TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA



        

PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – 3º PERÍODO

“OLHARES  E  LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS”

HAROLDO JOSE DA SILVA             C70EJI3

São Paulo - SP

2017

        

        MUSEU AFRO-BRASIL

“Um povo que não tem raízes acaba se perdendo no meio da multidão. São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação”. Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade.

Pedroso (1999)

INTRODUÇÃO

        

        Este  trabalho é resultado de uma visita ao Museu Afro Brasil, afim de analisar as possibilidades de se trabalhar a arte, de forma interdisciplinar, no Ensino Fundamental, especificamente com alunos do 1º ao 5º ano, segundo á PCN.

        Museus, Centros Culturais, deveriam estar de portas abertas em parceria com as instituições de ensino, pois também, são espaços para a educação da arte, que assim contribuem de forma enriquecedora para o contato e a apreciação de diversos padrões artisticos.

        Segundo a opinião de Ana Mae Barbosa, professora da Escola de Comunicações e arte da USP: ”Não é possível conhecer um, país sem compreender sua arte”, completa afirmando que a arte na escola saiu de uma mera atividade nos últimos 20 anos e tornou-se uma área do conhecimento, que trás o desenvolvimento da percepção, da criatividade para que o desenvolvimento da inteligência seja reconhecido.  

JUSTIFICATIVA

        Parada obrigatória para explicar a importância do negro na formação da sociedade brasileira e um ótimo ponto de partida para desenvolver projetos ligados à história africana e afro-brasileira

        O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil.

        É uma das preciosidades do Parque do Ibirapuera. Um mergulho neste impressionante acervo de pinturas, fotografias e vestimentas permite vislumbrar as influências que a cultura africana teve, e ainda tem, na formação do país.

Visão. Ser instituição de referência em ação museal, unindo História, Memória, Arte e Contemporaneidade voltadas, prioritariamente, à cultura brasileira, africana e afro-brasileira.

Valores

  • ÉTICA em todas as dimensões e ações institucionais.
  • TRANSPARÊNCIA na gestão dos recursos e do patrimônio sob sua responsabilidade.
  • COMPROMISSO com a dimensão social do Museu.

RESPEITO nas relações interpessoais, profissionais e institucionais.

PROBLEMA:

        

        Promover o reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro, africano e afro-brasileiro e sua presença na cultura nacional.

        Explorar o sonoro e o visual ao visitar o Museu Afro Brasil, observar que no local não há só objetos de tortura de escravos - como imagina o senso comum. Observar peças ligadas mais à sonoridade do que à escrita - marco da cultura africana. Durante o passeio, entender o conteúdo por meio do colorido das peças de artistas que se inspiraram na riqueza do traçado africano em diversas épocas. De acordo com o planejamento, também é possível fazer oficinas que explicam a relação entre literatura e história com base em textos de autores negros.

OBJETIVOS

Aos poucos, os museus brasileiros estão se tornando espaços educativos onde é possível aprender História não só pela ótica dos colonizadores, que normalmente a escrevem, mas também das pessoas comuns. E o Museu Afro Brasil é um ótimo exemplo.

HISTÓRIA DO MUSEU

[pic 1]

        Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do Diretor Curador Emanoel Araujo, o Museu Afro Brasil construiu, ao longo de 10 anos, uma trajetória de contribuições decisivas para a valorização do universo cultural brasileiro ao revelar a inventividade e ousadia de artistas brasileiros e internacionais, desde o século XVIII até a contemporaneidade.

Araujo já tentara frustradamente viabilizar a criação de uma instituição voltada ao estudo das contribuições africanas à cultura nacional quando, em 2004, apresentou uma proposta museológica à então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Encampada a idéia pelo poder público municipal, iniciou-se o projeto de implementação do Museu. Foram utilizados recursos advindos da Petrobrás e do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

Desde 2009, o Museu Afro Brasil, é uma instituição pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, é subordinado ao Governo do Estado de São Paulo.

DESENVOLVIMENTO

        O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura, A  visita foi realizada no dia 22 de Abril de 2017 por volta das 15:30 horas.

        Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (301.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com