TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.370 Palavras (18 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Pedagogia

Disciplina: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Tutor Presencial: Mazonete Duarte

Cleane Gomes de Oliveira Andrades - RA 410361

Geane dos Santos Silva - RA 411002

Janete Alves Santos - RA 428962

Karlla Fernandes Santana Silva - RA 7928682688

Solange Andrade Gomes – RA 8345782147

ARAGUAÍNA/TO

17/03/2015

INTRODUÇÃO

Diante do mundo globalizado em que se vive, onde a tecnologia tem um papel fundamental em nossas vidas, atualmente, responde a maioria dos problemas da humanidade. Assim sendo, O Ministério da Educação e suas Secretarias, cumprindo seu papel de indutor de políticas educacionais viu a necessidade de ampliação do ensino fundamental obrigatório para nove anos de duração, com início aos seis anos deidade.

Dessa forma, o Ministério da Educação ampliou o ensino fundamental para nove anos,visando melhorar o processo ensino aprendizagem dos alunos, por entender que com esta idade estão socializados e aptos a enfrentar o primeiro ano do ensino fundamental.

Para que Estados e Municípiosconcretizem as ações desta lei, foi dado um prazo para que todos os sistemas de ensino planejem e estudem as ações. Dessa forma o ensino fundamental denove anos, teve inicio no ano letivo de 2010.

Para nos acadêmicos, elaborar este trabalho foi de fundamental importância, pois,ajudoua entender a teoria das leis que regem a Educação Brasileira, como a implementação do ensino fundamental de nove anos e os cursos de formação superior a partir da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB9394/96).

Assim sendo, este trabalho apresentará relatório de todas as etapas pedidas nesta Atividade de Prática Supervisionada (ATPS), que é um procedimento que norteia o acadêmico a identificar a teoria e aplicar de forma maisaprofundada, conhecendo seus direitos e deveres.

PROPOSTACURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A Proposta Curricular da Educação Infantil tem por finalidade reconhecer a criança enquanto sujeito histórico social e intelectual. Esse fator levou ao desafio de conhecer a Proposta Curricular de uma Escola Pública Municipal, documentos que dá suporte ao trabalho pedagógico do professor, e atende as especificidades da série.

O desafio de elaborar a Proposta Curricularna escola épara dar suporte às práticas educativas, incentivar o respeito e a valorização do ser humano, conhecer as características e particularidades das crianças no bairro. Devendo ser realizados encontros para estudos, discussões com a participação de todos educadores, profissionais de escola, pais, alunos e alguns segmentos da sociedade.

Dessa forma, um dos objetivos da Proposta Curricular de Educação Infantil, é incentivar o professora buscar inovações nas atividades escolares, para que o alunado tenha atuação eficaz e que promova aaprendizagem, para que o mesmo possa contribuir para a construção de sua própria identidades, no sentido de lhes garantir o direito  a uma  infância tranquila.

Para que o aluno de 04 e 05 anos de idade possa adquirir estas tais habilidades, para poder ingressar no ensino fundamental nove anos, o professor deve romper certas resistências, principalmente a produção tecnológica, pois, o alunado estar ligado aos aparelhos tecnológicos. O educador do magistério precisa construir uma ética profissional, inovadora, onde o resgate da credibilidade junto à sociedade seja construído de forma que os pais tenham confiança em deixar os filhos na instituição escolar. E, por fim, aprimorar a sua habilidade de organização e mobilização, para que o processo ensino aprendizagem seja construído da melhor forma junto à comunidade.

De acordo com a pesquisa realizada na escola para a elaboração deste trabalho. Percebeu-se que os educadores daEducação Infantil, nas escolas públicas estaduais e municipais de Araguaína – TO, não tiveram informação sobre as mudanças no ensino fundamental de nove anos, no período estipulado pelo MEC, para que os municípios discutissem sobre o assunto, pois o assunto necessitava de reflexões sobre as mudanças que iriam acontecer, houve orientações sobre a organização das matrículas, mas não sobre o desenvolvimento do trabalho pedagógico com as turmas de 04 e 05 anos que passariam a compor a Educação Infantil.

O ensino fundamental de nove anos é obrigatório, cabe à escola propor um conjunto de ações que permitam aos estudantes um desenvolvimento pessoal, social e intelectual.

Sabe-se que para Ao assumir esse papel, a escola precisa definir a sua intencionalidade, pois segundo Coll e Bolea (1996, p. 35), mesmo que a escola nunca tenha de fato pensando sobre isso e aja de forma improvisada e intuitiva, não deixa de ter uma intenção.

Para implantar o ensino fundamental de nove anos, faz-se necessário um amplo embasamento sobre a legislação educacional. Assim, conforme a Lei Federal nº 9.394, de 1996, – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –, o Ensino Fundamental, no Brasil, tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante:

 I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. (BRASIL, 1996)

Da mesma forma, os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam, como um dos objetivos do ensino fundamental, que os alunos sejam capazes de: utilizar as diferentes linguagens verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. (BRASIL, 1997).

Dessa forma percebe-se que a educação abrange os processos formativos que começa na vida familiar, na convivência do dia a dia, quando adulto no trabalho, nas instituições de ensino, nos movimentos sociais e nas manifestações culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (271.9 Kb)   docx (87 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com