TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

DISCPLINAS NORTEADORAS – Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artísticas na Educação

Infantil; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Avaliação e Currículo.

TRÂNSITO LEGAL

[pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO PEDAGOGIA

DISCPLINAS NORTEADORAS – Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Avaliação e Currículo.

TRÂNSITO LEGAL

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Didática da história e Geografia, Expressões Artísticas na Educação Infantil, Educação aplicada aos cuidados da Criança e Avaliação e Currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Raquel A. S. Raysaro

INTRODUÇÃO

Os professores junto à coordenação pedagógica da Escola Balão Mágico notaram a necessidade de se desenvolver um projeto pedagógico que abordasse o tema Transito, visto que a escola fica localizada em uma avenida com grande fluxo de carros, expondo assim os seus alunos ao contato direto com o trânsito, além de existir no cotidiano dos pequenos outras atividades que envolvam o trânsito.

Mediante a observação da necessidade de instruir e formar cidadãos conscientes a fim de preservar a integridade e a paz no trânsito este projeto tem como proposta levar Educação no Transito deforma adequada enquanto usuários de via publica como pedestre, passageiro ou futuro condutor.

O projeto Trânsito Legal irá proporcionar conhecimento a nossas crianças por intermédio de sua linguagem com uma abordagem lúdica ele será desenvolvimento através de brincadeiras e brinquedos relacionados ao tema, promovendo a convivência, a criatividade um aprendizado prazeroso e efetivo para que as situações vivenciadas pelas crianças possam ajudar na realidade vivenciada no dia a dia.

DESENVOLVIMENTO

                A Escola de Educação Infantil Balão Mágico atende a 10 turmas do 1º ao 5º ano do Ensino fundamental, totalizando 200 crianças.

                Todas as Turmas são bastante receptivas e os alunosbastante autônomos o que irá proporcionar uma participação intensa e efetiva por parte dos alunos.

                

                O Levantamento individual das turmas realizado por intermédio de questionário enviado aos responsáveis permitiu conhecer aspectos individuais dos alunos que iram participar do projeto proporcionando assim aos envolvidos desenvolver as atividades propostas com maior efetividade, os dados coletados foram os seguintes:

  • Todos os 200 alunos atendidos dispõem de automóvel particular;
  • 160 crianças moram com os pais, 120 dessas crianças possuem pai e mãe condutores e fazem 80% de sua locomoção semanal de automóvel particular as outras 40 possuem apenas pai ou Mãe condutor e fazem 60% de sua locomoção semanal de automóvel particular;
  • 40 Crianças vivem com apenas um dos pais e/ou demais familiares, dispondo de um ou mais condutores em sua residência, mantendo uma média de 80% de sua locomoção feita por veículo particular.

Cabe resaltar que nas turmas atendidas não há crianças com necessidades educativas especiais.

 DO ESPAÇO FISICO

        A escola X possui excelentes instalações físicas, todos os ambientes são bem iluminados, os espaços são amplos e térreos, possui acessibilidade adequada. Conta com um acervo de brinquedos adequados para atividades direcionadas e oficinas em uma ampla Brinquedoteca setorizada além de um pátio coberto e um playground a céu aberto com escorregadores, casinha de Tarzan e balanças.

        A Setorização da Brinquedoteca permite o desenvolvimento de atividades que evolvam oficinas de leitura e pintura, sem que as crianças se distraiam com os demais brinquedos, possui também uma parte repleta de brinquedos com a finalidade de estimular além da criatividade e socialização os sentidos cognitivos e motores.

        A meu ver um dos locais que disponibiliza maior flexibilidade de uso é o pátio coberto pois possui amplo espaço permitindo a realização de projetos pedagógicos que atendam além de uma única turma como exposições, peças teatrais entre outros que possa de estender a familiares e comunidade.

PROJETO: TRÂNSITO LEGAL

Projeto: Trânsito Legal

Participantes: Alunos do 1º a 5º ano

Duração: 10 dias

        

JUSTIFICATIVA:

        Atualmente o contato com o transito é algo rotineiro na vida das crianças, seja como passageiro ou como pedestre, eles estão sempre sendo submetidos a situações e contatos com transito, automóveis e pedestres, sendo assim a escola torna-se um importante mediador educativo sobre assuntos referentes a educação no transito na formação de cidadão conscientes.

OBJETIVO:

        O Projeto Transito Legal tem por objetivo conscientizar as crianças e seus familiares a importância de uma conduta adequada e respeitosa em relação ao transito e assim formar pedestres, passageiros e futuros condutores conscientes e críticos.

        Os alunos serão responsáveis por construírem seus veículos com blocos de montar para serem utilizados em uma maquete que ira representar as vias ao redor a escola fim de simularmos situações reais do trânsito nas imediações escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (258.7 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com