TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA O ROTEIRO/PLANEJAMENTO PARA O DESENHO DIDÁTICO

Por:   •  26/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ALBERTO CARVALHO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS

ORIENTAÇÕES PARA O ROTEIRO/PLANEJAMENTO PARA O DESENHO DIDÁTICO

O desenho didático é uma estrutura de apresentação do conjunto de conteúdos e de situações de aprendizagem, compostos e dispostos estrategicamente de modo a serem utilizados pelo docente e pelos cursistas com a finalidade de potencializar a construção coletiva da comunicação, do conhecimento, da docência, da aprendizagem e da avaliação. (SANTOS; SILVA, 2009)*. O desenho didático envolve desde os aspectos filosóficos aos metodológicos de um percurso de aprendizagem, seja do projeto pedagógico mais amplo até a arquitetura de cada aula ou atividade específica (MIDLEJ, 2016)**

Objetivo da aprendizagem: Favorecer um percurso de aprendizagem a partir do planejamento e da estrutura de um desenho didático para um curso/disciplina online ou semipresencial, podendo desta maneira explorar diferentes funcionalidades, de modo a criar um ambiente de aprendizagem colaborativa.

Instrumento/Procedimento: Elaborar um desenho didático para um curso/disciplina online ou semipresencial

Orientações: Em grupo de cinco estudantes, elaborar uma proposta/desenho didático para o um curso/disciplina online ou semipresencial usando recursos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para essa proposta, o grupo deve escolher um ambiente virtual de maior familiaridade e planejar as propostas pedagógicas (percursos de aprendizagens).

Importante destacar que para os cursos online é preciso escolher o melhor ambiente de aprendizagem que atenda as necessidades do curso/disciplina, além dos recursos/mídias que servirão de material de apoio para o desenvolvimento das atividades; definição do cronograma (detalhamento do curso/disciplina, contendo atividades, pessoas responsáveis pela atividade e uma data limite para que seja realizada).

Um desenho didático deve:

● Orientar a mobilização de múltiplas competências, oferecendo situações pelas quais se possa construir conhecimento;

● articular processos e materiais didáticos que procurem atingir os objetivos de aprendizagem;

● articular cada material com os demais de um conjunto, de maneiras a evitar uma proposta de aprendizagem fragmentada ou descontextualizada;

● Otimizar acesso à informação a partir de diferentes recursos tecnológicos e midiáticos, permitindo o aprendente ressignifique a informação, construindo conhecimento.

Postar no Sigaa: até dia 22 de abril de 2022

* SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. O desenho didático interativo. Revista Iberoamericana de Educaión. n. 49, 2009, p. 267-287. Disponível em:

https://rieoei.org/historico/documentos/rie49a11.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022

** MIDLEJ, Maristela Araujo Veloso. Desenvolvendo projetos em EAD:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com