TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO”

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

elcieni do vale padilha, ironilce de araújo coutinho, marcilene luz da silva, queiliene teles sobrinho dias, valdenízia araújo de moraes.

BRINCAR E FAZER ARTE PARA APRENDER COM PRAZER

“ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO”

[pic 3]

Colinas do Tocantins-To, Novembro  de 2014

ELCIENI DO VALE PADILHA, IRONILCE DE ARAÚJO COUTINHO, MARCILENE LUZ DA SILVA, QUEILIENE TELES SOBRINHO DIAS, VALDENÍZIA ARAÚJO DE MORAES.

BRINCAR E FAZER ARTE PARA APRENDER COM PRAZER

“ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO”

Trabalho apresentado ao 3º periodo do  Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do Organização e Didática na Educação Infantil, Arte, Educação e Música, Ludicidade e Educação, Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens,Seminário Interdisciplinar IV Profesores(as): Edilaine Vagula, Laura Célia Sant'ana Cabral Cava, Marizete Cristina Bonafini Steinle, Rosely Cardoso Montagnini, Cyntia Simioni França.

[pic 4]

Colinas do Tocantins-To, Novembro de 2014

INTRODUÇÃO

             O presente trabalho visa propiciar um encontro com as atividades de artes plásticas e de organização do espaço e conhecer melhor as obras de Gustavo Rosa e discorrer o assunto de forma á trasforma-los em práticas constates e de forma inovadora de conhecimento para o professores e de aprendizado para os educandos.

Para trabalhar todas as disciplinas as atividades diversificadas e uma ótima pedida, pois a educação vem sofrendo grandes transformações. Transformações essas positivas para nós futuras pedagogas o que se ver falar e sobre reformulação do modo de se ensinar, saindo do tradicionalismo e partido para o construtivismo, maneiras mais criativas de ensinar, fazendo com que os alunos aprendam com prazer organizando seu próprio espaço de maneira criativa.

    Os espaços tem que ser bem prazeroso, aconchegante e acolhedor, lugar que faça com que as crianças se sintam bem para aprender através da sua própria construção e de sua organização.

     As aulas ao ar livre, na casa dos alunos, no pátio da própria escola, passeios em outras áreas urbanas, rurais e ate mesmo na própria sala de aula sofrendo alterações do modo de organização diariamente para não cair na rotina, ,enfim os espaços vem de acordo a necessidade da aula que se planeja,tem que ser bem eclética e ter a imaginação bem florida pois  isso e o ponto de partida para se trabalhar em sala de aula de educação infantil e em qualquer faixa etária também e uma maneira bem eficaz para alcançar um bom aprendizado.

           A proposta de organização do espaço só vem contribuir no desenvolvimento dos educados, ou seja, valorizar o lúdico que existe dentro de cada um. 

          A arte é uma atividade voluntária e consciente, onde torna a criança um ser consciente e inteiramente feliz é ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, através da arte a criança representa seu pensamento, desenvolvendo suas potencialidades.

DESENVOLVIMENTO

Ao reunirmos para analisar nossas pesquisas foram citados vários autores de obras tridimensionais, porém focamos o nosso trabalho de grupo no artista plástico Gustavo Rosa ele nasceu em São Paulo no dia 20 de dezembro de 1946. O artista brinca que antes mesmo de falar aprendeu a desenhar. Autodidata, sempre gostou muito do desenho e através dessa paixão foi em busca de conhecimento artístico. Ele largou sua carreira de Publicitário, para a Arte e Pintura. Estudou arte com o norte americano Amer RudyPozzati. Lançou uma grife com seu nome, em New York, Estados Unidos.Gustavo Rosa, ganhou fama por sua pintura Colorida, Viva e com desenhos do cotidiano, desenhos exatos de pessoas, pássaros,animais. Ele se destacou por sua originalidade.

Suas obras nos chamou atenção pela rusticidade mais ao mesmo tempo bela beleza e simplicidade de cada peça a qual analisamos. A obra que escolhemos relata uma passagem bonita da vida do autor, onde ele desenhou um bichinho de estimação (gato).

OBRA DO ARTISTA    

OBRA EM PROCESSO, SEMI PRONTA.      

OBRA PRONTA (ATRAVÉS                                   DA RELEITURA

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

 

       Pedimos para uma criança produzir essa obra para que pudéssemos ver na pratica como seria tal processo de ensino, e o resultado foi ótimo, pois pudemos ver que e a ideia e boa para trabalhar em sala de aula, o critério de escolha da criança partiu de uma das integrantes do grupo, com o pensamento de futuras pedagogas pensamos que seria bom testar com uma criança realmente, para ver claramente e também como teste da nossa pratica futura, acatamos assim a ideia da colega e o resultado foi muito bom, apresentamos a imagem no computador, porém antes realizamos todas juntas uma introdução da vida do autor e mostramos sua biografia e também todas suas outras obras, e por incrível que pareça a criança escolhida também gostou da obra que nos tínhamos escolhido, e em seguida foi só deixar ela soltar sua imaginação .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (54.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com