TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Metodologia do Ensino fundamental

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Organização e Metodologia do Ensino fundamental

Prof. Raquel

Aluno:

Aleksandre de Souza Siqueira RA: 7986736102

Curso: Pedagogia e Licenciatura

Série: 4º Semestre

LIMEIRA SP

2015

Etapa 3

Passo 1

Leitura

Passo 2

Fazer um resumo sobre os seguintes itens abordados no documento lido (“Orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade”):

- Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem da Leitura e Escrita;

- Dimensões da proposta pedagógica para o ensino da Linguagem Escrita em classes de crianças de seis anos: O Letramento;

- O desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de palavras, frases e textos em sala de aula.

Para pensar na educação da criança de seis anos, é preciso ter a concepção de quem é essa  criança. Se faz necessário fazer uma seleção do que é relevante, como conteúdo escolar, considerando a idade e o desenvolvimento da criança de seis anos. Nessa faixa etária se destina o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Tendo em vista tais princípios cabe ao professor criar situações propícias para favorecer o desenvolvimento da criança. Ao planejar o dia escolar e ao selecionar seus objetivos, o professor deverá observar se está enfatizando igualmente os diversos aspectos do desenvolvimento.

As crianças em seu primeiro contato com a forma de desenhar usa a imaginação pra traçar seus rabiscos, nesse processo a criança passa por estágios, assim como a aquisição  do código escrito, a medida que essas experiências vão se realizando. Aos sete anos, aproximadamente a criança elabora hipótese de leitura e escrita de forma mais sistemática, ela passa a se expressar por meios de seus desenhos e a criar formas mais amplas e ricas. Relacionando desenho e escrita, podemos inferir que, a medida que as crianças avançam na elaboração, avançam também na escrita.

O processo de compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita desenvolve nas crianças mecanismos de leitura e de escrita de palavras. Apesar de muitas delas aprenderem esses mecanismos com relativa facilidade, o desenvolvimento das habilidades relacionadas à leitura e à escrita de palavras leva tempo e requer treino por parte das crianças. Para isso, um conjunto de atividades de leitura e escrita de palavras e frases deve fazer parte do planejamento pedagógico das professoras desde o primeiro ano do Ensino Fundamental.

É fundamental transformar a sala de aula em um ambiente acolhedor , rico em materiais escritos, o ambiente deve contar com carteiras dispostas em grupo de aula, fichas de trabalho, canto de leitura e cantos de atividades diversas.

Passo 4

Entrevistar um (a) professor(a) do 1o ano do Ensino Fundamental de nove anos (de escola Pública ou Particular), tendo como foco principal analisar como esse professor alfabetiza seus alunos.

A equipe deverá elaborar, no mínimo, seis questões a serem feitas ao (à)professor(a) entrevistado (a) envolvendo o tema: “Como alfabetizo meus alunos de seis anos na prática”?

Entrevistada:

Professora Neuza do 1 ano B escola CIEEF Arlindo de Salvo

Qual a metodologia utilizada na alfabetização?

R. Trabalho com a proposta construtivista sócio interação mista, pois fiz o curso letra e vida módulos 1 e 2 e vi na prática os resultados.

Como você alfabetiza seus alunos?

R. Através de avaliação diagnóstica e sondagens, faço duplas com níveis próximos de escrita e vou construindo palavras com alfabeto móvel. Conforme os alunos vão mudando os níveis, vou fazendo novas duplas.

Qual a metodologia que a rede municipal utiliza?

R. Estão com a Pedagogia Histórico Critica, nos professores estamos estudando para alfabetizar os alunos dentro desta nova metodologia.

Quais são os recursos utilizados na alfabetização?

R. Uso muitos cartazes com textos de memória, parlenda, nomes da sala para leitura de ajustes, alfabeto móvel e textos fatiados.

Quais são as atividades permanentes no 1 ano?

R. Construção da rotina, calendário com registro do dia e do tempo, escrito do nome, leitura.

Como você faz a avaliação?

R. A avaliação é realizada através da observação, participação, sondagens, leitura e avaliações bimestrais. Este ano a prova Brasil também foi aplicada no 1 ano (avaliação externa)  

[pic 2]

[pic 3]

Etapa 4

Passo 1

Pesquisar sobre a importância do brincar na educação:

A personalidade da criança vai se formando de acordo com as experiências que ela vivencia dentro do núcleo familiar, principalmente através da maneira como os  pais se relacionam com ela, entre si e no âmbito social. A criança é muito sensível ao ambiente, ao que ela percebe em relação ao mesmo. As brincadeiras ajudam muito a criança a representar aquilo que vivencia dentro de sua família, tanto os momentos prazerosos, quanto os difíceis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (297.8 Kb)   docx (581.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com