TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Gestão da Educação

Por:   •  10/5/2017  •  Monografia  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a distância (AD)

Disciplina: Organização e Gestão da Educação II/PRINCÍPIOS TEÓRICOS, LEGAIS E PRÁTICOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Curso: Pedagogia

Professor: Jorge Alexandre Nogared Cardoso

Nome do aluno: Rejane Maria de Oliveira Brum

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,5 pontos)

Com base nas leituras dos 5 princípios da gestão pedagógica, construa um texto argumentativo, ou seja, um texto onde você defende ideias, baseado no que segue:

  • As questões pedagógicas devem ter a atenção principal da gestão escolar.
  • A gestão de recursos e a agilidade do gestor na tomada de decisões devem obedecer aos princípios democráticos.
  • O sucesso da gestão escolar não compete apenas ao gestor, mas compete a todos os membros da unidade escolar.
  • Para que a gestão escolar alcance os objetivos desejados, é necessário que haja um Projeto Político Pedagógico sólido e atualizado com as principais características da instituição.


As questões pedagógicas devem ter a atenção principal do diretor por ele ser educador. O qual deve observar o ambiente escolar como: os corredores, pátio, Conversar com os alunos e professores, conhecer a maneira de como os docentes ensinam seus educandos são atitudes que devem estar sempre presente no dia a dia do gestor. Na tarefa de administrar a aprendizagem, o diretor pode contar com o ajuda do coordenador pedagógico. Essa harmonia faz com que as informações sobre os métodos usados pelos professores, o relacionamento desses com as crianças e os jovens e as possíveis dificuldades que o corpo docente tem para ensinar sejam sempre compartilhadas. Assim com a participação de todos pode se estudar os problemas que estavam escondidos para poderem ser resolvidos.

O gestor escolar precisa criar situações para romper barreiras entre a teoria e a pratica. O ponto de partida para que ocorram mudanças significativas no sistema escolar é o de obedecer aos princípios democráticos, onde todos possam participar desse processo, opinar com suas ideias coerentes de acordo com as prioridades da instituição. Para que venham a funcionar o gestor deve ter o conhecimento da realidade da escola, assim poderá coordenar e dirigir ações conjuntamente com todos os indivíduos, preparando o ambiente para um processo de mudança em que terão que se adaptar de forma gradual.

O sucesso da gestão escolar esta na participação da comunidade especialmente ativa na escola, onde a escola faz o convite á comunidade a participar da vida escolar não é somente o gestor a proporcionar esse sucesso também são todas as pessoas que fazem parte do grupo escolar os quais agem em defesa dos objetivos da educação relacionada á sociedade e formação dos alunos.

 

Questão 2 (2,5 pontos) 

Leia com atenção o trecho selecionado:

Infere-se do rol de habilidades profissionais, em destaque, que a gestão da sala de aula interage o tempo inteiro com a gestão da educação na escola e que as duas causam impregnações mútuas, pois uma e outra precisam estar engajadas num projeto coletivo de mudanças, adequações e concessões. Só se pode fazer gestão educacional de qualidade considerando-se a gestão da sala de aula e vive-versa. E o maior desafio atual, tanto de gestores pedagógicos (direções e gerências) quanto dos docentes, é de estreitar essa relação e viabilizar a construção de um projeto pedagógico que coloque a escola nos trilhos dessa locomotiva de transformações chamada sociedade “pós-industrial”, marcada predominantemente pelo conhecimento e pela informação.

Fonte: PANDINI, Carmen Maria Cipriani. Organização e gestão da educação II: livro didático– Palhoça: UnisulVirtual, 2009, p. 59

Com base no trecho acima transcrito, construa um texto que dê conta de analisar a necessidade da interação entre gestão escolar e gestão da sala de aula, pensando nas seguintes situações:

  • As diferenças na formação superior, muitas vezes, dos professores ditos especialistas e dos pedagogos, normalmente integrantes da equipe gestora.
  • A necessidade de construção de uma identidade para a escola, que seja assumida por todos os profissionais.

Penso que deve haver uma reciprocidade entre a gestão da educação na escola e a gestão em sala de aula, pois só assim será feita uma gestão educacional de qualidade, com a participação de todos dando sugestões, pois sempre pode ouvir algo para se acrescentar com o conhecimento do outro, pois ambas as partes precisam estar comprometidas num projeto coletivo de mudanças, adequações e concessões.

Construindo assim uma identidade para a escola com a participação de todos assumida por todos os profissionais os quais fizeram parte para a transformação necessária.

Questão 3 (2,5 pontos)

Estudo de caso: Entrevista com gestor escolar

Com base nos estudos realizados nessa disciplina, você deve elaborar perguntas a serem feitas a um (a) gestor (a) escolar. Suas perguntas devem versar sobre:

  • Como esse profissional percebe as mudanças que a escola tem enfrentado nos últimos anos e quais são os desafios atuais da gestão.

A escola tem enfrentado mudanças na participação escolar, atualmente a comunidade escolar, professores, profissionais e pais dos alunos participam da Proposta Pedagógica e Regimento Escolar. Os desafios atuais da gestão e encontrar profissionais capacitados para a Educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (257.8 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com