TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da música na educação infantil

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 10

O papel da música na educação infantil

Autor (Schana Palmeira)

Prof. Orientador Mazane Veloso

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (ped 0703) – Estágio Disciplinas Pedagógicas

20/06/2014

RESUMO

A música se encontra presente na vida dos seres humanos á milhares de anos mostrando ter muita importância principalmente na vida das crianças. A partir disso este trabalho discute a importância da música como recurso pedagógico na educação infantil e teve como foco mostrar os aspectos favoráveis que a música tem se usada em sala de aula, procurou-se verificar como o professor utiliza a música na sua prática. Este trabalho é consequência da observação do estágio e também contém alguns exemplos e concepções que podem ser utilizadas pelos professores de educação infantil. O estudo e a observação mostrou que a música é usada de maneira mecânica e simplória no contexto escolar.

Palavras-chave: Música. Educação infantil. Recurso pedagógico.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho feito a partir da área de concentração metodologias de ensino, foca no papel da música nas turmas de educação infantil. A proposta foi feita reconhecendo a cultura, os ritmos e brincadeiras do nosso país. Os principais objetivos propostos foram mostrar a forma com que o professor e a escola utilizam a música na vida do educando, perceber a importância da música como recurso pedagógico, apontar de que maneira a musica pode ser trabalhada em sala de aula.

A observação foi realizada na Creche Escola Aquarela, onde possui boas instalações e atua com turmas de educação infantil e ensino fundamental 1, além da creche. As professoras tem uma boa relação com os alunos e procuram obter sucesso no processo de aprendizagem apesar das pequenas dificuldades.

O trabalho está divido em: área de concentração aonde vem destacando sobre a música e a educação infantil, em seguida aborda-se as concepções do RCNEI e a música na escola e por fim fazendo a música em sala de aula onde destaca varias formas de como o professor pode usar a música em sala de aula, logo após no tópico 3 relata-se as vivências do estágio por ultimo as impressões obtidas no estágio.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

Esse artigo consiste na área de concentração metodologias de ensino, dando ênfase para o uso da musica na educação infantil como recurso pedagógico.

Com isso justifica-se a minha escolha pela grande importância que a música tem na vida do ser humano. Tem como objetivos mostrar que a musica possui influência na vida do educando, que tendo recursos e materiais a aula pode ser muito mais prazerosa e interessante, mostrar de maneira a musica pode ser trabalhada em sala de aula e principalmente que a música é um poderoso recurso pedagógico.

2.2 A música e a educação infantil

A música acompanha a milhares de anos a história da humanidade em várias culturas, é indiscutível a sua presença e a sua importância na sociedade, mas na área da educação o seu valor é pouco reconhecido como recurso pedagógico.

O trabalho com a música desenvolve as habilidades físicas, mentais sociais, verbais e emocionais na criança, além de desenvolver a integração dos educandos. A educação infantil é o período em que a criança está em pleno desenvolvimento, com isso é muito mais fácil de desenvolver a musicalização e a musicalidade.

Teca Brito no seu livro a importância da musica na educação infantil pontua que para iniciar o trabalho com essa linguagem é necessário destacar a importância da música e do silencio na vida dos pequeninos. É importante levar até a criança o que já é do seu conhecimento devido à criança por natureza já gostar de algumas músicas e estarem presente nas variadas atividades realizadas pela criança como as brincadeiras, cantigas de ninar e etc.

O professor deve ter sensibilidade de perceber como e de que forma a música pode ajudar em sala de aula sendo necessário buscar informações para se inteirar do assunto e assim trabalhar com atividades lúdicas, e musicais fazendo a integração com os conteúdos a serem dados e com isso ajudar no desenvolvimento dos seus alunos.

2.3 Música na escola de acordo com o RCNEI

O RCNEI ressalta que a música em muitos casos é usada nas escolas apenas na hora do lanche, da chegada, da saída, em algumas datas comemorativas e na memorização dos números, letras e cores de forma mecânica, não que isso seja ruim, pois as crianças gostam de cantar essas musiquinhas, mas, é preciso ir além o ideal seria explorar mais esse recurso.

A maioria das instituições de ensino encontram muitas dificuldades para inserir a linguagem musical no cotidiano escolar, as escolas não elaboram atividades voltadas à criação musical elas tratam a música como produto pronto.

O RCNEI enfoca que a música é uma linguagem, uma forma de conhecimento e se encontra presente no nosso cotidiano de maneira intensa através de tv, rádio, celular, brincadeira, ou por intermédio da família e do professor.

Para o RCNEI a linguagem musical apresenta características próprias e se estrutura da seguinte maneira:

  • Produção- que tem como produtos interpretar, compor e improvisar.
  • Apreciação- que busca desenvolver a capacidade de observar, conhecer e analisar através da escuta.
  • Reflexão- que se refere a organizar e criar produtos musicais.

Os conteúdos que o professor deve repassar devem ser trabalhados de forma lúdica e ele deve assumir uma postura afetiva, falar, brincar, cantar com os alunos, fazer com que eles consigam ouvir os sons do seu entorno.

É importante ensinar as crianças a ter respeito e cuidado com os materiais utilizados. O educador tem vários recursos a serem utilizados no ensino musical em sala de aula no próximo tópico trago alguns exemplos.

2.4 Fazendo música em sala de aula

De acordo com Teca Brito “o fazer musical acontece quando há interação entre a música e o ser”.

A música pode e deve ser trabalhada não só em sala de aula como em todo contexto escolar através de:

          - Criação e utilização de instrumentos musicais

      Levando em consideração o aspecto cultural da criança o professor deve valorizar os instrumentos locais dessa cultura. Alguns instrumentos como pequenos idiofones que produzem sons a partir de movimentos, e tambores podem ser utilizados pelos pequenos claro que com supervisão do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com