TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA-SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  14/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA-SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Ravene

POLO BOM JESUS DA LAPA 2021

Tema: Alfabetização e letramento

Situação e problema: Buscamos falar sobre esse tema porque a importância da alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as idéias e os pensamentos.

O letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais. Nessa perspectiva percebemos o quanto o alfabetizar letrando é essencial na vida do aluno para que ele seja um adulto autônomo, reflexivo e político. Por isso, o projeto de intervenção na escola é de suma importância, tendo como meta solucionar a dissociação entre alfabetização e letramento no processo de aprendizagem das crianças do quarto ano. Sendo assim, o objetivo geral visa compreender o processo que envolve o ensino de leitura e escrita numa perspectiva de alfabetização e letramento na turma do 4º no do Ensino Fundamental I; e os objetivos específicos: Refletir sobre as ações da alfabetização e do letramento dentro e fora da sala de aula; Desenvolver meios que proporcionem os alunos quanto às práticas socais de leitura e escrita na sala de aula; Sensibilizar e estimularos alunos sobre a importância do alfabetizar letrando.

Justificativa embasamento teórico: Sabendo que o letramento vai muito além da capacidade de copiar e decodificar códigos de linguagem,mas compete a habilidade de compreender o mundo e a realidade em que o sujeito está inserido.Com isso precisamos que os alunos continuem se apropriando dos conhecimentos concernentes à aprendizagem da escrita alfabética. Na qual esse projeto tem como finalidade propor atividades no contexto das práticas sociais de alfabetização e letramento para os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pois os conhecimentos na perspectiva do alfabetizar letrando não estão restritos apenas aos anos iniciais, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental também estão nesse caminho de conhecimento aperfeiçoamento e aprofundamento do alfabetizar e letrar. Embora sejam processos distintos, mas são complementares

para a aprendizagem. Segundo Soares (1998, p.47), “alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis ao contrário: ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”.

Diante dessa afirmação de Soares, a nossa proposta é desenvolver atividades de intervenção com a turma do quarto ano, aqual necessita do aprimoramento das ações tanto do alfabetizar quanto do letrar. Sabemos que os alunos já trazem consigo uma bagagem de conhecimentos adquiridos fora da escola, por isso é importante que a escola trabalhe na perspectiva do alfabetizar letrando, pois irá consolidar as práticas sociais que o aluno já tem e assim associar a escrita alfabética e as habilidades de utilizá-la para ler e para escrever. (SOARES, 1998).

Mesmo que estamos em meio às tecnologias da comunicação, os alunos precisam ter conhecimento e aperfeiçoamento tanto alfabetizar quanto do letrar. O letramento tem sido de fundamental importância no processo de escolarização da criança, segundo o raciocínio de Kleiman (2008, p. 487-517) refere que “assumir o letramento como objetivo do ensino no contexto dos ciclos escolares implica adotar uma concepção de uso social da escrita”. Mesmo que a alfabetização e o letramento sejam distintos em si, mas isso não nos impede de desenvolver um trabalho em que ambos ocupam a competência social de ler e escrever no chão da escola. Pois o contexto do aluno faz toda diferença nesse processo de conhecimento.

Público alvo: alunos do 4º ano do ensino fundamental I.

Objetivo geral: Compreender o processo que envolve o ensino de leitura e escrita numa perspectiva de alfabetização e letramento na turma do 4º no do Ensino Fundamental I.

Objetivos específicos: Refletir sobre as ações da alfabetização e do letramento dentro e fora da sala de aula; Desenvolver meios que proporcionem os alunos quanto às práticas socais de leitura e escrita na sala de aula.

Sensibilizar e estimular os alunos sobre a importância do alfabetizar letrando.

Percurso metodológico: será utilizada uma abordagem sóciointegracionista permitindo que a criança tenha oportunidade de construir sua aprendizagem com as intervenções pertinentes. Portanto, será aplicada uma metodologia que favoreça o desenvolvimento da criança nas diversas fases da alfabetização, respeitando suas características individuais e necessidades pessoais. E também serão valorizadas as diversas contribuições que os diferentes métodos de alfabetização oferecem. O percurso metodológico será composto das seguintes ações.

Atividade 1- (Sensibilização) - Primeiro passo iremos apresentar a proposta, dialogar com a turma acerca do que será proposto sobre alfabetização e letramento. Após iniciaremos realizando uma sondagem para conhecer em que nível de escrita e leitura os alunos se encontravam e a partir delas trabalhamos atividades voltadas à apropriação é compreensão do sistema de escrita identificação de letras formação e a função social de ambas. Antes de ir para casa escolher um livro e colocar na mala de história para ler em casa e no outro dia socializar a leitura na sala com os colegas.

Atividade 2 - (Escuta ) – Escuta da história que foi lida em casa e pedir para que o aluno faça a relação da história com a nossa vida. Em seguida, iremos dialogar a cerca do que cada aluno domina em termo alfabético e de letramento por meio da leitura de literatura de cordel da comunidade local e valorização da oralidade, ou seja, após a leitura do cordel os alunos irão escrever o que entendeu em seguida expressar verbalmente.

Atividade 3 – (Escrita) - Assistir o vídeo “A escola da Vida e a Vida na escola” de Zacarias Gavião e João Guató.Em seguida fazermos uma roda de conversa sobre o vídeo assistido enfatizando o papel da escola e o alfabetizar e o letrar. Após produzir um poema sobre escola e a comunidade onde vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com