TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO NA INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM

Por:   •  24/2/2017  •  Artigo  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 12

Curso de Pós-Graduação em Pedagogia

Faculdade de Conchas

                                             

                                     Vilsilene Maria da Costa Campari

O DESAFIO NA INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM

DEFICIÊNCIA  

RESUMO

Este artigo discute criticamente o conceito e o desafio na inclusão escolar segundo os atuais sistemas, tendo em vista a intervenção educacional. Focaliza abordagens predominantes na área, Considera a necessidade de ampliar a visão da deficiência intelectual sob enfoques socioculturais, dando ênfase ao sujeito e à subjetividade para promover mudanças de modo que consiga possibilitar a todos sem exceção um ensino de qualidade que respeite as diferenças e especificidades do ser humano, ou seja, na perspectiva da inclusão.

PALAVRAS-CHAVE: Desafio, intervenção, inclusão, ensino .

ABSTRACT

This article critically discusses the concept and challenge in school inclusion according to current systems, in view of educational intervention. It focuses on prevailing approaches in the area, Considers the need to broaden the vision of intellectual disability under sociocultural approaches, emphasizing the subject and subjectivity to promote change so that everyone can, without exception, receive quality education that respects the differences and specificities of the Human being, that is, from the perspective of

KEYWORDS : : Challenge, intervention, inclusion, teaching

.

1 INTRODUÇÃO

É visível no Brasil a predominância dos portadores de deficiência que sofrem com a exclusão da maior parte das esferas da sociedade, de modo que são privadas de benefícios e oportunidades facilmente disponibilizados a população em geral. Educação, saúde, lazer e cultura são vantagens que dificilmente estão sendo  ofertadas a esse publico do mesmo modo que as são oferecidos às outras pessoas.

Lamentavelmente essa realidade recorrente no Brasil não difere muito do que o corre no restante do mundo, os fatos são semelhantes e vem se prolongando por anos em todos os lugares.

Mesmo assim as pessoas com deficiência precisam assumir seu papel na sociedade, a sociedade inclusiva é o tipo de sociedade que o mundo todo almeja. A integração das crianças com necessidades especiais na sala de aula regular tem sido vista como o modo mais vantajoso e efetivo de democratizar as oportunidades a nível educacional, é importante notar que a partir do momento em que se possui a oportunidade do acesso a educação de maneira igualitária também se facilita ao acesso a muitos outros tipos de benefícios. Tendo oportunidade de usufruir da educação básica se abrem portas para participação de atividades culturais e de lazer entre outras de acordo com o MEC (Ministério da Educação e Cultura)

 Os alunos deficientes, sempre que suas condições pessoais permitirem, serão incorporados a classes comuns de escolas do ensino regular quando o professor de classe dispuser de orientação e materiais adequados que lhe possibilitem oferecer tratamento especial a esses deficientes. (BRASIL.MEC.CENESP, 1974, p. 20)

 

              A maior parte da população portadora de deficiência não possui qualquer tipo de impedimento para que se realize esse tipo de inclusão a partir da primeira infância no ensino regular, mesmo apresentando alguns tipos de limitações que são variantes entre as crianças.

             Essa dificuldade deve apenas servir como motivador para que os educadores envolvidos nesse processo se busquem maior engajamento e procurem técnicas e estratégias diferenciadas de ensino, para contribuírem de forma efetiva nesse processo em busca da construção da idealizada sociedade  inclusiva.

             A afirmativa governamental “Educação para todos” têm contribuído de forma muito significativa tanto para a integração e inserção de jovens e crianças portadores dos mais diversificados quadros de deficiência intelectual no ensino regular, também contribuindo para que após o ingresso haja uma continuidade na permanência e que se faça um ensino qualitativo, valorizando as diferenças individuais.

              Deste modo esse artigo busca demonstrar o processo de inclusão da criança portadora de deficiência e o papel dos diversos agentes envolvidos nesse processo.

2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA

        

A educação envolvendo a escola inclusiva só poderia se tornar algo concreto com muitos melhoramentos no âmbito dos sistemas de ensino atuais, não pensar nesse tipo de mudança pode condenar a tentativa de inclusão a uma experiência que não é capaz de ofertar o aprendizado de forma consolidada e ainda oferece grandes obstáculos para a inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais.

 Se não for feita de forma bastante sóbria a inclusão pode se tornar um processo segregatório, que cria uma divisão entre os conceitos de anormalidade e normalidade, tentado categorizar quais seriam as crianças a se encaixar no conceito de possuintes de “fortes razões” para não participarem da escola inclusiva. Apesar de ser obrigatória a matricula da criança com deficiência, a obrigatoriedade não tem se mostrado um dispositivo que promove a garantia ao acesso aos benefícios educacionais.

Essas observações evidenciam o qual conflituoso é o processo por de trás das tentativas da criação do ensino inclusivo, de modo que as crianças que passam por esse processo ainda não tem participação tão significante quanto se gostaria no quadro de atividades escolares.

Mesmo contando com avanços no que se diz respeito a teoria o desenvolvimento de inclusão ainda enfrenta muitos problemas, os professores atuam nos mais diversos espaços educativos vivenciando os processos de mudança social independente da interferência profissional. Muita das transformações ocorridas na parte educacional não tem a contribuição docente, que precisa acolher os discentes e acaba por inúmeras vezes arcando com o ônus das falhas desse processo de inclusão escolar sozinhos.

Por tanto é primordial que se ouça o professor e que ele tenha participação ativa na elaboração das estratégias para inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (248.1 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com