TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS PARA O ANO ACADÉMICO DE 2020 PARA OS ALUNOS NO DISTRITO DE GORONGOSA

Por:   •  15/5/2021  •  Artigo  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 11

DESAFIOS PARA O ANO ACADÉMICO DE 2020 PARA OS ALUNOS NO DISTRITO DE GORONGOSA

DESAFIOS PARA O ANO ACADÉMICO DE 2020 PARA OS ALUNOS NO DISTRITO DE GORONGOSA

Alfredo Jochoma

Desenvolvimento Humano e Educação

Alfredjays@gmail.com

Resumo

Este estudo tem como objectivo apresentar uma perspectiva dos desafios para o ano académico de 2020 das escolas e alunos no distrito de Gorongosa considerando a introdução do ensino online e a distância (EOD) no âmbito do distanciamento social, e propor medidas para evitar que os desafios ponham em causa a qualidade da do processo do ensino aprendizagem (PEA). De acordo com o decreto presidencial sobre a declaração do estado de emergência as escolas primárias como secundárias e técnico-profissionais como universidades deveriam ser inseridas para evitar a propagação do vírus de COVID-19 tendo em conta que os aglomerados proporcionam um campo favorável para a propagação do vírus. As escolas das vilas, cidades e, até as das localidades foram encerradas por um período indeterminado no período em que o presente trabalho foi elaborado. O ensino online e a distância foi adoptada como uma ferramenta para a continuação do ano académico sem a previsão do cancelamento do mesmo. Apesar de ser visto como o único método de ensino adequado para este tempo de quarentena, questiona-se: Quais são os desafios encarados pelos alunos e professores durante o período de emergência na modalidade do ensino online e a distância? Baseando na análise documental e observação da dez alunos e 3 professores o estudo seguiu a pesquisa qualitativa com objectivo exploratório. Conclui-se que existem dois desafios para o processo de ensino aprendizagem durante este tempo: Uso e a Disponibilidade das TICs e a Localização dos alunos. Recomenda-se a verificação da disponibilidade das TICs incluindo a disponibilidade da internet nos locais públicos como praças e mercados para os estudantes e distribuição dos textos de apoio, exercícios e testes nos postos administrativos e localidades para facilitar o levantamento dos mesmos para os alunos evitar viajar até nas sedes distritais ou vilas para levantamento e entrega dos testes e/ou exercícios.

Palavra-chave: Ensino Online e à Distância, Processo de Ensino Aprendizagem, TICs, COVID-19, megabits

  1. Introdução

Ensino online, também conhecido como ensino à distância ou educação à distância (EAD), é uma modalidade de educação através de qual se faz necessário o uso de tecnologia para a mesma ocorrer de maneira eficiente e impactar alunos de cursos online de maneira positiva.

        O ensino online parte do princípio que alunos e professores (ou tutores, como também são conhecidos) não precisam estar no mesmo ambiente físico para que o processo de aprendizagem aconteça. Neste caso, ambos estão unidos através de um sistema online de aprendizagem.

        Podemos também considerar a definição do Moran J. (2002) que considera que a educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

        Por necessidade das circunstâncias do momento (a epidemia do COVID-19), o governo de Moçambique decidiu usar uma das ferramentas que quase todos os países estão a usar no processo de ensino e aprendizagem - as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Como este modelo de ensino-aprendizagem poderia haver uma garantir da participação dos actores deste processo sem que haja contacto social. O uso das redes sociais é apontado como uma maneira menos caro e acessível a muitos alunos. Em muitas universidades o uso de plataformas personalizadas é muito comum.  

        Na base da observação feita durante o 1º Trimestre de 2020 nos alunos das três escolas secundárias do distrito de Gorongosa nomeadamente Eduardo Mondlane, Nelson Mandela e Cristo Rei e a escola Primária Completa 3 de Fevereiro no mesmo distrito, concluiu-se que dentre os desafios para o ano académico de 2020 dos alunos e professores no distrito de Gorongosa, destaca-se dois aspectos que são importantes na educação à distância e/ou online, de acordo com a definição usada neste estudo:

  • Uso e a Disponibilidade das TICs.
  • Localização dos alunos

O presente trabalho apresenta a perspectiva dos desafios mencionados e propõe possíveis saídas de modo a garantir um ensino a distância e/ou online de qualidade para os alunos e professores do distrito de Gorongosa.

  1. Metodologia

A metodologia usada neste estudo para recolha de dados baseou-se na técnica de análise documental e observação direita.

        Para a análise documental foram consultadas as normas do funcionamento do ensino à distância nas escolas em Moçambique, e em particular para o ensino Primário e Secundário durante o período de distanciamento social. Os sites e documentos reguladores consultados neste trabalho são:

  • O site do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, acessível em http://www.mined.gov.mz/Pages/Home.aspx
  • Bolentim da Republica, Imprensa Nacional de Moçambique, EP, Decreto n.º 11/2020 de 2 de Abril, acessível em www.open.ac.uk.technology.mozambique/files/files/Decreto_12_2020_de_2_de_Abril_BR_64_I_SERIE_2020.pdf
  • Portal do Governode Moçambique, acessível em https://www.portaldogoverno.gov.mz/por/Imprensa/Noticias/Aprovada-lei-que-ratifica-decreto-sobre-Estado-de-Emergencia.
  • Moore & Pereira , (2007), Avaliação da Rede da Educação à Distância em Moçambique.

Com base na análise de documentos, foi possível perceber como funciona ou como deveria funcionar o ensino à distância e/ou online nas escolas públicas e privadas no país. Serviu ainda para fazer uma análise daquilo que é regulamentado e aquilo que acontece na realidade, dai que o passo a seguir foi da observação.

        A observação dos alunos da escola primária 3 de Fevereiro e secundárias Eduardo Mondlane, Cristo Rei e Nelson Mandela no distrito de Gorongosa durou três semanas do mês de Maio de 2020. O Autor deste trabalho é docente da escola secundária Eduardo Mondlane e encarregado de educação de 3 alunos da escola primária completa 3 de Fevereiro, daí facilitou a observação. Foi observado a resolução de exercícios e testes, o uso das TICs, especialmente o uso das redes sociais e a entrega das avaliações e ou testes as escolas, de modo a verificar os desafios para o ano académico de 2020 dos alunos e professores no distrito de Gorongosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com