TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura infantil, o lúdico, a estimulação, a fantasia, e toda a magia que envolve o mundo da criança

Por:   •  24/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

literatura infantil, o lúdico, a estimulação, a fantasia, e toda a magia que envolve o mundo da criança.

Para o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizei um livro, que meu filho gosta muito, um dos preferidos dele.

O livro infantil: “E o dente ainda doía”, escrito por Ana Terra, é um livro muito colorido, ilustrado pela própria autora, para isso ela utilizou materiais que temos disponíveis em nosso, dia-a-dia como tesoura, cola, papel de diversas texturas, retalhos de tecidos, e muita criatividade.

A autora brinca com os números e com o ritmo de lengalenga, ela aborda assuntos como amizade, solidariedade, animais, ética e cidadania.

Ela conta a história de um jacaré com dor de dente, que por sua vez, conta com as sugestões de diversos animais, para que seu incomodo seja sanado, depois de ter tentado de tudo, finalmente o dente caiu, dando fim ao sofrimento do pobre jacaré.

A literatura infantil é um recurso metodológico importante no auxílio á prática pedagógica, desempenha importância fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças, pois desenvolve o raciocínio e a sensibilidade, o professor deve ser o mediador deste processo, trazendo diferentes textos e gêneros textuais, proporcionando ás crianças momentos de fantasias e descobertas, porém, esse momento do faz de conta, a hora de se ouvir uma história não deve ser vista apenas como um fazer pedagógico, é muito mais que isso, é um meio a ser explorado pelo educador em benefício do desenvolvimento de seu aluno, as histórias devem ocasionar nas crianças momentos de prazer, novas sensações, novas descobertas, novos valores.

È através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, as crianças experimentam a escrita, por si, observando o mundo a sua volta, o aprendizado da linguagem também faz parte do mesmo processo de compreensão dos símbolos, as palavras representam todas as coisas do mundo real, e podem servir para traduzir o mundo imaginário.

A literatura infantil pode influenciar na formação da criança, que passa a conhecer o mundo em que vive e a compreendê-lo, devem estar em constante contato com o mundo das letras, só o convívio com a leitura é que fará que se crie gosto pela mesma.

Como afirma Cagneti (1996, p.23), “a literatura infantil é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo.

Não só as instituições de ensino, mas também a família devem desenvolver o hábito da leitura na criança desde cedo, deve ser considerada uma das principais atividades para o desenvolvimento do vocabulário.

Para que a interação professor e aluno aconteçam, o educador deve ter sensibilidade e empatia com o público, deve dar liberdade para que o mesmo escolha a história que quer ouvir, mas esse “ouvir” também deve ser pensado, deve-se ter o cuidado de adequar os livros as diferentes faixas etárias, considerando os estágios de desenvolvimento de cada criança, por outro lado não deixar de ofertar a criança o acesso a diversos tipos de literatura infantis para o crescimento crítico, reflexivo e emotivo das mesmas.

O ato de contar histórias amplia as possibilidades de comunicação e expressão da criança, facilita a interação entre o grupo, desperta o gosto pela leitura e desenvolve a sua capacidade de fantasiar e imaginar.

Segundo Bruno Bettelheim, “A criança, enquanto se desenvolve, deve aprender, passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com