TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O EXTRAORDINÁRIO MUNDO ANIMAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.049 Palavras (25 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

ANA PAULA MATIAS OLIVEIRA

OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O EXTRAORDINÁRIO MUNDO ANIMAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL[pic 5]

ANA PAULA MATIAS OLIVEIRA

DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O EXTRAORDINÁRIO MUNDO ANIMAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Coordenadora do Curso: Prof.ª Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor à Distância: Elaine Vieira Pinheiro

PATROCINIO 2019[pic 6]

OLIVEIRA, Ana Paula Matias. Explorando o mundo animal nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 25p. Projeto de Ensino (Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná, Patrocínio 2019.

RESUMO

A proposta deste projeto de intenção de ensino é refletir sobre o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais e sobre o potencial que esta disciplina tem em construir conhecimentos com uma criança que possa ser uma efetiva questionadora do mundo em que vive, tendo como objetivo compreender as relações/conceitos que as mesmas têm sobre o tema Mundo animal na linha da docência. As ciências naturais passaram por diversas transformações com o passar do tempo e sua forma de ensinar também se inovou. Por tal motivo o professor deve estar cada vez mais preparado para atuar com este conteúdo nas turmas de educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, pois ensinar ciências é trabalhar o meio natural e social do aluno sem deixar de lado os seus conhecimentos prévios e valorizando suas curiosidades, pois esta é a base mais importante neste conteúdo. O referencial teórico-metodológico deste trabalho apoiou-se em diversos autores que pesquisam sobre o ensino de Ciências na base curricular do Ensino Fundamental de nove anos e da educação de um modo geral. O projeto versa responder a questão de como o ensino de Ciências pode contribuir na aprendizagem e na qualidade de vida dos alunos, compreendendo os vários aspectos que englobam esta disciplina. Esta temática nos permitiu ampliar o conhecimento. A avaliação dos objetivos será através de registros diários.

Palavras-chave: Ciências. Mundo Animal. Docência. Seres Vivos. Conhecimento.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7
  3. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        17
  1. Tema e linha de pesquisa        17
  2. Justificativa        17
  3. Problematização        17
  4. Objetivos        18
  5. Conteúdos        18
  6. Processo de desenvolvimento        18
  7. Tempo para a realização do projeto        20
  8. Recursos humanos e materiais        21
  9. Avaliação        21
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        22
  2. REFERÊNCIAS        23
  3. ANEXOS        25

  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto ‘‘Explorando o mundo animal nos anos iniciais do ensino fundamental ’’, é de cunho bibliográfico na linha da docência e tem o propósito de analisa a importância do Ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

O projeto se justifica pela necessidade dos educandos compreenderem que o ensino de Ciências com seus métodos, linguagem e conteúdos próprios, tem o objetivo de promover a formação integral do cidadão, como ser pensante e atuante, e como corresponsável pelos destinos da sociedade.

Considerando que as Ciências Naturais está cada dia mais presente em nossas vidas, ligada ao meio ambiente, no uso da água, no cuidado das plantas, no cuidado a manutenção de vida dos seres vivos entre outros. Deste modo ensinar as crianças desde cedo a manter a qualidade de vida cuidando do meio em que se vive é papel dos pais, professores e demais envolvidos sendo assim como o Ensino da Ciência natural pode contribuir para a aprendizagem e a qualidade de vida do educando e a preservação da vida animal?

O propósito é ensinar para as crianças a necessidade da preservação ambiental para que os animais não percam seu habitat, compreender a classificação dos animais e estimular o interesse pelos animais e os ciclos da natureza.

Os conteúdos que serão explorados durante o projeto se definem em Natureza e Sociedade, Mundo animal, Expressividade, Artes visuais e Linguagem oral e escrita.

No andamento deste desenvolvimento teremos atividades de acordo com a faixa etária de cada sala, trabalhos com folha xerocopiada com imagens de animais e seus habitats e fazer pinturas, quebra cabeça, maquetes, contação de histórias, recorte e colagem de cartaz coletivo com imagens de animais terrestres e aquáticos.

O projeto irá definir os recursos materiais e humano em seu desenvolvimento entre os materiais trabalhará com tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura, livros de histórias infantis, material reciclado ou sucata, revistas, jornais, massa de modelar, vídeos, CDs, TV, DVD, jogos e livros.

A avaliação deve buscar entender o processo de aprendizagem de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Todo projeto precisa estar embasado em uma teoria e para o desenvolvimento deste projeto teve se a contribuição de alguns autores entre eles estão, KRAMER, (2007), PRETTO, (1995), PÁDUA E TABANEZ (1998) entre outros

relacionados no decorrer do processo.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O jeito que uma pessoa vê e interpreta o mundo ao seu redor determina as relações que ela poderá estabelecer com seu meio. Nessa visão, então, quanto mais acentuado forem durante a infância as experiências em relação à natureza ao seu redor, quando adultos, entenderão as temáticas ligados ao meio ambiente e, posteriormente mais estarão mais favoráveis para resolver os problemas relacionados com o uso dos recursos naturais e conservação ambiental VAN DER BORN et al. 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (269.1 Kb)   docx (101.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com