TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação e Praticas em Projetos na Infância: Dengue

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Orientação e Praticas em Projetos na Infância

Dengue

Maria Joseane de Sena Souza - RA 1513844

Polo São Vicente

2016

Plano de Aula

1.  IDENTIFICAÇÃO

Tema da aula: Dengue          Área do conhecimento: Natureza e Sociedade

Público-alvo: Educação Infantil            (  ) 0 a 3 anos       (x) de 4 a 5 anos

Duração da aula: 60 minutos

2.  CONTEÚDO: Dengue

3. OBJETIVOS: Conscientizar as crianças desde pequenas a conhecer o que é o mosquito Aedes Aegypti, as suas principais causas da proliferação, identificando cuidados e atitudes que possibilitam prevenir a doença.

4. RECURSOS:

* Cartaz explicativo;

* TV com DVD;

* Giz de cera

* Lápis de cor

* Folhas com atividades;

* Papel sul fite

* Barbante

5.  ORGANIZAÇÃO DA AULA:

a-) Introdução ao tema da aula:

        Inicialmente, fixar na lousa o cartaz explicativo, com ilustração do mosquito transmissor da Dengue e as ilustrações de ações de prevenção. Dobre a parte superior do cartaz para baixo e em seguida, convide as crianças a sentarem em roda e pergunte: ¨Quem conhece o mosquito que tem deixado muitas pessoas doentes na nossa cidade? Logo após as crianças se manifestarem, pergunte se algum conhecido ou alguém da família já ficou doente através da picada deste mosquito. Levante a parte superior do cartaz, que havia ficado para baixo, mostre a ilustração do mosquito e explique suas características e diferenças dos demais mosquitos. Em seguida, prossiga com o desenvolvimento da aula.

b-) Desenvolvimento da aula:

        Utilizando uma TV com DVD, mostre para as crianças um vídeo de curta duração em forma de desenho, do qual o mesmo de forma animada mostra todas as fases do mosquito, cuidados, proliferação, sintomas da doença. Logo em seguida, questioná-los baseando no vídeo mostrado, se os mesmos se recordam sobre os tipos de ações que devem ser tomadas para evitar que o mosquito Aedes aegypti se prolifere, quais os cuidados que devemos tomar e os sintomas da doença.

c-) Atividade para as crianças:

        Entregue para as crianças folhas com desenhos de atividades para que eles possam identificar onde o mosquito deixa seus ovos, pintar os desenhos onde constam os sintomas da doença. Por último, mostre um desenho onde consta uma música divertida sobre o mosquito, cante esta música com as crianças e peça que elas pintem o mosquito com as cores que ele possui.         

           Após todas as atividades concluídas, recorte no papel sul fite, máscaras do mosquito da dengue e com o barbante coloque no rostinho das crianças para que elas levem para casa e mostrem para seus pais o que foi desenvolvido em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (158.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com