TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL II

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

ANTONIA MARIA CAETANO

GIZELMA LISBOA ALVES

KEITTY BARBOSA PASSOS RESENDE

KHEITTY RHAYANA TEIXEIRA CAMPOS CASSIANO

MARIA BENEDITA DA SILVA

MARIA IZABEL GARCIA

SÔNIA RAQUEL VENÉRIO GONÇALVES

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

LONDRINA - PR

2017

[pic 3]

[pic 4]

ANTONIA MARIA CAETANO

GIZELMA LISBOA ALVES

KEITTY BARBOSA PASSOS RESENDE

KHEITTY RHAYANA TEIXEIRA CAMPOS CASSIANO

MARIA BENEDITA DA SILVA

MARIA IZABEL GARCIA

SÔNIA RAQUEL VENÉRIO GONÇALVES

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL II

Trabalho de Seminário Interdisciplinar; apresentado à Universidade Norte do Paraná UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Alfabetização e Letramento; Literatura Infanto-Juvenil; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil; Seminário Interdisciplinar V.

Orientadores: Professores Adriana Haruyoshi Biason, Alessandra Negrini Dalla Barba, Diego Fogaça Carvalho, Edilaine Vagula, Mari Clair Moro, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Natália Gomes dos Santos e Tatiane Mota Santos Jardim.

LONDRINA – PR

2017

INTRODUÇÃO: 

Na Primeira parte deste trabalho descrevemos sobre a importância de respeitar as Diretrizes Pedagógicas, reforçando que a criança deve ter garantido seu direito de desenvolvimento e a reconhecendo, como um ser inteiro, são características que o professor deve cultivar de maneira ética, respeitando os demais profissionais, os alunos e as famílias.

A importância na elaboração de um bom planejamento das aulas, estabelecer as metas de trabalhos, acompanhando e avaliando o desempenho de cada aluno e, respeitando sempre o Plano Pedagógico Escolar e relacionar o ato de educar e ensinar de maneira responsável.  

E na Segunda parte descrevemos algumas propostas de aula, que acontecerá a partir da contagem da História de Chapeuzinho Vermelho, os contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.

Na realização das atividades é importante apresentar e explorar esse tipo de ferramenta que envolve e ajuda a criança a compreender e se interessar pelos exercícios ou problemas que será trabalhado em sala de aula.

Dentro dessas atividades buscamos inserir a matemática e seus processos objetivos, para iniciar o conhecimento da matemática na Educação Infantil, levando o aluno a desenvolver os seus Processos mentais básicos na aprendizagem: que é o raciocínio lógico matemático e o desenvolvimento sensorial e assim reconheçam as semelhanças e diferenças desenvolvendo suas percepções.

2. DESENVOLVIMENTO: 

Parte 1- “A visão de criança: o sujeito do processo de educação”

É preciso fazer com que as crianças sintam-se pertencentes ao ‘espaço escolar’, o modo como é feita essa organização, será refletida sobre como pensam as crianças e assim partirmos do referencial de criança, criativa e criadora que se sente capaz de expressar de diferentes maneiras para que assim acontecer seu desenvolvimento integral.

Esse modo como se organiza a instituição infantil é muito revelador, pois o espaço e o modo como está organizado é o resultado de ideias e opções, dos saberes dos profissionais que nesta atuam; a decoração, a organização do mobiliário  e dos materiais é outro fator que precisa ser refletido, tornando um ambiente atrativo para aprendizagem dessas crianças.

 Destacamos também a importância de ter um lugar para livros, que é de suma importância para que desde o princípio seja desenvolvida a pratica da leitura, os brinquedos e material de artes, nesse espaço precisa ser organizado de modo a contemplar as diferentes dimensões humanas: o lúdico, artístico, afetivo, cognitivo.

 Estimulando nossos alunos a se expressarem nas múltiplas linguagens e o espaço de serviço voltado para a educação infantil deve traduzir a cultura da infância, à imagem das crianças e adultos que a organizam; é uma mensagem do projeto educativo concebido para as crianças.

 É necessário conhecer e respeitar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, esta nelas contidas as finalidades essenciais para melhor desenvolvimento de todas as faixas etárias e um professor comprometido com o desenvolvimento e aprendizagem procura praticar com zelo sem desrespeitar o Currículo Pedagógico.

Na Lei nº 9. 394/96 e artigo 22, apresentando as finalidades da educação infantil, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania fornecendo os meios para progredir tanto para o trabalho quanto a continuidade dos estudos posteriores.

No artigo 29, nos trás a importância do Desenvolvimento Integral da criança de forma compartilhada com a participação da família, dimensionando as finalidades e considerando a forma como a criança vive, para construção do conhecimento elas vivenciam no mundo e assim constroem o conhecimento, expressam-se, interagem e manifestam desejos e curiosidades de modo bastante peculiares. A criança é o centro do planejamento curricular, sujeito histórico e de direitos, se desenvolvem nas interações, relações e prática cotidianas a ela disponibilizadas e por elas estabelecidas com adultos e com as crianças.

Desde o nascimento esta em busca de experiências para o conhecimento do mundo material e social, ampliando gradativamente as curiosidades e inquietações, mediada por orientações, materiais, espaços e tempos que organizam situações por explicações e significados a que tem acesso.

Algumas características da Educação Infantil são marcantes: a marcha, a fala, formação da imaginação, capacidade de fazer de conta e o uso de diferentes linguagens.

Também faz- se o uso da motricidade, a linguagem, o pensamento, a afetividade e a sociabilidade são aspectos integrados que desenvolvem- se a partir das interações, desde o nascimento dependerá da maneira como foi construído o conhecimento ou as possibilidades oferecidas para que ocorra um bom desempenho de tarefas diversificadas junto de adultos e crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (337.8 Kb)   docx (164.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com