TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.451 Palavras (14 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI

[pic 1]

Atividades Práticas Supervisionadas

Nome: ----------------------------                                                     RA: -----------------
Nome: ----------------------------                                                     RA:
-----------------
Nome: ------------------------------                                                   RA:
-----------------
Nome: ----------------------------                                                     RA:
-----------------
Nome: ---------------------------------
                                                RA: -----------------
Nome:
 ------------------------------                                                   RA: -----------------
Curso:
Pedagogia                                                                                Série: ----
Matéria: Educação e Diversidade        
Professora: -----------------------------

Guarulhos
2013

DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL

        Na sua origem a palavra "direito" significa aquilo que é justo. Umas das características mais marcantes da nossa vida social e política que estamos sempre a falar de direito.        
        Mas analisamos com isso quando nos deparamos com diferentes grupos que compõe nosso país.As regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e as convivências entre grupos diferenciados. Nos planos culturais e sociais muitas vezes é marcado pelo preconceito e pela discriminação.
        A escola tem o papel fundamental por ser responsável de questão como essa. O grande desafio da escola é conhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e fazer conhecer as riquezas dessa diversidade. Como mediadora a escola deve zelar pela preservação dos Direitos Humanos buscando forma de evitar atitudes como a discriminação.
        Por ser um local que se dá a convivência entre pessoas diferentes, tipos de culturas, costumes, religiões diferentes daqueles que cada um conhece.
        A escola é o ambiente ideal para a descriminação, porém a luta deve ser constante por parte daqueles que estão na posição de educadores no sentido de ensinar que a escola é o direito de todos. Independente da região, cor e raça, todos nós somos iguais.        
        O ambiente escolar não é só um lugar onde são ensinados regras, mas onde devemos buscar a valorização do ser humano.        
        Lembrando que o respeito deve ser buscado a cada dia.

[pic 2]

DEFINIÇÃO ENTRE PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO

A Pluralidade Cultural: diz a respeito ao conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais as desigualdades socioeconômicas e a critica da sociedade discriminatória que existe em nosso país.        
        Nossa sociedade deve expor a diversidade étnica e cultural, compreende as relações e desigualdades e não negar esta diversidade, pois a pluralidade cultural é a afirmação da diversidade como forma para construir a identidade de uma nação.        
        Trabalhando a diversidade teremos consciência de que a ética é o que definirá as relações sociais e pessoais nos fazendo respeitar e valorizar estas diferenças sem qualquer discriminação.                
        Mesmo com toda injustiça, preconceito, e discriminação o Brasil representa para o mundo a esperança de se construir uma relação de confiança no cenário mundial, pois apresentam várias formas de comunicação dando as opções pessoais de cada um, e a luta por uma sociedade mais justa.

Multiculturalismo: descreve a existência de muitas culturas, numa localidade, cidade, ou país sem que uma delas predomine.        
        No Brasil é a mistura de cultura e miscigenação dos credos ocorridos no Brasil desde o tempo de colonização.        
        O Brasil incorpora em seu território cultural de toda a parte do mundo, desde o inicio da imigração que começou em 1530, quando os portugueses deram inicio á colonização do Brasil.        
        De forma a sociedade brasileira resultou na mistura de raça negras, branca e índia e cada um com seus costumes, seus valores e seu modo de vida.
        Desta mistura surgiu o individuo que não é branco, nem indio e não tão pouco negro, mas é simplesmente brasileiro e que tem como características marcantes as diversas culturas.

[pic 3]

CARTOONS, IMAGENS

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Uma situação de uma prática escolar relacionada à diferença racial

        Em uma dada escola cujo preconceito racial era evidente e um pouco violento. Foi organizada uma festa junina com a intenção de aproximar a comunidade. Uma determinada sala ficou responsável de realizar a quadrilha, em preparo a professora pergunta para a classe: “Quem gostaria de ser a noivinha?”. Uma menina branca de olhos azuis se dispõe levantando a mão, oferecendo-se em fazer o papel, dizendo: “Eu quero!”. Logo em seguida uma menina negra com vontade de ser a noivinha, também levanta a mão se candidatando. A professora parou, pensou um pouco, por certo nas condições reais da escola ela proclamou em as duas serem noivinhas. Ao invés de escolher uma só, a professora teve uma visão holística (uma visão ampla, vista como um todo por várias partes em que acontece ao redor) de valorização da outra e a favor da criança.

O Relato

        Como no próprio texto diz, a professora teve uma visão holística, onde com certeza viu pelo lado de que se a segunda menina (negra) fosse rejeitada seriam constrangedor de ambas as partes, então não haveria opção de se retratar. Logo, ela teve a iniciativa de escolher as duas como noivinhas da festa, igualando a personagem de cada uma delas.

Sugestão de Forma Possível

        Em discussão, outra forma importante e significativa para resolver o problema, seria de um jeito agrupado. Sugerido um sorteio, colocando assim todas as meninas da classe participando, elas candidatando-se para que no final somente uma fosse escolhida para exercer o cargo de uma forma justa, e não constrangedora, sem chances de questionamentos. Assim, seria tomada uma boa estratégia com uma boa condição escolar a respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (476.4 Kb)   docx (493.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com