TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Metodológica em Educação Infantil

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTO-JUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

Pedagogia

        

4º Série

Leme

2016

Plano de ação: Implantação de uma brinquedoteca em um Centro de Educação Infantil.

Introdução

A implementação da brinquedoteca no espaço escolar nos dias atuais é de suma importância para o desenvolvimento integral das crianças. Hoje, não há espaço para que as crianças brinquem em casa ou nas ruas como antigamente, isso faz com que as crianças se tornem apáticas, tendo seu desenvolvimento físico, cognitivo, motor e intelectual comprometido. A brinquedoteca visa complementar o espaço escolar, tornando possível ao aluno socializar-se com outras crianças, brincar espontaneamente, desenvolver a sua criatividade e demonstrar-se feliz na escola.

É um modo de acreditar que o desenvolvimento infantil não ocorre somente através do modo tradicional de ensino, mas precisa do lúdico para conseguir atingir-se plenamente.

Justificativa

        Brincar é uma forma de comunicação bastante importante, é por meio do brincar que a criança pode apresentar o seu cotidiano. A prática de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois simplifica a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação muito próxima entre jogo e aprendizagem.

         O brincar não significa apenas se divertir ou se distrair, é muito mais, caracteriza-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas mútuas que se estabelecem durante toda sua vida. Assim, através do brincar a criança desenvolve capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda assegurando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

Objetivo

        A implantação de uma brinquedoteca favorecerá o desenvolvimento psicomotor, sócio-cognitivo e afetivo das crianças, além de desenvolver a autonomia, o senso crítico, a criatividade e a cooperação entre elas. Assim será possível estimular vários sentidos das crianças ao mesmo tempo, sem que essa prática torne-se cansativa, fazendo com que as crianças fiquem entusiasmadas e o ensino seja eficiente.  A ludicidade é um recurso facilitador do processo de ensino aprendizagem, e o espaço da brinquedoteca nos permite trabalhar mais facilmente com este recurso através de jogos e brincadeiras.

        A brinquedoteca é um espaço que da asas a imaginação da criança, fazendo com que ela faça suas representações através do faz de conta, dos jogos e brincadeiras, fazendo também que através destes a criança desenvolva sua memória, atenção e se socialize.

        É importante que  o espaço onde será instalada a brinquedoteca seja atrativo para as crianças e também ofereçam segurança e comodidade, ou seja, precisa ser um local de fácil limpeza, com brinquedos em boas condições para que as crianças não se machuquem, e que os brinquedos estejam dispostos em alturas em que as crianças possam brincar de maneira independente.

Atividades a serem desenvolvidas

        As atividades desenvolvidas na brinquedoteca seriam inúmeras:

        Brincar: Dispor de massinhas, argila, gesso ou materiais de desenho, pintar, fazer colagens e construções com vários objetos, são linguagens plásticas relacionada a vivências sociais, motoras e sensoriais prazerosas. Materiais utilizados: Pincéis e tintas, aventais para as crianças, massinha comestível.

        Contação de histórias: Ouvir histórias é uma das práticas que as crianças mais gostam e ao participarem vão se tornando leitoras; seja ouvindo, vendo, falando, gesticulando, lendo, desenhando sua própria história ou construindo novas histórias. Os cantos temáticos são muito importantes, pois estimulam o “faz de conta”. Materiais utilizados: Fantasias de princesas e super heróis, fantasias de adultos e crianças dos contos de fadas, livros para todas as faixas etárias, mesinhas com cadeiras para leitura e manipulação dos livros e fantoches.

Casinha: Esta brincadeira mostra a afetividade e o cuidado que as crianças tem ao cuidar dos bonecos, colocando muitas vezes traços de sua realidade; a brincadeira de casinha pode ser composta de outros objetos como os cantinhos temáticos, que são muito importantes, pois promovem o exercício da imaginação e interação entre o grupo. Materiais utilizados: Cantinho das profissões (mini martelos, furadeiras, estetoscópios, injeções, remedinho), cantinho da beleza (pente, mini chapinha, espelho, batom), cantinho da casinha (talheres, fogãozinho, pia, carrinho de feira), entre outros.

Jogos: O Jogo é uma prática que colabora para o desenvolvimento da criatividade da criança, tanto na criação como também na execução. Os jogos são muito importantes, pois envolvem regras, como ocupação do espaço e a percepção do lugar. Materiais utilizados: Jogos de encaixe, quebra cabeça, jogos e materiais para crianças especiais (de acordo com a deficiência de cada um), boliche, jogos de montar, entre outros.

Sons: A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil as experiências  musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidas com as mãos, e até mesmo falados). Materiais utilizados: Tambor, chocalho, violão, flauta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com