TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O professor é de extrema importancia

Por:   •  22/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO

DO RIO GRANDE DO SUL– UNIJUÍ

DHE – DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS EXERCICIOS FÍSICOS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS?

SANTA ROSA– RS

2018

RESUMO

A população idosa vem aumentando com o passar dos anos, e com ela vem melhorias na questão cientifica e tecnológica, auxiliando na melhoria e qualidade de vida dos indivíduos, sendo assim é importante à realização de estudos relacionados ao processo de envelhecimento humano. Partindo dessa preermissa o estudo tem como objetivo descrever a qualidade de vida de idosos que praticam exercícios físicos em grupos de terceira idade. Este estudo terá uma abordagem quantitativa, com objetivo descritivo, e o procedimento adotado será um estudo experimental, será composta por idosos igual ou acima de 60 anos, que estejam frequentando o grupo da terceira idade. A pesquisa será elaborada em um dos encontros do grupo. Serãoá aplicados um questionário para avaliar a qualidade de vida e os benefícios para a saúde de idosos que praticam exercícios físicos. WHOQOL-bref, instrumento específico para avaliar a qualidade de vida. Sendo assim os dados adquiridos serão analisados para fim de compreender a real situação dos idosos deste estudo.

Palavras-chave: Qualidade de vida.Exercícios físicos. Idosos

1. INTRODUÇÃO

O idoso é visto pela sociedade como um ser improdutivo incapaz de gerar algum benefício econômico, gerando a mesma um problema social, a velhice é considerada uma fase onde o idoso passa por um processo de preconceitos e dependência, dificultando os mesmos a se inserirem ao meio social. Podem encontrar várias formas de inserção na sociedade, uma delas seriam os grupos de terceira idade, onde ele pode encontrar pessoas em situação semelhante, espaços como esses auxiliam a fortalecer o papel social do idoso.

A vida saudável de idosos é um grande desafio em suas existências, pois a maioria se limita em levar uma melhor qualidade de vida. Benedetti, Petroski, Gonçalves (2003, p.3) “Por isto, a proposta é incluir na rotina dos idosos da instituição asilar a prática sistemática de exercícios físicos, como forma de contribuir na sua imagem corporal e na sua autoestima. Os exercícios físicos são fatores de restauração da saúde que proporcionam maior equilíbrio nesta etapa da vida”.

O presente trabalho tem como objetivo de descrever a qualidade de vida de idosos praticantes de exercícios físicos.

1.2 Problema

Quais os benefícios dos exercícios físicos na qualidade de vida dos idosos?

1.3 Objetivo geral

Descrever a qualidade de vida de idosos que praticam exercícios físicos em grupos de terceira idade.

1.4 Objetivos específicos

- Verificar os hábitos dos idosos em relação à saúde e qualidade de vida;

- Avaliar os efeitos da práatica de exercícios físicos.

1.5 Justificativa

Através desse estudo buscarei relatar sobre os benefícios da prática de exercícios físicos em pessoas idosas e demostrar a importância dos EF na qualidade de vida desses indivíduos. Estudos apontam que a margem de idosos tende aumentar futuramente, reduzindo o índice de mortalidade e sim aumentando o grau de longevidade, nesse aspecto projetos já vem comprovando que a prática de exercícios físicos vem auxiliando para uma boa qualidade de vida, idosos vivendo com mais disposição e menos doenças crônicas, sendo assim esse estudo vem relatar a importância da prática de exercícios físicos em grupos de terceira idade e a importância de poder conviver com outros indivíduos da mesma idade.

2.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Benefícios para a saúde em idosos que praticam exercícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com