TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Didática na Educação Infantil

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



  1. INTRODUÇÃO

No texto a seguir tem como objetivo contar quem foi o pedagogo e educador Loris Malaguzzi  que constituiu um princípio de ensino no qual não existem as disciplinas formais, e todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos, os quais não são antecipadamente planejados pelos professores, mas surgem por intermédio das ideias dos próprios alunos, sendo desenvolvidos por meio de diferentes linguagens e foi o  o criador da ideia de Reggio Emília, sendo até hoje seu incentivador primordial. Tem como objetivo também apresentar  sobre a abordagem de Reggio Emilia, o programa para a primeira infância, realizado em Reggio Emilia, Itália, e que se tornou conhecido como um dos melhores sistemas educacionais no mundo. E sobre o Protagonismo Infantil que se baseia na participação que reconhece a infância em sua capacidade e possibilidade de perceber, interpretar, analisar, questionar, propor e agir em seu ambiente social, comunitário e familiar.


  1. DESENVOLVIMENTO

                2.1 quem foi loris malaguzzi

Loris Malaguzzi nasceu no dia 23 de fevereiro de 1920, depois do final da Segunda Guerra cursou psicologia em Roma, Malaguzzi denunciou os preconceitos existentes em relação à criança, colocando-a como protagonista em mundo adultocêntrico, propondo uma educação igual para todos.

Lóris Malaguzzi, idealizador de um grande desafio, sua participação foi de característica primordial na construção da abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil.

Alinhado ideologicamente a esses movimentos e entendendo a educação como luta política, Loris Malaguzzi passou a atuar diretamente na gestão, como secretário de educação de Reggio Emilia e elaborou uma pedagogia que se preocupava em manter um diálogo constante entre teoria e pratica. Sua preocupação, desde o início de seu trabalho como educador, esteve sempre voltada às crianças de 0 a 6 anos. Mas, as ideias, concepções e inovações que construiu e que se tornaram importantes contribuições para o campo foram divulgadas de maneira mais abrangente no cenário da educação mundial apenas após seu falecimento, em 1994, sendo a demora decorrência de sua pequena produção acadêmica (EDWARDS, 1999 p. 39)

Lóris Malaguzzi deixou marcas de seu trabalho, seguindo os princípios da documentação feita por educadores em Reggio Emilia e em outras regiões da Itália, envolvendo pesquisa das práticas escolares, diálogo com educadores. Desde o início teve grande expressão na Itália, organizando congressos e trabalhando para a formação de professores.

                2.1.1 EXPLIQUE A METODOLOGIA UTILIZADA EM REGGIO EMILIA

A metodologia se baseia em princípios de respeito, responsabilidade e participação na vida comunitária. A exploração e a descoberta, em um mundo seguro e enriquecedor, estão entre os pilares do programa, que privilegia o desenvolvimento da criatividade e do senso estético e é pautada pelo respeito na relação com a criança pequena. “Em Reggio Emilia, as crianças são cidadãs desde o princípio” (MALAGUZZI, 1999).

Essa criança, completa e inteira, é um sujeito de direito e deve ser respeitada em sua identidade e em seu ritmo de desenvolvimento e crescimento. A criança tem potenciais para a aprendizagem e constrói experiências nas quais é capaz de atribuir sentido e significado (REGGIO CHILDREN, 2011). O que ela aprende não é resultado direto do que lhe é ensinado: essa apreensão depende, em grande parte, da própria criança (MALAGUZZI, 1999).

Spaggiari (1999, p. 105) salienta a relevância da participação comunitária para atingir o sucesso da abordagem. A participação social, a partir dos anos 70, elevou-se a uma participação voltada para o âmbito educacional, tendo sido vista como meio de se apoiar a inovação, de proteger instituições educacionais contra os perigos da burocracia excessiva e de estimular a cooperação entre educadores e pais.

Em 1971, a ideia de participação foi finalmente formalizada com a aprovação das leis nacionais que governavam os centros para bebês ou creches. Visto nesse contexto, a participação em geral e a gestão social são essenciais, não se pode separá-las das escolhas de conteúdos e de método nas creches e nas pré-escolas, pois tem igual importância e peso no crescimento individual de todas as crianças, em especial desse grupo etário..

Para entender melhor o motivo de certas escolhas em Reggio Emilia, em relação ao planejamento e em nível educacional, enfatiza que as escolas não são, portanto, escolas “experimentais”. São, em vez disso, parte de um sistema público que tem lutado para combinar o bem-estar das crianças e as necessidades públicas das famílias com os direitos humanos fundamentais à infância.

                2.1.1.1 O QUE É PROTAGONISMO INFANTIL.

O conceito de protagonismo infantil envolve uma concepção distinta da infância e de sua participação como atores sociais, tanto em suas próprias vidas como a escala social, exige que os reconheçamos como pessoas com direitos, indivíduos com critérios, capacidades e valores próprios, participantes de seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento pessoal e social. 

Considerar a participação principal de crianças e adolescentes, não só implica em que possam expressar livremente opiniões, pensamentos, sentimentos e necessidades. Além disso, estes pontos de vista expressados devem ser levados em conta e influir nas decisões; significa ser envolvidos democraticamente por suas famílias, escola, governos locais, mídia, organismos governamentais e não governamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (302.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com