TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTADOR EDUCACIONAL

Por:   •  11/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

NATHÁLIA BRAZ PEREIRA PEIXOTO

NÚBIA DE OLIVEIRA ARAÚJO

RENATA DANIELE DOS ANJOS GAMA

Trabalho apresentado à professora Jane, da disciplina Educação Profissional: Teoria e Prática, do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, Campus West Shopping, como requisito parcial para obtenção de nota para AV1.

Rio de Janeiro

2015

1- Qual a relação entre trabalho e educação?

Trabalho nada mais é do que atividades realizadas por sujeitos para a sua própria sobrevivência. A relação entre o trabalho e a educação é que nos dias de hoje só é valorizado no mercado aqueleque está qualificado para exercer determinada função.Tradicionalmente tal relação esta expressa em duas correntes: A que o aprendizado se dá no ambiente escolar, presente na prática do trabalho cotidiano, e a outra que se vê a escola como o único lugar de formação profissional que garante alguma ascensão social.

2-O que significa os termos:

a)“Trabalho como princípio educativo”.

Siginifica a relação ente trabalho e a educação, no qual se afirma o caráter formativo do desenvolvimento de potencialidades e desenvolvimento humano. O materialismo em que se parte do trabalho como produtor dos meios da vida.

b)“Educação dualista”.

Constitui-se na organização educacional de ensino profissional, destinada para classes subalternas, e outro tipo de escola de caráter acadêmico que prepara as pessoas para formar a elite dominante.

3-Qual a relação entre educação e trabalho no modo de produção capitalista?

A relação entre educação e trrabalho no capitalismo trata-se das dificuldades de sobrevivência que trabalhadores encontram, onde a sociedade prioriza o sistema econômico e a propriedade privada. O trabalho desempenha o papel de mercadoria adquirida por meio da remuneração estabelecida em contratos e regulada. Constitui na separação absoluta entre assalariados e patrões, ou seja, o trabalhador fica livre para vender sua força de trabalho, mas também é desvinculado dos seus meios de existência.

4-Escreva sobre a (s) contradição (ões) do processo escolar.

A contradição entres as classes marca a questão educacional e o papel da escola; a da elite destinada a formação intelectual e a escola para massa se limitam à escolaridade básica ou, quando progridem, restritas a determinadas habilitações profissionais, na sociedade moderna o saber é a força produtiva, é o meio de produção.

5-Qual a relação entre educação e as novas tecnologias?

Que é preciso elevar o patamar de qualificação geral, com as novas tecnologias, foi preciso ter mais estudo qualificação, pessoas capacitadas com isso foi aumentando as exigências da escolaridade e cursos profissionalizantes. Pode-se afirmar que o trabalho foi e continuará sendo  o princípio educativo do sistema de ensino em seu conjunto. Determinou o seu surgimento sobre a base da escola primária, o seu desenvolvimento e diversificação e tende a determinar a sua unificação.

6-Há uma divisão entre trabalho intelectual e trabalho manual. Escreva sobre isso.

Trabalho manual é onde utilizamos as mãos não requer estudo, e o trabalho intelectual é onde precisa usar o cérebro, a sabedoria. Mas um está ligada ao outro, o trabalho manual hoje em dia está sendo substituído por máquinas; sendo assim o trabalho intelectual está sendo mais valorizado, tendo toda a assistência necessária para desenvolver um trabalho melhor.

7-O que determinou a modificação do conceito de trabalho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com