TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio na educaçao infantil II

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE UBERABA
LARISSA COELHO DIAS CAMPOS ANDRADE


















RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL PARTE II



















  FRANCA – SP

 2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LARISSA COELHO DIAS CAMPOS ANDRADE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL PARTE II




Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório à Educação Infantil – Parte II, da Etapa V do Curso de Pedagogia a Distancia – EaD.






FRANCA

2015

SUMÁRIO

Introdução...............................................................................02

O espaço da sala de aula ......................................................04

Planejando o exercício da docência.......................................06

Pensando e avaliando o exercício da docência.....................07

Conclusão ..............................................................................07

Referências ............................................................................08

Anexo 1...................................................................................09

Anexo 2...................................................................................11

Anexo 3...................................................................................13

        

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo relatar os acontecimentos do Estágio Curricular em Educação Infantil, realizado na Colégio de educação infantil COC Monteiro Lobato, em Franca.

O objetivo do mesmo é de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa. Foi realizado durante esta etapa do curso as atividades: “O espaço da sala de aula”,” A vivencia da sala de aula na perspectiva dos alunos e professores”, “Planejamento o exercício da docência”, “Pensando e avaliando o exercício da docência”. Através de observações e registros encontram-se descritos neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. 
Dentro deste pressuposto, procurei conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos e teorias.

O ESPAÇO DA SALA DE AULA

O estágio foi realizado no período de 09/03/20135 a 17/04/2013 no Colégio de educação infantil COC Monteiro Lobato na Rua Euzébio Cassiano Costa, 2050, Bairro Jardim do Éden – Franca – SP. Hoje sendo representada pela diretora proprietária Andréa Pimenta, filha da fundadora e visionária Leny Pimenta e tendo como coordenadora responsável a professora Lidia Gregorutti Jordão. Nesta instituição acontece o atendimento aos níveis de ensino de Educação Infantil (01 a 06 anos) e ensino fundamental (1º ao 5º ano).

No dia 09 de março, às 13:00 hs iniciei o estágio, em uma sala de educação infantil (Pré-I), com a professora regente Michelle Alves Benedito. A turma conta com 19 alunos com a faixa etária entre 04 e 05 anos. Comecei então a realizar um estudo do espaço da sala de aula, mas antes de entrar na sala de aula observei que os alunos ao chegarem na escola, já eram direcionados as suas respectivas salas de aula.

Ao chegar à sala os alunos eram bem recebidos e acolhidos pela sua professora e por uma professora auxiliar, que iniciava a sua aula sempre com uma oração e uma “musiquinha” de bom dia que os alunos adoravam. E após a acolhida realizavam algumas atividades de rotina como: chamadinha, quantos somos, leitura dos combinados da turma, calendário, janela do tempo…
O espaço sala de aula é espaçoso e bem organizado, as mesas são de tamanho adequado para a idade das crianças, e dispostas na sala de forma que possibilita a interação entre as crianças. A sala é bastante colorida, com uma decoração atrativa, enfeites confeccionados pela professora, alguns trabalhos expostos que foram feitos pelos alunos. Na sala há alfabeto colorido fixado na parede, há também numerais, vogais, os nomes dos alunos fixados à mesa para auxiliarem eles na aprendizagem do mesmo. A sala possui um quadro branco de pincel atômico, também fixado à parede, e um armário que a professora utiliza para guardar seus materiais e dos alunos.
Os brinquedos pedagógicos ficam na sala de aula dentro de um “baú” em cima do armário, as histórias de avental, fantoches, confeccionados pelas professoras que ficam guardados em caixas no armário usado somente quando a professora faz uso dos mesmos. Tem também os livros de histórias infantis, que também estão guardados no armário, professora sempre reúne seus alunos em rodinha num tapete com almofadas pra ler com eles (ela explicou que seu cantinho de leitura estava sendo confeccionado ainda não estava pronto pra então fazer a exposição dos livros na sala).

Quando é 14:40 hs é a tão esperada hora do recreio. Em fila as crianças se dirigem ao refeitório para lanchar. Algumas levam lanche de casa, outras compram na cantina, porém há uma preocupação quanto a alimentação saudável. Refrigerantes, bolachas recheadas, chocolates, steaks, nuggets, balas e outros alimentos calóricos e sem nutrientes são permitidos apenas nas sextas-feiras, dia conhecido como “dia do pode tudo”, inclusive levar um brinquedo de casa. Orienta-se para que seja um brinquedo que caso estrague não tenha problema, pois a finalidade é a interação entre eles, trabalhando o egoísmo. Depois de comerem, as crianças buscam na sala de aula suas respectivas escovas de dentes, creme dentais e toalhinhas de mão e vão ao banheiro escovarem os dentes. Essas toalhinhas retornam todas sextas-feiras para serem lavadas e retornam nas segundas-feiras e as escovas de dentes são descartadas no fim do primeiro semestre e os alunos levam uma nova ao retornarem as aulas no inicio do segundo semestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com