TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O jogos dourados na matemáttica

Por:   •  1/5/2017  •  Seminário  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna : Renata Penna Machado

Polo: Nova Friburgo

Matricula: 11212080311

A autora leva o questionamento de que o ensino de matemática imposto nas escolas não leva o aluno a gostar ou mesmo ser criativo ao aprender matemática. Ao analisar o estudo percebemos que acaba sendo uma regra imposta o ensino da matemática e isso me faz lembrar a forma que eu estudei matemática na minha vida escolar há décadas passadas , não foi como acho que deve ser ensinada hoje , quando estudei era aquela coisa de regra a serem a seguidas . As professoras não traziam a matemática presente no nosso dia a dia para a sala de aula e por esse motivo acredito que a matemática era algo tão difícil para mim.

Como a autora fala no texto que os alunos de hoje olham a matemática com uma coisa estática e de que não se pode questionar. E que a matemática formal perde seu valor.         Que os conceitos são além de nós seres normais e que somente gênios podem cria-los . Hoje também questionado no texto  a questão da quantidade de exercícios passados para o aluno , que o professor se acha julgado pela quantidade e não pela qualidade.

Eu no meu aprendizado há anos atrás no colégio tive o ensino dessa maneira e obtive muitas dificuldades de aprendizado as quais carrego comigo até hoje. Era tudo passado de forma muito mecânica se você sabe ,sabe senão nem adiantava fazer nada.  Para não falar da geometria  , a qual é tanto importante, essa então vi nos anos finais e de maneira superficial  .

Pano de aula:

Tema:  Jogo da Centena

Objetivos:

     *     Descobrir progressivamente a própria lateralidade desenvolvidas nas diversas situações na brincadeira;

*    Utilizar a contagem oral ou ouvi-las ;

*    Dominar progressivamente a sucessão ordenada de números ;

*    Desenvolver a atenção e concentração;

*   Ampliar , aos poucos , o uso e a importância da matemática no dia a dia;

*   Reconhecer os números;

Descrição :  Essa atividade  , que trabalharei com o Tabuleiro de Centena , poderemos trabalhar com uma turma de maternal III  . Como os alunos são pequenos não poderemos utilizar com o  Tabuleiro de Centena  até no numeral 100 , mas poderemos utiliza-lo até o 10. Eu pensei em colocar os alunos com um cartaz colado na blusa com o número e a quantidade específica ao número em figuras , como : Número 3 colocar três corações , para maior aprendizado da criança , em ordem e falar o número 7 trocar com o número 4 , e assim por diante. Também  pensei que o numeral que estiver com por exemplo o Ruan for 5 ele fazer cinco coisa : cinco pulo, cinco beijo , assim a criança irá aprender muito mais fácil .

Ao participar do seminário percebi que o trabalho com os materiais sem dúvida ajuda muito no dia dia do ensino na sala  de aula,  pois o trabalho com o concreto e essencial , mais a linguagem do professor também deve ser dinâmico , como contar história presentes no cotidiano do aluno acabando assim a criança aprendendo mais e melhor. E assim o material utilizado se torna um conteúdo no aprendizado.

O material específico ira colaborar de forma mais que complementar , de forma única da qual o aluno há necessidade para o seu aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com