TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

 Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Campinas/ SP

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor à distância

Campinas/SP

2015

Sumário

Introdução ....................................................................................................... 3

Etapa 1      ...................................................................................................... 4

Etapa 2      ...................................................................................................... 6

Etapa 3     ....................................................................................................... 8

Etapa 4     ...................................................................................................... 11

Considerações Finais  ....................................................................................15

Referências   ................................................................................................. 16

Introdução

Esse trabalho vem evidenciar a necessidade de um ensino de qualidade mostrando uma nova proposta que se fosse colocada em prática melhoraria e muito o ensino.

Se a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional fosse executada verdadeiramente, estaríamos no ranque de qualidade na Educação, pois temos como excelente a Proposta Curricular para Educação Infantil e o Ensino Fundamental; Ensino dos 9 anos; a formação dos docentes e as organizações auxiliares das escolas.

Esse trabalho tem como objetivo conhecer a organização e metodologia do Ensino Fundamental, e seus órgãos e propostas curriculares.

O trabalho se apresenta em quatro etapas com quatro passos em cada etapa.

Etapa 1   A organização e a estrutura do Sistema de Ensino Brasileiro

Segundo o texto indicado, a proposta curricular propõe uma nova disciplina, a Estrutura e funcionamento da Educação infantil e do Ensino fundamental, tendo como proposta, uma estrutura de produção e relações sociais de produção. Essa tem como conceito, a transformação baseada em condições reais e concretas da própria prática pedagógica, apostando num processo efetivo de resgate da qualidade de ensino.

Nessa proposta, o professor deve resgatar sua capacidade de pensar, organizar, de produzir conhecimento e tecnologia, em relação ao processo de produção do ensino-aprendizagem, participando ativamente, do processo político da escola, como o administrativo e burocrático.

A intenção é que o professor passe a ser um agente de educação. Aquele que faz história e que tenha o domínio do conhecimento, da tecnologia e das habilidades políticas.

Sabemos que historicamente essa participação tem sido negada aos professores, pelas precárias condições do próprio magistério.

Na proposta atual entende-se que é fundamental o professor conhecer o sistema educacional, mas que também seja oferecido a eles, as possibilidades para que isso aconteça de uma forma objetiva, pois esse, deve ter o auxilio de condições para uma participação mais efetiva no planejamento e desenvolvimento da educação.

Tendo em vista que a tecnologia tomou conta de tudo, o professor deve se envolver na construção de propostas de processo de produção do ensino-aprendizagem, que supere a pouca qualidade do ensino atual, propondo novas condições de participação dos professores, para que seja resgatado o controle do processo.

Essa proposta leva como fundamental o materialismo histórico como metodologia, pois foca na sua visão de mundo, de homem e de sociedade, no sentido de não somente conhecer o Sistema Escolar Brasileiro, mas de poder transformá-lo.

Sabemos que se realmente essa proposta fosse alcançada, seria o auge da educação, a proposta em si é excelente, mas infelizmente não tem atingido ao nível adequado.

Segundo a lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, mas sinceramente isso não tem sido feito, pois sua função seria zelar pela educação, sabendo-se que zelo é o empenho extraordinário na execução dos deveres, crianças têm alcançado ao fim do ensino fundamental sem saber o básico do básico, sendo assim, negado a esses, o direito a formação comum para o exercício à cidadania.

Acreditamos que a lei de Diretrizes e Bases da Educação que está vinculada às diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988 tem uma boa proposta, faltando assim ser executada verdadeiramente. Sabemos que essa ação, cabe ao Conselho Nacional de Educação (CNE), pois esse deve aprimorar e consolidar a Educação nacional de qualidade, assegurando a participação da sociedade.

Etapa 2   Vantagens e desvantagens do ensino Fundamental de nove anos

O Ensino Fundamental com duração de nove anos foi introduzido no contexto educacional pela lei 11.274/2006. Lei essa que determinou o Ensino Fundamental de 9 ( nove) anos.

A proposta do Ministério da educação (MEC) para o ensino de 9 anos é assegurar que todas as crianças passem mais tempo no convívio escolar e que isso venha proporcionar uma educação de qualidade e diminua a evasão escolar e repetência.

O MEC assegura que essas crianças terão maiores oportunidades de aprendizagem no período de escolarização obrigatória.

- Uma escolarização mais construtiva;

- Nova estrutura dos conteúdos considerando o perfil dos alunos.

Analisando, chegamos à conclusão que existe muito mais desvantagens no nosso ponto de vista, pois segundo estudos entre Freud, Piaget e outros, sabemos que cada criança passa por fases de desenvolvimentos, e essas fases estão sendo antecipadas, sabendo-se que o ritmo do Ensino Fundamental é bem diferente da Educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (333.8 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com