TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O espaço educativo na Educação Infantil

Por:   •  29/10/2015  •  Ensaio  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado a fim de refletir sobre o espaço educativo na Educação Infantil, enxergando a criança como sujeito de seus direitos, onde visa à aprendizagem simbólica, onde o aprender se torna uma brincadeira e o mundo torna-se mais próximo.

Através de Observações feitas e analises efetuada elegemos o artista Hélio Oiticica (1937-1980), filho de um dos mais importantes fotógrafos do Brasil.

No início dos Anos 60 Oiticica começou a definir seu papel nas artes plásticas e a conceituar uma nova forma de trabalhar, fazendo uso de maneira que rompiam com a ideia de contemplação estática da tela, surgindo ai sua atuação sensorial na apreciação da tela.

Neste portifólio Buscamos entender qual a importância da experiência estética na formação do aluno. A Experiência Estética é necessária para a formação do pedagogo e para a sua prática docente, pois, a consequente Educação Estética, permitirá ao professor vivências sensíveis e conscientes de seus atos pedagógicos, a reflexão e a produção de significado sobre estes e, consequentemente, sobre sua vida. Nesse sentido, a formação inicial é extremamente importante para o pedagogo, pois repercute em sua futura prática docente.


  1. DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas (BRASIL, 1998, p.19).

Dentre os artistas apresentados o que escolhemos foi Hélio Oiticica, em razão de a sua obra ser inovadora para os tempos em que foi apresentada e por nos fornecer a possibilidade de fazer a arte soltar aos olhos.

Escolhemos a Pintura 9, assim intitulada de Helio Oiticica, para realizarmos nossa releitura.

[pic 15]

Figura 1: Pintura 9

[pic 16]

Figura 2: Processo de execução

Utilizamos a técnica de produção artística tridimensional, assemblage, que permite a utilização de materiais reciclados na colagem, onde permite ultrapassar o limite entre a superfície e a pintura, tornando assim a arte palpáveis se misturando com pintura com esculturas.

[pic 17]

Figura 3: Resultado Releitura Tridimensional

No momento em que as crianças vivenciam essas experiências em sala de aula, poderão encontrar sentido para suas vidas. Da mesma forma, isso pode ocorrer numa turma de formação de professores, quando a pessoa consegue produzir sentido sobre o que está aprendendo, relacionando com elementos e situações de sua vida. Assim, reconhecerá e valorizará a arte como essencial para a formação integral do ser humano. E se a reconhecer desta forma, atribuindo tamanha responsabilidade e importância, a pessoa e/ou o profissional, poderá proporcionar a outros, esta forma de compreensão e aprendizado.

Existe uma infinidade de experiências que os alunos pudem vivenciar com as atividades propostas de releitura. Isso acontece pela preocupação em propor atividades prazerosas aos alunos, e é a ludicidade, uma das principais e mais potentes formas de Experiência Estética e significação da vida.

a relação teoria-prática da ação docente, é uma prática de Ensino que afeta e é afetada pelo contexto em que está inserida assim como pela compreensão do professor sobre seu trabalho docente. Tem como objetivo a ação transformadora tanto do aluno como do professor e de sua atuação na sala de aula. Assim, entendo que a práxis, além de trabalhar com a união entre teoria e prática, que se completam, ela insere um pensamento crítico sobre ambas, de forma a tornar significativos os conteúdos desenvolvidos em aula, sempre considerando as vivências anteriores dos alunos. E a partir desta reflexão, o aluno e o professor se reconhecem, tomam ciência de si mesmos e suas relações com os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (226.7 Kb)   docx (94.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com