TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

TÍTULO: A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Tutora Presencial:

Bethania Borges

ARAGUAÍNA - TO

2015

INTRODUÇÃO

A apresentação deste trabalho, dar-se a entender melhor sobre a estrutura e o funcionamento da Educação e o Ensino Fundamental de nove anos.

É por meio da educação que podemos desenvolver-nos intelectualmente e em outros sentidos. E é por meio do conhecimento que nos envolvemos em meio à sociedade. Hoje, já faz parte da rotina familiar o encaminhamento das crianças às unidades escolares desde os primeiros anos de vida.

Não é de agora que a educação procura alcançar melhorias em sua estrutura. Ainda há muito a ser melhorado.

E é para melhoria que apresentamos nesse trabalho alguns conceitos que consideramos importante sobre a Organização e Metodologia da Educação do Ensino Fundamental.

O aumento de mais um ano no Ensino Fundamental trouxe contradições e dividiu opiniões. As crianças entram mais cedo para a escola e saem mais cedo. A questão é: Será que essas crianças têm maturidade e conseguem absorver o ensino?

Por meio destas questões mostraremos as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos, entre outros temas que abordaremos.

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental de nove anos é um acréscimo de um ano a mais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta é uma norma que foi estabelecida pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), garantindo assim também, o ingresso da criança na escola aos seis anos de idade completos ou a completar até o início do ano letivo.

Definidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/9.394 de 20 de dezembro, o Ensino Fundamental de nove anos estabelece que toda criança nos primeiros anos de ensino tem direito ao conhecimento de todas as áreas de conhecimento e não somente da escrita. O objetivo não é o aumento de conteúdos, mas a qualificação da aprendizagem por meio dos conteúdos.

Em nossas políticas públicas o Ensino Fundamental recebia um recurso vindo do Fundef, mas em alguns Municípios as matrículas na Educação Infantil vinham crescendo cada vez mais, então os recursos não eram suficientes nem para a Educação Infantil e nem para o Ensino Fundamental. Foi nesse contexto que foi alterado e ampliando a duração do Ensino Fundamental, passando assim de oito anos para nove anos.

A estrutura do funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental propõe ao professor que tenha tanto o conhecimento da estrutura do sistema educacional, bem como sua construção. Essa proposta leva o professor a fazer parte das decisões na escola como também do processo do ensino aprendizagem. Mas cabe ao professor compreender sua importância no corpo educacional, e que ele deve buscar a melhor forma para que se possa colaborar na construção de uma escola pública de qualidade. E tudo isso vem por meio de um bom e flexível planejamento.

Podemos perceber que as reformas estruturais estão focadas no Ensino Fundamental. Mas é notável ainda que os poderes públicos implantem reformas sem levar em conta da realidade dos sistemas educacionais e da preparação e organização das escolas.

Observando com olhar crítico as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, percebemos que essas Leis foram apenas em questão de reformas do sistema. Nessas reformas não foram considerados a estrutura de produção do ensino-aprendizagem escolar.

Faz-se necessário que seja modificada a estrutura de produção, ou seja, outra estrutura de poder e que não seja só o de fala, mas o de decisão, decisão essas em relação às diretrizes políticas, administrativas e etc.

A nova estrutura do Ensino Fundamental deve levar em consideração que os três primeiros anos iniciais são para que haja a construção de conhecimentos no processo de alfabetização e de letramento. Já para as demais turmas esse processo de ensino deve ser de acordo com o que é estabelecido pela LDB 9.394/96. Considerando a qualidade do ensino como um todo.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Segundo os documentos oriundos do MEC, o principal objetivo da ampliação do Ensino Fundamental com duração de nove anos é principalmente garantir que as crianças tenham mais tempo de convívio na escola, e com isso mais oportunidade de aprender amplamente.

Ainda segundo o MEC, os projetos políticos pedagógicos devem conter estratégias para que contribuam com o desenvolvimento da criança no aspecto qualitativo de seu tempo na escola. E ao professor devem-se promover programas de formação continuada, específicas para as turmas de seis anos de idade

Nesse processo de ampliação do Ensino Fundamental, há vantagens e desvantagens.

VANTAGENS:

- Oferecer maiores oportunidade de aprendizagem no período de escolarização obrigatória;

- Assegurar que ao ingressar mais cedo no sistema de ensino às crianças prossigam nos estudos alcançando assim mais nível de escolaridade;

- Aumento do número de crianças incluídas no Sistema de Educação beneficiando os setores populares;

- Escolarização mais construtiva;

- Contribui para mudanças na estrutura e na cultura escolar;

- Concebe nova estrutura de organização dos conteúdos considerando o perfil dos alunos;

DESVANTAGENS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com