TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO

Por:   •  23/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4        REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

                         Este trabalho traz como tema: “Desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares.” Tem como objetivo discutir a importância do estudo utilizando a tecnologia como ferramenta de trabalho, permitindo aos estudantes do primeiro período do curso de pedagogia um amplo conhecimento a respeito desta temática, indispensável para a prática pedagógica.

Uma das metas é responder o seguinte questionamento: “quais são os desafios e as possibilidades da organização do trabalho pedagógico em tempos de pandemia?”. Terá como base abordar os dilemas encontrados no âmbito educacional por conta da crise sanitária atual, no que se refere ao uso das ferramentas tecnológicas por meio do ensino remoto e as plataformas online.

Em seguida, será buscada a resposta da seguinte pergunta: “qual a importância e as contribuições da tecnologia para a educação?”. Analisando o quão benéfico pode ser o uso da tecnologia em instituições de ensino auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, bem como a abertura de caminhos para práticas pedagógicas mais inclusivas, destacando a utilização da TA (Tecnologia Assistiva), que terá seus conceitos e fins explicitados ao longo do desenvolvimento.

        O trabalho será desenvolvido por meio de várias pesquisas bibliográficas que colaborarão para enriquecer o conhecimento em relação ao assunto. Para melhor desenvolve-lo buscou-se o eixo temático do semestre em curso, as webs aulas, os livros e o fórum, que focam a questão, bem como a compressão da necessidade de ser um eterno pesquisador.

        O professor tem como alfabetizar-se tecnologicamente e descobrir-se um facilitador do processo educacional, reinventando um conjunto de ações didático-pedagógicas.

  1. DESENVOLVIMENTO

No dia 11 de março de 2020 foi declarado pela Organização Mundial da Saúde – OMS estado de pandemia, há relatos de que o vírus denominado Covid teria chegado ao Brasil em 13 de março de 2020. Sendo assim iniciaram a suspensão das atividades presenciais visando diminuir a transmissão do vírus.

Como solução temporária para dar continuidade às atividades pedagógicas, foi orientado pelo Ministério da Educação (MEC) que as escolas se adaptassem, de modo que, o ensino ocorresse por meio de instrumentos tecnológicos.

Seguindo a orientação supracitada, o professor teve que criar novas estratégicas didáticas para melhor expor seus conteúdos através da internet.

A disponibilidade de textos em pdf, a plataforma do YouTube como apoio para as aulas on-line, as chamadas de vídeos por meio de aplicativos, os canais de televisão, são exemplos de medidas adotadas pelos docentes que tornaram suas aulas mais interessantes em meio a esse novo modo de estudo.

A proposta que inclui a tecnologia como uma estratégia de ensino é um mecanismo viável e favorável para a mudança do atual modelo educacional e transmissão de conteúdo. Esse novo modelo justifica-se por despertar um papel ativo por parte do aluno para que possa ter durante o processo de aprendizagem conhecimentos e adaptações, embora o acesso e a permanência tenham se ampliado, a qualidade da oferta educacional tem sido prejudicada pela minimização dos investimentos em recursos humanos, materiais e de formação profissional (inicial e continuada). Uma das falhas é o financiamento público inadequado, o que gera a não incorporação integral das tecnologias digitais nas práticas escolares, apesar do constante anúncio de suas potencialidades positivas.

        Contudo, com a utilização das tecnologias como ferramentas pedagógicas muitos professores sentiram dificuldades pela falta de experiência no uso das mídias digitais. Parte considerável teve o trabalho redobrado em relação a organização de suas aulas, essa circunstância demonstra que a capacitação e inclusão digital do profissional da educação são de extrema importância.

        A proposta não é trocar o velho ensino para o novo, mas sim trazer recursos para não perder a essência do aprender. A informatização arreta uma explosão de saberes e o aluno precisa encontrar sentido no que faz, ter curiosidade, empenho e dedicação para aprender.

2.1 TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO:

Embora haja vários desafios com o uso da tecnologia, principalmente no contexto de pandemia, é inegável o quanto ela tem se tornado cada vez mais presente na educação, ainda mais no último ano.

 A tecnologia chegou ao Brasil em meados dos anos setenta. O país buscava autonomia para informatização da sociedade, cujo objetivo centrava-se em interesses políticos e econômicos. Deste então, acreditava-se que a educação seria o setor mais importante com capacidade para atribuir o avanço científico e tecnológico. Nessa época foram iniciados estudos teóricos com a finalidade de interpretar as transformações e inovações geradas pela tecnologia.

Os avanços técnicos ocorridos ao longo do século XX potencializaram a utilização dos computadores para fins educativos. Nesse processo, as divulgações das informações foram se tornando, em ritmo acelerado, um processo cada vez mais dinâmico e integrado.

        A força do uso da internet e o uso das mais diversas Tecnologias de Informação e Comunicação veem trazendo mudanças na forma como a sociedade vê o mundo em suas relações sociais, culturais e econômicas. Nesse momento histórico pandêmico a escola sofreu a necessidade de adaptar-se a essa nova realidade. Porém, esse processo ainda é lento e tem encontrado uma quantidade grande de problemas na incorporação de recursos tecnológicos em suas aulas, pois há falta de recursos financeiros e a adaptação dos professores aos recursos, bem como há falta de estrutura nas casas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com