TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  22/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.289 Palavras (14 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]        UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Semipresencial

CURSO DE LICENCIATURA

PEDAGOGIA

1º BIMESTRE 2015-1

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Tutor (a) Presencial: Gislaine Ap. Blas Israel Tudela

Professora AD: Mª Maria Clotilde

 Acadêmicos                                                 Registros Acadêmicos

Rosana Martinez                                                              7929706191

Laureni Soares Ferreira                                                   7982716027

Deisiele Analia Xavier da Silva                                      7599631529

Gesiane Cardoso da Silva                                                7982707531

Joelma Aparecida Pereira Valim Ramos                         9978021419        

               

SOROCABA

Março /2015

SUMÁRIO

Resumo..............................................................................................................................3

Funcionamento da Educação Infantil e o Ensino Fundamental........................................4

Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos .................................6

As organizações Auxiliares da Escola.............................................................................8

Formação Docentes........................................................................................................11

Mapa Conceitual da Organização do Ensino Fundamental ...........................................12

Considerações finais.......................................................................................................15

Referências Bibliográficas..............................................................................................16

3

RESUMO

A finalidade deste trabalho é observar e pontuar as vantagens do Ensino Fundamental de 9 anos. Elencando a socialização, valores, normas, saberes que assegurem a integração social através do meio em que vive, de sua cultura e suas necessidades.

No dia 06/02/2006 O Presidente da República sancionou a lei nº 11.274 que regulamento o ensino fundamental de 9 anos, o objetivo é assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade.

Não há dúvida de que ter repensado a educação, ampliou a visão de toda a comunidade escolar. Voltando os olhos para um ensino mais extensivo e de qualidade.

O importante de se discutir e refletir sobre o assunto é se, realmente essas mudanças estão melhorando o ensino nas escolas e preparando melhor o aluno para enfrentar os desafios vindouros de toda a trajetória na vida escolar.

O modelo da organização da sociedade atual necessita de educadores capazes de compreenderem o mundo, profissionais capazes de formar pensamentos e idéias que busquem a reflexão racional de cada indivíduo, proporcionando o crescimento e o bem estar de todos.

4

FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL

A Lei de nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de novembro de 1996 (LDB 9.394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição.

É importante reafirmar que a história da construção de uma Educação de qualidade no Brasil já percorreu muitos caminhos, já contou com muitos protagonistas, já alcançou resultados significativos e já identificou obstáculos a serem superados.

 Aprender com esta história é retomá-la, nesse momento, é a tarefa que nos aguarda. Para tanto, faz-se necessário obter consensos a serem sempre revistos e renovados, de forma democrática, contemplando as necessidades sociais em constante mudança e incorporando os novos conhecimentos que estão sendo produzidos sobre as crianças, seu desenvolvimento, seus diversos ambientes familiares e sociais suas variadas formas de expressão.

A Estrutura Regimental do MEC, só ficou realmente estabelecida pelo decreto n°4791 de 22 de julho de 2003.

Depois desse decreto 4.791 que teve como objetivo estabelecer uma estrutura regimental na educação brasileira, que dá direito a todos os brasileiros o direito a educação, desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, o EJA, a educação profissional para todos. Com essas atribuições o MEC estabeleceu ainda o direito a educação especial, trazendo assim um avanço na educação brasileira com assistência financeira a famílias carentes para escolarização de seus filhos.

Tudo o que é ensinado e estudado em todas as etapas da escolarização do ensino no Brasil é regulamentado e autorizado pelo MEC (Ministério da Educação). Ao longo da instituição das práticas de ensino foi visto a necessidade de regulamentar e padronizar as metodologias e práticas de ensino em todo o país, pois, a falta de uniformização causava níveis educacionais variados, difícil acesso a educação para todos os cidadãos de

5

forma igualitária e garantida, e falta de apoio curricular aos docentes que lecionavam em todo o país.

Durante o período da educação infantil o aluno consegue compreender melhor o seu papel de ser pensante e reflexivo mediante a tudo o que acontece em sua volta, aprendem de maneiras peculiares como tudo o que pensam, falam e fazem tem um porque ou determinada razão de ser.

O ensino fundamental é a etapa de aprofundamento racional dos indivíduos, baseando-se em metodologias e teorias educacionais que alcancem resultados satisfatórios de aprendizagem, tudo o que é visto e passado pelo docente dentro e fora da sala de aula é estruturado em correntes teóricas, que foram testadas e comprovadas por pensadores diversos. Daí surge a idealização e a realização do MEC (Ministério da Educação), órgão responsável por garantir que a educação seja única, pública, laica, obrigatória e gratuita a todos os cidadãos brasileiros sem distinção de qualquer tipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (335.1 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com