TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/10/2022  •  Monografia  •  4.434 Palavras (18 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE SÃO GABRIEL DA PALHA

ALIÊDE CRUZ ESPERANÇA ARGOLO

ANTONIETA RIBEIRO DOS SANTOS

OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

São Miguel das Matas-BA

Abril de 2017

FACULDADE SÃO GABRIEL DA PALHA

ALIÊDE CRUZ ESPERANÇA ARGOLO

ANTONIETA RIBEIRO DOS SANTOS

OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo de conclusão do curso de Pós-Graduação em Graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico: Coordenação, Pedagogo e Supervisor, oferecido pela Faculdade São Gabriel da Palha. Orientador: Prof Me. Allysson E. Matos Araujo.

São Miguel das Matas-BA

Abril de 2017

OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Aliêde Cruz Esperança Argolo

Antonieta Ribeiro dos Santos

RESUMO:

O gestor escolar tem como desafio buscar maneiras de atuação que favoreçam a melhoria da qualidade na Educação Infantil, diante deste cenário surge um questionamento: Quais são os desafios e perspectivas para a efetivação da gestão democrática na Educação Infantil? O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação do gestor escolar e as implicações desta para a melhoria da qualidade na Educação Infantil. Desta forma, buscou-se identificar de que modo a gestão escolar pode mediar uma educação de qualidade, assim como compreender de que maneira os desafios e perspectivas restringem ou possibilitam o avanço da Educação Infantil.Para a realização do referido trabalho buscamos o levantamento de dados por meio da pesquisa biográfica, de caráter qualitativo, a coleta de dados aconteceu por meio de leitura em livros, revistas, artigos, periódicos entre outros que possibilitem um conhecimento a cerca do assunto.Por fim, acredita-se que por meio desta artigo oportunizaremos aos professores e aos estudantes conhecerem um pouco mais a cerca do tema pesquisado, espera-se que esta pesquisa desperte em outros acadêmicos o desejo de aprofundar seus estudos.

PALAVRAS CHAVES: Gestão Escolar.Democrática. Educação Infantil.

ABSTRACT

The school manager has the challenge of looking for ways of acting that favor the improvement of the quality of Early Childhood Education, before this scenario arises a question: What are the challenges and perspectives for the effective implementation of democratic management in Early Childhood Education? The present study has as general objective to analyze the performance of the school manager and the implications of this for the improvement of quality in Early Childhood Education. In this way, we sought to identify how school management can mediate quality education, as well as to understand how the challenges and perspectives restrict or enable the advancement of Early Childhood Education. For the accomplishment of this work, we seek the collection of data Through the biographical research, of qualitative character, the data collection happened through reading in books, magazines, articles, periodicals among others that make possible a knowledge about the subject. Finally, it is believed that through this article we will give Teachers and students to know a little more about the subject researched, it is expected that this research will arouse in other scholars the desire to deepen their studies.

Key Words: School Management.Democratic. Child education.

1 INTRODUÇÃO

A gestão democrática ainda é um desafio em nossas escolas, uma vez que por muitos anos a gestão foi centralizada e ainda temos resquícios esta forma de gerir as escolas, e tratando-se de Educação Infantil está realidade piora. Para Luck fica evidenciado que:

A gestão escolar dos sistemas de ensino e de suas escolas constitui uma dimensão e um enfoque de atuação na estruturação organizada e orientação da ação educacional que objetiva promover a organização , a mobilização e a articulação de todas as condições estruturais , funcionais, materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioseducacionais. (LUCK, 2006, p.26)

Documentos oficiais como o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI), as Diretrizes Curriculares Nacional Para a Educação Infantil, entre outras, visam garantir uma educação de qualidade para as crianças pequenas, contudo a realidade é diferente e ainda temos muito o que caminhar em efetivação desta qualidade educacional.

Para que uma gestão democrática seja efetivada são necessárias algumas ações que são determinantes no gerenciamento da instituição escolar, os fatores pedagógicos e administrativos devem estar pautados no principio da autonomia, buscando a participação e a cooperação dos membros da comunidade local.

Para Catani e Gutierrez (2001, p. 38), há uma íntima relação entre a participação e a gestão escolar, “(...) a participação se funda no exercício do diálogo entre as partes. Essa comunicação ocorre, em geral, entre pessoas com diferente formação e habilidades, ou seja, entre agentes dotados de distintas competências para a construção de um plano coletivo e consensual de ação.”

Nesse sentido o gestor escolar tem como desafio buscar maneiras de atuação que favoreçam a melhoria da qualidade na Educação Infantil, diante deste cenário surge um questionamento: Quais são os desafios e perspectivas para a efetivação da gestão democrática na Educação Infantil? As políticas públicas voltadas para a Educação Infantil induz ao surgimento de vários questionamentos ao mesmo tempo que conduz ao entendimento da gestão democrática.

O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação do gestor escolar e as implicações desta para a melhoria da qualidade na Educação Infantil. Desta forma, buscou-se identificar de que modo a gestão escolar pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com