TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oralidade

Por:   •  13/5/2015  •  Artigo  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Campo verde MT.

Pós-graduação /Alfabetização e letramento

Docente: Rozimar Siqueira Santos

Oralidade

O professor em sua prática deve estar trabalhando de maneira prazerosa onde o aluno possa estar participando através da fala, devendo ser respeitado a forma que ele fala, para somente depois mostrar para este aluno a diferença e semelhança entre as duas modalidades a fala e a escrita.

Porque na maioria das vezes o grande problema é que como o aluno fala ele escreve não fazendo esta diferença entre fala e escrita. E isso deve ser trabalhado de diferentes maneiras com o aluno exemplos: a oral pelo oral, debater fazendo mesas redondas, discutir, dar depoimentos. Da oral para o escrito, anotações de sala de aula, fazer convites, conclusões de debates. Do escrito para oral, expor programações, seminários sobre assuntos estudados.

É importante que o professor possibilite o conhecimento e o desenvolvimento da linguagem oral.

É necessário que trabalhe a oralidade em qualquer disciplina, o professor devera organizar as apresentações, dividir a turma, sugerir onde eles podem estar fazendo suas pesquisas, determinando horários, para que o aluno possa aprender organizar seu tempo.

Sugerindo que faça tópicos, para somente olhar e lembrar-se do assunto a ser falado. Como exemplo: não falar baixo, evitar repetições na fala, falar pausadamente, fazer ensaios, pois através dos ensaios, podem ser vistos erros e ser corridos antes, dentre outras sugestões possíveis para evitar constrangimento na hora da apresentação.

Somente assim, aos poucos a oral e a escrita estarão sendo trabalhada sem grandes esforços, e transformando em correções automáticas, melhorando no dia a dia.

Pois, somos aprendizes a cada instante, e estamos em processo de transformação constantemente. E nunca é tarde para se aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com