TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS SÍMBOLICOS NA LUDOPEDAGOGIA

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.863 Palavras (20 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE XV DE AGOSTO

CURSO PÓS GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

OS JOGOS SÍMBOLICOS NA LUDOPEDAGOGIA

     

                                     Aluna:

Orientadora:

                                           Santo André

2017

FACULDADE XV DE AGOSTO

CURSO PÓS GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

       OS JOGOS SÍMBOLICOS NA LUDOPEDAGOGIA

Artigo apresentado em cumprimento ás exigências para término do curso de Pós-Graduação em Ludopedagogia, sob a orientação da Professora ....

                                           

                                           Santo André

2017

FACULDADE XV DE AGOSTO

CURSO EM LUDOPEDAGOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ana Paula de Campos Oliveira

Artigo apresentado em cumprimento ás exigências para término do curso de Pós-Graduação em Ludopedagogia, sob a orientação da Professora Vanessa Costa José.

Avaliado em _____/______/______        

Nota Final (        )______________

Professora-Orientadora (Vanessa Costa José)

Professor Examinador

                                           Santo André

2017


OS JOGOS SIMBOLICOS NA LUDOPEDAGOGIA

                                                                                     

                                                                                  

RESUMO

Os símbolos estão presentes no nosso dia-a-dia, o homem necessita pensar para agir, para trabalhar e para relacionar-se socialmente, sua inteligência e seu procedimento partem do seu envolvimento com símbolos. Símbolo é um elemento que representa um outro elemento e que está em todo o universo. A criança desde muito pequena está envolvida com o universo dos símbolos e vai ganhando autonomia ao fazer certas configurações específicas, que desde muito pequena vem construindo e adquirindo conhecimentos por estar sempre envolvida em diversas situações que a faz conhecer os novos meios de fazer representações do mundo a sua volta partindo do seu conhecimento prévio e dos valores conquistados a partir de sua realidade. buscou discutir, à luz dos pressupostos de Piaget, Vygotsky, Wallon e outros teóricos, os conceitos relacionados aos símbolos, bem como suas implicações no processo de construção do conhecimento. Ficando compreensível que à medida que a criança vai crescendo, ela vai aprendendo a compreender o mundo a sua volta por meio dos sons, das palavras, dos objetos e da ação emitidos pelos seus semelhantes com os quais vivencia, e passa por em prática.

Palavras chaves: símbolo, inteligência, conhecimento.

ABSTRACT[pic 1]

The symbols are present in our day- to-day , thinking man needs to act , to work and to relate socially , your intelligence and your procedure run its involvement with symbols . Symbol is an element that represents another element and that is the whole universe . The child is involved from very small to the universe of symbols and is gaining autonomy to do certain specific settings , since very little has been building and acquiring knowledge by always being involved in several situations that do know the new ways of making representations of the world your back leaving your prior knowledge and values ​​earned from her reality . Thus it is for the school to explore and prepare the small child from developing their mental skills to work and to society through the symbolic grandeur,

Keywords : Symbol , intelligence, knowledge .

INTRODUÇÃO

Este trabalho pesquisou vários teóricos acerca da influência do símbolo na aprendizagem. Destacando que o homem vem desde os princípios da humanidade desenvolvendo criatividade por meio do pensamento e da ação, possibilitando construir novas formas e novos meios de sobrevivência, pois o símbolo é uma forma de expressão que está contido em quase tudo. O símbolo vem facilitando a vida de muitas pessoas principalmente na formação do conhecimento da criança, contribuindo para o seu desempenho na escola, nas atividades que lidam com imagens, ideias, sentimentos e afetos.

      O problema, portanto, da pesquisa foi demonstrar em primeiro lugar a evidência da utilização do símbolo como um instrumento importante na educação que ao transmitir conteúdos ideológicos aborda tanto o que a criança já sabe com o que ainda não sabe.

      Diante das grandes mudanças de tempo é visto a importância de que a educação escolar deve ter como objetivo o possível meio de ensinar o aluno a desenvolver a inteligência de acordo com a sua imaginação até a medida que a capacidade do aluno venha a crescer partindo de sua experiência de vida, sendo assim o objetivo desse trabalho é de contribuir com a organização do currículo escolar que deve ser elaborado de forma a qualificar a formação de seus educandos, como cidadãos capacitados em estabelecer relações com o mundo atual. Ao contribuir com a autonomia da criança na escola, ela vai adquirindo capacidade de expressar e reconstruir suas próprias idéias, porque o homem tem a capacidade de ampliar seu conhecimento e lançá-lo para frente, mas a escola deve prepará-lo para a vida em sociedade reconhecendo-o como um ser com capacidade de ampliar o seu próprio saber.

      Dessa forma é importante que o educador venha se conscientizar acerca da importância do símbolo como um dos maiores portadores de estímulos presente no cotidiano das crianças, levando-as a tomarem contatos e utilizarem em seus variados contextos.

      Wilson e Wilson, (apud BARBOSA, 1999, p. 59) coloca que: “A criança quando não estragada pelos adultos, exprime seu próprio mundo nos trabalhos”. De acordo com essa colocação, percebe-se que a criança possui noções básicas de conhecimento as quais devem apenas ser desencadeadas e trabalhadas no cotidiano escolar, na qual frente às pressões provocadas pelas mudanças sociais e de acordo com o avanço cientifico e tecnológico é visto que a aprendizagem do aluno deve ser o foco central dessa mudança no qual o currículo escolar deve ser construído de forma a alcançar os objetivos da sua clientela, respeitando os saberes prévios do educando que possui compreensões sociais da qual vivencia no seu dia a dia. Pensando nisso, o presente estudo buscou discutir nos quatro capítulos a importância do símbolo na vida e no desenvolvimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (227.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com