TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  13/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio de Sá

Curso de Pedagogia

Disciplina: Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação

Professor (a):Thauana Paiva de Souza Gomes

Rio Iguaçu e o Distrito de Guajuvira de Baixo

Fabio C Bubniak

20 de maio de 2019


O maior rio do Paraná nasce da junção de outros rios de menor porte que são os rios Atuba e Iraí, também podemos citar o rio Belém. Estes três rios antes de se encontrarem e formarem o grande Iguaçu passam por diversas áreas recebendo grandes despejos de esgoto e até mesmo outros materiais. Então podemos citar que desde sua formação o rio já está poluído.

O Iguaçu além de passar pela grande Curitiba, passa também pela cidade de Araucária, na passagem pela cidade ele percorre áreas rurais, dentre elas no Distrito de Guajuvira de Baixo, o qual falaremos com mais carinho.

Conversando com moradores mais antigos da região conseguimos observar que na década de 50/60 as águas que cortavam essa região eram tão limpas que os moradores podiam nadar, pescar e até mesmo beber da água. Bruno Szrajer, 72 anos, é um de nossos entrevistados e relembra sua época de infância: "atravessávamos o rio de barco para irmos até a venda que tinha do outro lado, o rio era muito limpo.". Outra entrevistada é Estefania Kulka,70 anos, que morava no Distrito de Fundo do Mato, mas que constantemente ia até a localidade de Guajuvira de Baixo, ela nos conta que lembra da época das águas limpas as quais se podia nadar, tomar e pescar belos peixes, com muito carinho e saudade.

Com o passar dos anos e com o constante crescimento populacional a poluição começou, porém, um dos maiores baques para esse rio aconteceu no ano de 2000 com a contaminação por vazamento de óleo da Refinaria Getúlio Vargas, ligada a Petrobras em Araucária - Paraná. Após esse vazamento a Petrobras e vários outros órgãos foram responsabilizados, e o dano chegou até o município vizinho de Balsa Nova, então consequentemente a região de Guajuvira de Baixo foi atingida, a Refinaria Getúlio Vargas tentando achar um meio de minimizar os danos recebidos por essa comunidade e também para ajudar na manutenção do rio construiu na localidade a então conhecida "casa da Petrobrás" que trazia a população da localidade diversos cursos e uma biblioteca. Porém com o passar dos anos e falta de manutenção essa famosa casinha da região veio a fechar.

[pic 1]

(Fonte Jornal o Popular do Paraná)

Na imagem acima podemos observar um método utilizado para a contenção dos resíduos de óleo no rio.

Em Guajuvira conseguimos observar que moradores não cuidam do rio que passa pela região, vimos que muitos despejam esgoto, jogam entulhos sem pensar no amanhã. Eu mesma frequentei a localidade de Guajuvira desde muito pequena pois estudei na escola que há ali e vi sempre um descuido muito grande com o rio.

[pic 2]

(Rio Iguaçu na localidade de Guajuvira de Baixo)

Estudando melhores formas para ajudar este rio que grita por socorro, percebi que o caminho não tem mágica nenhuma, requer investimentos contínuos na implantação de redes coletoras de esgoto, investimentos em coleta e disposição final adequada dos resíduos sólidos urbanos e programas de educação ambiental para a população.

Conseguimos observar nas últimas semanas em propagandas na televisão que a Prefeitura de Curitiba começou um projeto juntamente com outras empresas para a recuperação dos rios que cortam o município, e este é um importante método de conscientização para toda população, lógico que não se pode parar por aí, o rio Iguaçu passa por diversas regiões até chegar nas famosas Cataratas do Iguaçu, e por todas essas regiões todos precisamos fazer a nossa parte: agricultores diminuir o uso de pesticidas e herbicidas nas plantas, jogar o lixo em local adequado e sempre muito bem amarrado para que ele não se espalhe, dar o devido tratamento a rede de esgoto. Com a colaboração de todos a poluição pode diminuir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (454.2 Kb)   docx (970.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com