TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIDADE VILA MARIANA

PEDAGOGIA LICENCIATURA

5º SEMESTRE – 1º BIMESTRE

Disciplinas Norteadoras: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artística na Educação Infantil; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Avaliação e currículo.

ANA PAULA DA SILVA ALMEIDA - 1299115970

BRÍGIDA DA SILVA RAMOS - 1299116245

DESAFIO PROFISSONAL

BRINCANDO DE APRENDER

 

Nancy Policeno

26 DE JUNHO DE 2016

Sumário

  1. Introdução..........................................................................................3
  2. Características da turma....................................................................4
  3. Análise Organizacionais.....................................................................5
  4. Projeto: A Fruta na Minha Vida...........................................................6
  1. Justificativa....................................................................................6
  2. Objetivo.........................................................................................6
  3. Metodologia...................................................................................6
  4. Avaliação.......................................................................................6
  1. Resultados Esperados Projeto............................................................8

 

1. Introdução.

Faz parte do crescimento humano o brincar. A brincadeira desenvolve várias habilidades físicas, sociais, emocionais, cognitivas.  É comprovado desde quando o bebê nasce. Os pais nesses processos são fundamentais, pois eles são os primeiros a lidar com os pequenos e todas as suas necessidades.

Ao ser inserido na escola, o brincar, torna-se essencial para o desenvolvimento e aprendizagem de todas crianças. Para isso, inclui-se nas escolas ambientes internos, como a brinquedoteca; e os ambiente externo, onde temos o parquinho. O objetivo pedagógico é desenvolver habilidades que visem à autonomia da criança, e observando-a para redireciona-la aos valores necessários ao cuidar e brincar.

Assim sendo este trabalho foi norteado mediante Plano Político Pedagógico e seguindo os Lei de Diretrizes Base, visando o bem estar da criança atendida no ambiente escolar proporcionando para o atendido segurança e proteção e cuidado.

Palavras-chave: Brincar. Cuidar. Educação infantil.

Característica da Turma.

1. Escola:

2. Quantidade de turmas atendidas:

3. Quantidade de crianças em cada turma:

4. Faixa etária de cada turma:

5. Aspectos individuais.

5.1 Quantidade de crianças que moram com:

Pai e Mãe:

Só com pai:

Só com a mãe:

Mãe e padrasto:

Pai e madrasta:

Outros (avós, tios, outros que sejam parentes):

5.2 Quantidades de crianças com problemas de saúde:

5.3 Quantidade de crianças com necessidades educativas especiais:                  tipo de necessidade                

5.4 Hábitos das crianças que merecem destaque:

3. Análise Organizacionais.

O objetivo deste trabalho é analisar o espaço físico da instituição, os critérios e objetivos de se manter a segurança e a diversão das crianças dentro do ambiente escolar. Para que fosse realizado o registro satisfatório dessa análise foi observado por duas horas durante dois dias, construindo assim a proposta do que já se tem e o que poderia melhorar para o processo educa, cuidar e brincar.

Foi verificado assim que adentramos no ambiente a rampa de acesso a deficiente, próximo ao portão de entrada, no qual é imprescindível a qualquer escola que tem respeito aos seus frequentadores tornando-se pragmático a acessibilidade das crianças com deficiências até suas salas. Continuando na área externa contamos com parquinho com piso de barro e com piso de cimento para dias chuvosos, tanque de areia, pátio com algumas áreas coberta, uma pequena horta de temperos que é usado no próprio cardápio da escola.

Contamos com sete salas onde se convive com harmonia, respeito temos banheiros em algumas salas, que são sempre limpos, porém as vezes atrapalha devido crianças de outras salas terem que usar. As salas são claras, com janelas, mesas e cadeiras adaptados, as crianças sempre sentam em grupos. O refeitório é amplo, ventilado e usa-se a claridade do dia o tempo todo, pias para lavar as mãos antes das refeições.

Uma Biblioteca que conta com uma enumera coleção de livros infantis de nossa literatura, com um projeto que empresta livros as crianças aos finais de semana devendo ser entregues na segunda-feira, assim colaborando com o interesse das crianças e contribuindo com a leitura na vida desses pequenos cidadãos. Agrega-se a este ambiente a sala de leitura e sala dos computadores.

 A sala dos professores também arejada dividida em dos ambientes que serve de reuniões e descanso dos mesmos, sala da direção e a secretaria.

Notasse que é um ambiente propício ao desenvolvimento infantil, as crianças são enfoque em tudo, que é pensado e direcionado a mesma, conclui-se que não se trata apenas da lei, mas sim de uma equipe que humana que contribui na vida sociocultural destas crianças.

 

A Fruta na Minha Vida

Justificativa: No mundo tão cheio de fest food encontra uma criança que chore no mercado para que a mãe compre frutas, ou verduras virou quase uma utopia. Algumas pessoas nem se quer sabe o gosto de determinados alimentos, e já falam que não gosta, e assim acontece com a criança que em inúmeros casos são a cópia fiel de seus genitores. Oferecer condições para o desenvolvimento deste aluno é um trabalho que requer tempo e disciplina, embora as crianças brinquem o tempo todo, precisamos redireciona-las para experimentos e experiência que possa acompanha-la em todo processo de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com