TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

                                 [pic 1]

POLO DE CARUARU- PE

PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

ADAILMA CRISTINA OLIVEIRA DA COSTA CAVALCANTI. RA: 431924

GILMARA GERMANA DA SILVA. RA:409896

IZANA SANTOS DA SILVA. RA: 419299

TALITA DE FÁTIMA APARECIDA SILVA. RA: 446433

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO

PROFESSORA: MA. MARIA CLOTILDE

5ª SÉRIE

CARUARU

2015

INDRUDOÇÃO:

A finalidade desta ATPS é observar e pontuar as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de 9 anos.

Elencando a socialização, valores, normas e saberes que assegurem a integração social através do meio em que vivem, de sua cultura e suas necessidades.

A formação continuada dos professores, que antes tradicionais com aulas expositivas e agora como mediadores de conhecimentos, desenvolvendo habilidades e competências em suas fases de desenvolvimento.

Os professores são peças fundamentais na construção dos saberes por quem opera as novas gerações com o intuito de prepará-las e educá-las para serem participativos e ativos no meio social onde vivem.

A ESTRUTURA E FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

A Educação Infantil Brasileira, neste ano de 2015, completou 19 anos que foi instituída como parte da Educação Básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, teve no ano de 2006 uma importante conquista: Foi incluída integralmente no FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

Espera-se, com isso, que os sistemas municipais de ensino possam ampliar e melhorar o atendimento de ensino possa ampliar e melhorar o atendimento em creches e pré-escolas. O que exige uma série de medidas político-pedagógico-administrativas, que demandam estudos, reflexões e articulações entre a teoria e prática, formação de professores, construção e aquisição de espaços, aquisição de materiais, organização de rotinas, elaborações de planejamento, entre outras demandas.

Além disso, as crianças de seis anos de idade passaram a ser incluídas no Ensino Fundamental de nove anos de duração. Com esta ampliação, os sistemas municipais de ensino tiveram que se organizar para estender o atendimento a todas as crianças de seis anos e redimensionar, reestruturar e repensar o Ensino Fundamental, para que seja adequado à faixa etária e para que mais um ano de ensino obrigatório, efetivamente, democratize o ensino, promovendo a inclusão e diminuindo as desigualdades. A efetivação desta lei, por sua vez, é uma oportunidade única de se pensar na escola-espaço, tempo, currículo- não para as crianças de seis anos, mas para as de sete, oito, nove e dez anos de idade. A cada dia, são mais recorrentes os estudos que apontam a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento da criança. Para as crianças em fase de alfabetização, foi criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso e contemplando a participação da União, estados, municípios e instituições de todo país.

Para alcançar esse objetivo, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um orçamento total de R$ 3,3 bilhões para a iniciativa, Até o nosso decorrente ano, 5.421 municípios e todos os estados brasileiros já aderiram ao Pacto, atendendo a um total de 7 milhões de estudantes dos três anos do ciclo de alfabetização, em 108 mil escolas.

Os professores são capacitados com o objetivo de formar educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas as crianças em processo de alfabetização.

Os objetivos da ampliação do ensino fundamental de nove anos de duração são:

*Melhorar as condições de equidade e de qualidade da Educação Básica;

*Estruturar um novo ensino fundamental para que as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade;

*Assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças tenham tempo mais longo para as aprendizagens da alfabetização e do letramento.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO DE NOVE ANOS

O ensino fundamental de nove anos é a ampliação de um ano na obrigatoriedade de ensino que foi acrescentado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que fundamenta legalmente a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração. De acordo com o Ministério da Educação-MEC, o objetivo de ampliar o Ensino Fundamental para nove anos é principalmente, assegurar que todas as crianças tenham mais tempo no convívio escolar com isso maior oportunidade de aprender. O Ensino Fundamental de nove anos define que toda a criança nos primeiros anos de ensino tem direito ao conhecimento de todas as áreas do conhecimento e não somente a escrita, portanto a proposta não é o aumento de conteúdos, mas a qualificação da aprendizagem estabelecida na base nacional. Uma das vantagens é oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período de escolarização obrigatória e também assegurar que o ingresso mais cedo no sistema às crianças prossigam nos estudos alcançando assim mais nível de escolaridade.

E como desvantagens podem destacar que aos seis anos, a criança ainda aprende por meio de brincadeiras, de forma lúdica. A criança deveria entrar para o Sistema do Ensino Fundamental sem que isso fosse levado em conta. Pensando nessas questões fica á dúvida, se essa ideia não vai acabar trazendo prejuízo para a qualidade do ensino.

Pois o problema não está na quantidade de anos, mas na qualidade dos mesmos.

A ORGANIZAÇÃO AUXILIAR DA ESCOLA

Organização Auxiliar da Escola Municipal Jardim da Infância Santos Anjos, o estudo pretende expor a pesquisa realizada sobre a organização auxiliar da Escola Municipal Santos Anjos, Rua E 1, nº24- bairro: Vila Kennedy, Caruaru-PE, sua estrutura, formas de funcionamento e construções para os alunos, professores, orientadores e demais funcionários. A escola que apresentamos é uma escola pública que recebe crianças e adolescentes, a partir de 6 anos de idade funciona com os dois turnos e oferece o ensino de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, trabalhando com projetos adaptados pelo município e com o Pânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (78.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com