TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Por:   •  12/11/2021  •  Monografia  •  3.575 Palavras (15 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

UNIÃO BRASILEIRA DE FACULDADES – UNIBF

FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA

GISLEINE COELHO CACHIGIAN

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN  

SÃO PAULO, JULHO/2021

GISLEINE COELHO CACHIGIAN

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN  

Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção de certificado no Curso de Formação em Pedagogia União Brasileira de Faculdades, UNIBF.

SÃO PAULO, JULHO/2021

RESUMO

A inclusão escolar é um dos grandes desafios da escola contemporânea, pois exige uma mudança no ambiente escolar em relação a estrutura física e pedagógica. Nesse sentido, o professor precisa elaborar metodologias de ensino que atendam as necessidades de aprendizagem do aluno. Dentro desse contexto, de maneira mais específica, a inquietação que motivou a elaboração desse trabalho de conclusão de curso é abordar quais são os desafios e possibilidades na inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down no Ensino Fundamental I. O objetivo geral do presente trabalho é pesquisar a inclusão escolar dos alunos com Síndrome de Down nos primeiros anos do Ensino Fundamental. De maneira mais específica essa pesquisa tem o objetivo de buscar os principais aspectos que estão ligados a inclusão escolar, apresentar as características dos alunos com Síndrome de Down e apresentar as possibilidades dentro da alfabetização. Para alcançar os objetivos dessa pesquisa foram realizadas leituras de autores que já se debruçaram sobre essa temática no passado, produzindo conhecimento que embasam teoricamente essa obra que utilizou a metodologia de revisão bibliográfica.

Palavras-Chave: Aluno; Professor; Síndrome de Down.

  1. INTRODUÇÃO

        A educação escolar passou por diversas mudanças nas últimas décadas no Brasil, principalmente com as novas tecnologias e a inclusão escolar o papel do professor em sala de aula foi modificado. Dentro desse mesmo contexto, é possível apontar a inclusão escolar como um dos principais desafios para os professores e o sistema educacional na escola contemporânea.

        Com a criação de leis e decretos, os alunos com deficiência tiveram seu direito de matrícula garantido na legislação, com isso passaram a frequentar a sala de aula regular. No entanto, a entrada desses alunos na escola regular não garante sua aprendizagem e desenvolvimento, existe a necessidade de encontrar professores preparados para promover a inclusão escolar.

        Entre esses alunos com deficiência, existe os que possuem Síndrome de Down, com características particulares que precisam ser levadas em consideração em sala de aula pelo professor. Nesse sentido, a inquietação que motivou a elaboração desse trabalho de pesquisa é identificar os desafios e as possibilidades na inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down no Ensino Fundamental I?

        A inclusão escolar é um evento em construção no Brasil, apesar dos avanços iniciais é fato que existe a necessidade de avançar em metodologias de ensino e práticas docentes em sala de aula para efetivar esse processo de igualdade. Assim, diante da atualidade e relevância desse tema a realização dessa pesquisa se justifica devido a necessidade de desenvolvimento de novos estudos e pesquisas.

        O objetivo geral desse trabalho de conclusão de curso é abordar os principais desafios e apontar as possibilidades na efetivação da inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down. De maneira mais específica esse trabalho de pesquisa busca refletir sobre as mudanças ocorridas pela inclusão escolar na prática docente em sala de aula, apresentar os desafios na inclusão escolar dos alunos com deficiência e apontar possibilidades na prática docente diante da inclusão escolar.  

        A seguir esse trabalho de conclusão de curso inicialmente faz uma abordagem em torno da inclusão escolar no Brasil, discutindo seus principais fatores e aspectos. Na sequência é realizada uma definição e conceituação em torno da Síndrome de Down e para finalizar é apresentado algumas possibilidades no processo de inclusão de alunos com Síndrome de Down.

         

2. INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

        As pessoas que apresentavam alguma deficiência sempre foram vítimas de preconceito e exclusão ao longo do desenvolvimento da sociedade, pois fugiam dos padrões considerados “normais”. No passado, esses indivíduos não tinham qualquer direito social, foram segregados, motivo de vergonha inclusive para a própria família que escondia essas pessoas dentro de casa.

        Entretanto, com os avanços na sociedade em relação ao conhecimento, alguns defensores e organizações apoiadores das famílias e dos indivíduos deficientes esse quadro vem passando por mudanças na atualidade. Apesar, que ainda é possível observar preconceito e discriminação na sociedade atual, mesmo que por muitas vezes se mantém oculto.

        Um desses avanços em relação ao respeito as pessoas com deficiência é a inclusão escolar, que permite uma busca por igualdade social, respeitando as características individuais de cada sujeito. Porém, essa não é uma tarefa fácil no ambiente escolar, apesar das leis e decretos que norteiam esse processo, fica claro que ainda precisa de aperfeiçoamento para que atenda a demanda dos alunos deficientes.

2.1 Desafios na Inclusão Escolar no Brasil  

        A inclusão escolar no cenário brasileiro é uma conquista recente das pessoas com deficiência, foi somente na década de 1990 que teve início os primeiros movimentos em torno da inclusão. O ponto inicial foi o Congresso de Salamanca em 1994 que ocorreu na cidade espanhola de Salamanca, que deu origem a Declaração de Salamanca que foi o evento de muitas mudanças no Brasil, apesar que não se fez presente nesse congresso (ONU, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (94.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com