TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Anhanguera Educacional – Joinville unidade 1

Pedagogia - Organização e Metodologia do Ensino Fundamental  

2015

Ensino Fundamental de nove anos

Atualmente passamos por uma transformação em nossa educação, o ensino fundamental de nove anos. Após a Resolução CNE/CEB nº 3/2005 a educação Brasileira teve uma grande mudança na sua estrutura, incluindo mais um ano letivo, seguindo agora do primeiro ao nono ano, o ensino fundamental se estendeu, essas mudanças ainda estão sendo adaptadas e aprimoradas, para não ter um impacto grande no aluno e professor.

Além disso, foi reduzida a Educação infantil que agora se finaliza aos cinco anos de idade, o que se diferencia, pois o primeiro ano não prepara as crianças para a entrada no ensino fundamental, como era o que ocorria no ultimo ano da educação infantil, na nova grade a criança tem a alfabetização iniciada, além de introduzida em outras áreas necessárias de conhecimento.

Não é apenas o primeiro ano que se diferenciou toda a grade curricular, toda ela foi revista com o intuito de alongar a variedade de conhecimento passado as crianças até o nono ano para melhor prepará-las para o ensino médio.

Outra diferença é em face dos professores, que dependendo do concurso outrora realizado, podem realizar trabalho tanto no ensino fundamental e na educação infantil, como podem ter que ficar com apenas uma das áreas acolhidas pela sua formação.

                                              A etapa da criança

   Para Nietzsche a criança é um espírito livre, ela representa a superação dos valores morais e a criação de novos valores.

  As crianças são seres puros, inocentes, despreocupados, adoram bagunça e conviver com outras crianças e são arteiras. É muito bom trabalhar com a criança nessa idade da descoberta, da curiosidade e das palavras é muito engraçado.

  As vezes as professoras acabam fazendo o  papel de pais a criança em si acaba  se apegam facilmente em quem oferece carinho, cuidado e atenção.

  O papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.

  Quando a criança começa a frequentar a Educação Infantil o professor se torna a seu maior mediador principal na educação. As crianças possuem conhecimentos prévios, poucos mais úteis para suas primeiras etapas na Educação Infantil, quando os alunos aprendem seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

  Não cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem maturidade para isso, exceto quando os casos em que a alfabetização é espontânea acontece naturalmente da criança sem que seja ´´ obrigada `` por um adulto.

  As crianças aprendem Coordenação Motora, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

  O objetivo é o desenvolver algumas capacidades, como ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com