TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lúdico a estimulação, a fantasia na educação infantil

Por:   •  13/10/2015  •  Dissertação  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


INTRODUÇÃO

O trabalho esta dividido em três partes onde a primeira conta os aspectos do livro infantil escolhido, como as ilustrações, partes visuais, autor, coleção e título da obra.

No próximo parágrafo será explorado os aspectos de um resumo do livro para que o leitor possa se interagir com a história e entender melhor o parágrafo seguinte.

O terceiro último parágrafo foi introduzido com os aspectos interiores do livro como ele pode influenciar na leitura do alunado, a importância do tamanho da historia contada no livro, bem como a linguagem que o livro traz e como ela pode ajudar o aluno que esta iniciando um processo de conhecimento da leitura, foi possível dissertar ainda sobre os aspectos da facilidade que o livro trás em colocar de maneira visível a moral da historia narrada e com uma linguagem ideal pra o nível de cada turma.


LIVRO BICHO ESCONDIDO COM O RABO DE FORA

O livro escolhido foi escrito por, Paula Bernardo com ilustrações de Alberto Naddeo, a ilustração tem um aspecto de comédia com esquissos de cores fortes. Kaercher (s.a, p.08) “no maternal, também, as imagens passam a interessar em sua dimensão narrativa. Assim, as narrativas visuais presentes nos livros ou produzidas com as crianças mostram que é possível ler e escrever com as imagens”.

O livro é parte de uma coleção que possui 12 volumes coleção essa que se chama, bicho falante. Assim aduz Bernardo (2001, p.17), ”12 volumes ricamente ilustrados e pedagogicamente orientados para que a criança crie interesse pela leitura enquanto se diverte”.

A história possui um cachorro uma minhoca, elefante, tartaruga, coelho, gato, uma minhoca, esses são os autores e o personagem principal é o cachorro (Tonho Sabujo). A história se passa em vários ambientes, como na floresta, no quintal de casa, os mesmos brincam de esconde- esconde. Assim afirma Bernardo (2001, p.06), “esconda cara lá naquela arvore”.

A história da fabula relata que havia um cachorro farejador que inventou de brincar com seus amigos de esconde-esconde, porem ele é um animal que possui como característica própria, o faro e esse fator iria deixa-lo com vantagem dentre os outros animais seus amigos, porém uma ideia que partiu de outro amigo fez com que todos participassem da mesma maneira sendo diferentes e sem que nenhum deles obtivessem vantagem sobre o outro, essa ideia foi de colocar no nariz do cachorro um grampeador de roupas para que o mesmo não sentisse cheiro de nada.

Ao trabalhar com esse conto, é possível observar que a criança deve estar inserida num contexto onde ela terá a possibilidade de reconhecer a moral histórica do que esta lendo e ouvindo assim terá também uma curiosidade maior em escrever e ler.

Kaercher (s.a, p.08)

Assim, o texto escrito, que é o modo privilegiado de expressão literária, passa a ser a grande estrela. Logo podemos explorar mais as narrativas; promover contações de história para as crianças, com as crianças, das crianças. Usar recursos diversificados e técnicas empolgantes, também pode ser precioso.

Esse contexto não deve somente estar ligado a literatura em si, mas em fatos ocorrentes no dia-a-dia da criança para que então ela possa identificar como o que ela aprende influencia de maneira positiva em seu contexto vivencial.

Observa-se também que o conto pode por si só oferecer uma dinâmica ao expor a história bem como um entendimento considerado bom para a faixa etária que iria ler história, pois não é possível imaginar que um texto com uma linguagem rebuscada iria chamar a atenção de um aluno que normalmente esta começando sua vida escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com