TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA

DO ENSINO FUNDAMENTAL

Para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2009), a criança é entendida como sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2009), a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

Ensino fundamental é o nome dado a uma das etapas da educação básica no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e 14 anos.

A obrigatoriedade da matrícula nessa faixa etária implica a responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.

Regulamentado por meio da Lei de Diretrizes e Bases em 1996, sua origem remonta ao Ensino de Primeiro Grau, os antigos curso primário (com quatro a cinco anos de duração), e do curso ginasial, com quatro anos de duração,

A duração obrigatória do Ensino Fundamental foi ampliada de oito para nove anos pelo Projeto de Lei nº 3.675/04, transformado na Lei Ordinária 11274/2006, passando a abranger a alfabetização. (Fase anterior à 1ª série, com matrícula obrigatória aos seis anos).

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Lei 11.274/06 de 06/02/2006 – Cria o ensino fundamental de 09 anos, com o ingresso da criança de 06 anos no ensino fundamental;

EMENDA Constitucional 59 de 11/11/09 - Muda o Art. 208 da Constituição, tornando obrigatória a educação dos 04 aos 17 anos; Lei 12.796 de 04/04/2013 altera a LDB;

Qual é a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?

A nomenclatura estabelecida pela Resolução CNE/CEB n° 3/2005: Ensino Fundamental - 9 anos de duração - Até 14 anos de idade: Anos iniciais - 1º ao 5º ano - de 6 a 10 anos de idade :Anos finais - 6º ao 9º ano - de 11 a 14 anos de idade .

Portanto, a nomenclatura do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e Anos iniciais que segue até o quinto ano

Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 3/2005 e o Parecer CNE/CEB n° 4/2008, as crianças com até cinco anos de idade no início do ano letivo e as crianças que completarem seis anos após a data de corte devem ser matriculadas na Pré-Escola. O amparo legal está na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, alterada pela Emenda Constitucional nº 53 de 2006.

Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?

Sim, desde que o mesmo esteja qualificado para exercer a função.

No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro anos e destina à alfabetização?

A alfabetização é um processo longo de construção de estruturas de pensamento, de expressão linguística e de incorporação do sistema da língua. Exige, portanto, um ciclo de alfabetização, que se estende do 1º ao 3º ano, dependendo do ritmo de cada criança.

O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o mesmo que o trabalhado no último ano da pré-escola de seis anos?

Não. A Educação Infantil, tem objetivos próprios que devem ser alcançados na perspectiva do desenvolvimento infantil respeitando, cuidando e educando crianças no

tempo singular da primeira infância. No 1º ano do Ensino Fundamental a criança de seis anos, assim como as demais séries precisam de uma proposta curricular que atenda suas características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância.

A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos continuará a mesma do Ensino Fundamental de oito anos?

O Ensino Fundamental ampliado para nove anos de duração é um novo Ensino Fundamental que exige um projeto pedagógico próprio para ser desenvolvido em cada escola, passando por um processo.

A interdisciplinaridade é um elo entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas. Sendo importante, pois, abrangem temáticas e conteúdos permitindo dessa forma recursos inovadores e dinâmicos, onde as aprendizagens são ampliadas.

Segundo BRASIL (1999), a interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados.

A interdisciplinaridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com