TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Por:   •  21/10/2019  •  Artigo  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Fabiana Pereira dos Santos

 Professor-Tutor Externo: Andreia Dias Lisboa Alves

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso: Educação Especial      Turma: LBR0046 – Prática do Módulo II

07/ 06 /2018

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo principal desenvolver uma pesquisa voltada para os desafios enfrentados na educação contemporânea, e nítida as transformações na sociedade, principalmente depois da expansão da tecnologia, com isso e comum que as exigências educacionais também passaram por mudanças. A escola de hoje não é a mesma de alguns anos atrás, o acesso as informações se tornou mais acessíveis, os alunos estão cada vez, mas autônomos com as novas tecnologias, o que antes era algo novo que chamava atenção dos mesmos hoje e algo natural que não chama atenção dos mesmos. Tornar a escola um ambiente interessante é algo realmente desafiador é preciso buscar novas estratégias, através de projetos diferentes, interativos, e dinâmicos. Na escola atual muitos dos alunos vão para a escola só porque e algo que faz parte da rotina dele ou que os pais os obrigam. Eles não conseguem ver a importância da escola para sua formação pessoal e social, pois a escola e indispensável, enriquecedora e transformadora. O professor é o sujeito principal, e na sua mediação e criatividade há a concretização e a ampliação das possibilidades de aprendizagem. Este estudo pode contribuir para a integração na configuração de um novo espaço escolar e, consequentemente, um novo aprender.

Palavras-chave: Desafios da educação, tecnologia, escola.

1 INTRODUÇÃO

Educar na contemporaneidade é um permanente desafio, o mundo enfrenta transformações cada vez, mas rápidas e radicais, que provoca preocupações e insegurança em todos nós. O uso de novas tecnologias facilitou e ainda facilitará muito o processo de ensino. Informações que antes eram obtidas com muita pesquisa e esforço, hoje podem ser acessados em minutos. O que torna um desafio para os professores, pois os mesmos devem apresentar métodos dinâmicos para chamar a atenção dos estudantes

É nítido que a educação enfrenta um grande atraso, além disso, nos deparamos com grandes desafios que fazem parte da educação contemporânea, as escolas de hoje não são e nunca serão como as de alguns anos atrás, estamos em um contexto social marcado por inúmeras transformações, e dentre elas esta as tecnológicas a qual coloca como desafio para os professores se atualizarem para acompanhar essas transformações, porque os estudantes estão cada vez, mas atualizados e fazem uso dessas ferramentas tecnológicas.

Dessa forma o presente trabalho tem por objetivo investigar as transformações que aconteceram na educação com os avanços dos meios tecnológicos, e os desafios que os professores enfrentam para chamar a atenção dos estudantes.

O presente trabalho ficou subdividido da seguinte forma: desafios da educação contemporânea, e os desafios enfrentados na educação.

2. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Estamos em um contexto social marcado por inúmeras transformações, os tempos mudaram, e com isso, as exigências no contexto educacional também sofreram alterações. Entender a resistência e a necessidade de perceber esse processo é o ponto fundamental para compreender o mundo moderno, e o professor assume esse desafio de estarem antenadas as transformações para propor novas estratégias.  

A tecnologia está presente em tudo proporcionando praticidade e também desafios para a educação, a escola estar alinhada a uma nova geração de conhecimento, muitas escolas ainda possui métodos considerados ultrapassados o qual não são modernos, o que gera uma distração maior pelos alunos que precisam de métodos mais dinâmicos para adquirir conhecimento, na sociedade que vivemos hoje o professor tem um papel cada vez, mas importante, antes quando um aluno não ia bem à escola os pais tinham conhecimento que o erro era do aluno, hoje aconteceu uma inversão toda a culpa e colocada em cima do professor para  os pais os culpados são sempre eles.

As famílias estão cada vez, mas distante da educação dos filhos, conforme pesquisa realizada pelo movimento todos pela educação divulgada através do site Agência Brasil, a qual analisou perfil de pais de alunos de 4 a 17 anos constatou que 19% dos pais de estudantes são considerados distantes do ambiente escolar, e não tem a participação nem nas reuniões escolares a qual alegam falta de tempo.  De acordo com Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do Todos Pela Educação, ela constatou que a participação dos pais é fundamental para o desempenho escolar. Segundo ela, a família e o contexto socioeconômico facilitam esse desempenho. "O que a gente percebe em outras pesquisas qualitativas é que essas duas dimensões têm de estar equilibradas. Não adianta vínculo afetivo melhor sem a valorização da escola. Da mesma forma, o pai que valoriza a educação e não estabelece diálogo com filho será pouco efetivo na educação", salientou.

 Podemos perceber que muitos paes jogam a responsabilidade em cima da escola, o que não é o correto pois para se ter uma educação de qualidade e preciso que o tripé da educação seja colocado em prática, esse tripé e formado pela família, escola e aluno, a educação plena só acontece com base no tripé,e cabe a família demonstrar interesse pela rotina escolar é acompanhar a execução de atividades, estar presente em reuniões de classe e eventos escolares, interessar-se por inovações e mudanças pedagógicas e, acima de tudo, estar ao lado do estudante, fazendo com que o processo de aprendizagem seja contínuo. Nossos primeiros professores são nossos pais; afastá-los do convívio com a comunidade escolar seria cortar um vínculo necessário para a formação integral do aluno.

Conforme o filósofo e professor Mario Sergio Cortella “compreende a educação em um campo que não se limita aos muros da escola, talvez porque muros possam ser pulados. Para ele, o projeto pedagógico não é apenas de um professor. É preciso discutir um novo formato com a coordenação, com a direção, seus pares e os pais dos alunos. A escola cuida da escolarização, que é uma parte dentro da educação. Os pais não podem terceirizar suas competências.

A educação envolve valores e construção de relações sociais por isso a importância de estar atenta a transformação da sociedade, é nítida que as exigências educacionais mudaram e com isso vêm os desafios que precisam ser enfrentados, as metodologias e práticas usadas por muito tempo já não são suficientes diante do cenário brasileiro, temos estudantes cada vez mais conectados às tecnologias o que revolucionou a forma de ensinas e aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com