TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OLHARES E LEITURA CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS

Por:   •  1/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUDO DE CIÊNCIAS HUMANA- ICH CURSO DE PEDAGOGIA

APS-ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TATUAPÉ-SP

2020

BRUNNA AMARAL BENEDITO FERNANDES RA:T7552I3

ELOIZA QUEIROZ DA SILVA RA:N53711-6

ÉRICA LOPES DE BARROS RA:F03DDA-3

KARINA MENDES DA SILVA RIBEIRO RA:D9671E-4

KARINI RODRIGUES MIRANDA RA:F082DJ-4

SAMIRA MENDES JUNGLES DO CARMO RA:F11AAC-2

THAYNARA DE OLIVEIRA GUIMARO RA:N39302-5

“OLHARES E LEITURA CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS”

Leonardo Da Vinci: 500 anos de um gênio

Atividades Práticas supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 2°/3° semestre, do curso de Pedagogia da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

TATUAPÉ-SP

2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................4
  2. DESENVOLVIMENTO..................................................................5
  3. CONCLUSÃO...............................................................................7
  4. REFERÊNCIAS ...........................................................................8
  5. ANEXOS.......................................................................................9

INTRODUÇÃO

Leonardo da Vinci (1452-1519) nasceu na pequena aldeia de Vinci, perto de Florença, Itália, no dia 15 de abril de 1452. Filho do tabelião Pierro e da jovem Catarina, ainda menino, já desenhava e pintava.

A exposição Leonardo da Vinci 500 anos de um gênio é de suma importância e proporciona um rico conhecimento acadêmico cultural, essa exposição permite que os visitantes interajam com as obras e fornece explicações detalhadas pelo aplicativo de áudio fornecido pelo museu.

Uma experiência inédita jamais vista no Brasil a exposição sobre Leonardo da Vinci, se encontra no MIS (Museu da Imagem e do Som), que teve a contribuição de diversos patrocinadores, possibilitando ao público conhecer sobre a vida e a obra desse grande gênio.

Essa exposição traz diversas réplicas do artista, como por exemplo Martinetto o Crick ,conhecido hoje em dia como macaco utilizado na suspensão de carro, traz esboços feito por ele, afim de compreender melhor como funciona o corpo humano, algo que impressionou bastante é a forma que ele retratava os quadros como se fosse uma fotografia se atentando com os mínimos detalhes e fazendo jogo de cores com sombras e focos de luz.  

Durante a visita ao museu, aprendemos que Da Vinci não apenas pintava quadros como acreditávamos, mas também foi um dos primeiros cientistas a pesquisar sobre os segredos do corpo humano, ele criou centenas de projetos de hidráulica, mecânica e fez projetos de engenharia e se aventurou também  em projetos de aviação, Da Vinci era um polímata pois o mesmo desenvolveu diversas habilidades.

Nosso trabalho consiste em visitar a exposição, apreciar as suas obras, ter uma proximidade maior com o artista, conhecer o espaço que foi inaugurado recentemente (MIS Experience), levando em consideração o olhar de cada integrante do grupo ao qual será exposto no desenvolvimento deste trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO

A visita ao museu MIS Experience foi realizada no dia vinte e dois de fevereiro no ano de 2020, infelizmente nem todas as integrantes do grupo puderam comparecer no horário e dia estipulado devido a um equívoco na compra dos ingressos, o local marcado para o encontro foi na estação Barra Funda do Metrô, nessa data 3 integrantes do grupo foram as 14:00hs e outra duas as 18:00hs como consta nos ingressos e uma terceira componente teve disponibilidade de ir ao museu somente no outro dia.

Após conversarmos sobre a visita realizada o grupo concordou que o espaço é bastante amplo, bem dividido, porém devido à grande quantidade de visitantes a movimentação no local acaba sendo prejudicada, algo que poderia ter sido mais organizado, já a iluminação projetada sobre as obras ao nosso ver favoreceu a técnica de Leonardo no que diz respeito ao jogo de cores. Ficamos impressionadas com as inúmeras obras, e os telões que foram colocados em um espaço amplo onde as pessoas podiam ficar à vontade, havia pessoas sentadas, outras deitadas, ou seja, o visitante escolhe a melhor forma de apreciar as projeções, o que tornou o ambiente mais aconchegante.

As obras estão expostas da seguinte forma: na primeira parte diários desenhados e réplicas de máquinas inventados pelo artista, na segunda parte telões mostravam suas obras detalhadamente até mesmo os esboços e na terceira parte a revelação dos mistérios e questionamentos em torno da obra Monalisa.

Foram expostas aproximadamente 58 obras, que ao nosso ver é uma boa quantidade para uma exposição, o grupo analisou que os quadros da Monalisa deveriam ter tido uma posição de destaque, e que o espaço escolhido não foi o mais apropriado, consideramos que ficou em um local muito escondido, o que pode ter sido feito propositalmente, colocado em um ponto estratégico por se tratar de  um quadro muito conhecido e enigmático

É normal que com o passar do tempo um quadro pintado a muitos anos se modifique  mudando a cor, os detalhes e até mesmo a textura, não foi diferente com o quadro da Monalisa que passou por algumas restaurações, alguns historiadores atribuem supostamente o fato da Monalisa não ter sobrancelhas, justamente por causa de um solvente utilizado durante uma restauração.

No espaço onde foi exposto a obra Monalisa, existem algumas versões do quadro, com diferentes técnicas de restauração, outras foram projetadas através de uma câmera multiespectral, essa versão foi produzida por Pascal do Louvre, um grande artista. Mas dentre essas versões concentramos nossa atenção a 4 quadros diferentes do rosto de Monalisa: Porque 4 Monalisa? Essa foi a pergunta desafiadora lançada para incrementar ainda mais a nossa pesquisa,  afim de desvendar esse mistério, parte do grupo se reuniu na casa de uma das integrantes e outra parte auxiliou através de chamada de vídeo, após discussão o grupo chegou ao concesso que os quadros possuem tonalidades diferentes, logo foram utilizadas técnicas diferentes de pintura, e os rostos projetados nos quadros eram diferentes um do outro, isso porque foram feitas sobreposições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (324.2 Kb)   docx (242.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com