TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JORNAIS SUBURBANOS COMO FONTE PARA O ESTUDO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS SUBÚRBIOS CARIOCAS (1880-1908)

Por:   •  9/4/2017  •  Artigo  •  3.548 Palavras (15 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 15

OS JORNAIS SUBURBANOS COMO FONTE PARA O ESTUDO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS SUBÚRBIOS CARIOCAS (1880-1908)

Tatiele Almeida Diorio

Irma Rizzini (Orientadora)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave: História da Educação. Periódicos. Subúrbios. Rio de Janeiro (1880-1908).

Introdução

Esse trabalho apresenta alguns resultados do subprojeto vinculado ao projeto de pesquisa “Processos de escolarização na Capital Federal no contexto do pós-abolição (1889-1910)”, desenvolvido pelo PROEDES – Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade da Faculdade de Educação da UFRJ. O principal objetivo do subprojeto foi identificar e analisar fontes relacionadas à instrução pública nos distritos da área suburbana da cidade do Rio de Janeiro entre 1880 e 1908, com o propósito de criar condições para a construção de uma história da educação dos subúrbios cariocas entre o final do século XIX e o início do século XX. Para tal, foi realizado junto à Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, a consulta de jornais que circularam nos distritos suburbanos entre 1880 e 1908. Para cada jornal foram analisados: nome, local de criação, período de circulação, proprietário, redator, diretor e o número de edições disponíveis para consulta. Também foram analisados notas, notícias, publicações e escritos que se referem ou trazem informações sobre a instrução pública nos subúrbios, em geral, desenvolvida por meio da subvenção municipal de escolas voltadas para as camadas populares. Para esta pesquisa nos propusemos a encaminhar e responder as seguintes questões: “Quais as formas educativas presentes nos subúrbios cariocas entre os anos de 1880 e 1908”; “Como a instrução pública apresenta-se nos jornais suburbanos”?

Estudos da história da educação referentes à instrução pública na Corte e na Província do Rio de Janeiro no século XIX são frequentes, entretanto, ao buscar pesquisas acerca dos distritos que estavam em torno do Centro, encontramos poucas produções, justificadas principalmente pela dificuldade de acesso às fontes. Buscar pistas que permitam perceber aspectos do processo de escolarização numa região ainda pouco explorada pela historiografia da educação, e ainda ter a oportunidade de desvendar as possibilidades que o uso da imprensa como fonte documental pode oferecer à pesquisa histórica em educação, constituem-se num desafio que motivou meu interesse a avançar no desenvolvimento da pesquisa sobre a instrução pública nos subúrbios cariocas tendo como fonte documental os periódicos suburbanos.

A utilização da imprensa na pesquisa em História da Educação é uma prática recente, influenciada pelas novas concepções da História Cultural e revela a utilização de novas fontes para estudos sobre instituições educacionais, sobre a escola, formação docente, entre outros que busquem a história como caminho. Entretanto, trabalhar com periódicos como fonte de pesquisa exige que se tome certos cuidados metodológicos.

Em “Nas margens: Experiências de suburbanos com periodismo no Rio de Janeiro (1880-1920)”, Leandro Mendonça analisa dezenas de jornais e revistas criados nos subúrbios cariocas, com o intuito de compreender o processo de constituição e desenvolvimento do periodismo suburbano existente na cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1880 e 1920. Para o autor, “a imprensa é um suporte de práticas sociais e, como tal, seu testemunho não é neutro. Ela expressa as subjetividades, interesses e intencionalidades históricas” (MENDONÇA, 2011, p.12). Adverte que ao utilizar periódicos como fonte para produção do conhecimento, o pesquisador deve estar atento para não considerá-los naturalmente relatos legítimos ou “espelhos do mundo”. Entender a imprensa como única e autêntica representação da realidade, pode restringir a compreensão desta, na medida que não se considera os elementos que compõe a produção e divulgação da notícia, como as relações sociais e interesses os mais variados. Leandro Mendonça argumenta que deve-se buscar um conhecimento mínimo sobre o periódico, para que não haja distorções derivadas da escolha desavisada de uma determinada ótica sobre os acontecimentos. Durante o decurso da minha pesquisa, foram levantadas algumas informações necessárias sobre os jornais investigados, buscando compreender sob qual objetivo fora criado, identificando seus produtores e leitores, a fim contextualizar o discurso e as representações contidas nos escritos de cada periódico.

Leandro Mendonça (2011) quando trata dos periódicos suburbanos, considera que estes apenas recentemente receberam maior visibilidade em pesquisas acadêmicas. Não sabemos, portanto, os motivos que possam ter contribuído para o esquecimento da imprensa suburbana nos últimos anos. No entanto, tendo em vista os jornais suburbanos, estamos tratando de um número reduzido de exemplares e de uma coleção muito fragmentada. Além disso, existem poucas edições disponíveis para consulta nas instituições de guarda documental.

Segundo Mendonça (2011) a imprensa suburbana não deve ser pensada de forma homogênea. Este autor identificou em sua pesquisa uma pluralidade de interesses e objetivos que operavam na criação dos diferentes jornais suburbanos. Verificou que alguns destes periódicos foram produzidos com o propósito de propor soluções e intervir nas questões de melhorias para os subúrbios. Já outros, serviam para a publicação dos anúncios de empresas e propagandear os serviços comerciais dos bairros. Outros, por sua vez, foram desenvolvidos para militar a favor de propostas políticas (MENDONÇA, 2011). Devo concordar com o autor, que não é possível configurar um interesse comum entre todas as experiências desenvolvidas pela imprensa suburbana, bem como generalizar seus usos e objetivos. Na busca sobre instrução pública, pude perceber que o tema foi abordado de forma diferenciada em cada jornal investigado.

Busca, análise e organização da fonte de pesquisa

Para a realização da pesquisa, utilizamos como referência principal a dissertação de Leandro Mendonça já citada anteriormente, e a partir desse estudo mapeamos os jornais criados nos subúrbios do Rio de Janeiro disponíveis na Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional. Este acervo reúne um conjunto de periódicos nacionais digitalizados do século XIX ao século XX, e a pesquisa pode ser realizada por título, período, edição, local de publicação e palavra(s)-chave.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com