curso de Pedagogia, identificando a relação entre as propostas da formação do pedagogo e as demandas da sociedade atual, frente aos diferentes espaços de atuação. Assim, delimitou-se o estudo no eixo da Pedagogia em educação visando entender como essa modalidade ocorre no cotidiano.

O presente estudo tem como objetivo, identificar os desafios de ser profissional pedagogo em educação nos dias atuais, bem como reconhecer o perfil, as funções, competências e saberes deste profissional, enquanto educador social. Tal estudo se justifica, pela importância de fazer reflexões sobre a formação do profissional pedagogo atual, visto que o espaço de atuação deste profissional está se ampliando progressivamente relacionado com as mudanças sociais.

A sociedade moderna apresenta demandas de caráter social e educacional que ultrapassam os limites formais do conhecimento, exigindo do profissional pedagogo a posição de eterno aprendiz, buscando se atualizar para desenvolver sua função com profissionalismo, integridade, responsabilidade e capacitação na área educacional.

Neste contexto, a construção deste artigo foi possível a partir de pesquisas bibliográfica de autores da área da educação. Para tal, foram utilizados documentos, livros, artigos, leis, decretos entre outros meios de informação cabíveis que se fizeram valorosos para a ampliação do conhecimento sobre o tema em questão.

Para melhor compreensão da pesquisa, o presente trabalho foi dividido em três partes, sendo que no primeiro momento faz um breve histórico do curso de Pedagogia bem como seus avanços até aos dias atuais. O segundo momento suscita uma reflexão sobre os desafios do profissional pedagogo a partir da complexidade do paradigma atual, buscando novos caminhos para trabalhar o processo ensino aprendizagem, visto que uma prática pedagógica que propicie uma aprendizagem crítica e transformadora deve ser assentada em paradigmas inovadores. No terceiro momento reflete sobre a sociedade da informação, o grande desafio docente, portanto faz ressalvas e considerações importantes sobre fenômeno da comunicação na sociedade mundial e o acelerado processo tecnológico que abrange os mais variados setores da convivência humana.

As conclusões fazem algumas reflexões acerca do perfil do profissional pedagogo, bem como sua atuação no processo educacional atual, o qual requer que este, busque conquistar a sua identidade enquanto categoria profissional, a fim de que possa rever sua prática e criar novos meios de conhecer e de relacionar-se com o conhecimento frente à sociedade moderna.

  1. PEDAGOGIA: UM BREVE HISTÓRICO

            Para compreender a formação do profissional Pedagogo em educação no contexto atual, faz se necessário refletir o processo histórico da educação, buscando situar a formação deste profissional, bem como analisar os grandes desafios que a ação docente vem enfrentando na busca da qualidade do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com