TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da educação escolar no Brasil

Trabalho acadêmico: Origem da educação escolar no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.813 Palavras (24 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHAGUERA

CENTRO DE EDUCAÇAO A DISTANCIA

PEDAGOGIA 3º PERIODO

MATERIA – HISTORIA DA EDUCAÇAO

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA – ATPS

TUTOR – TATIANE

PROF.ª: CAMILA BELTRÃO MEDINA

ALUNA - PATRICIA MACIEL GOMES – RA 7928695178

ALUNA – DJANIA FERREIRA – RA 8113712237

Aparecida de Goiânia, 2014

Sumário

1- Introdução....................................................................................................

2- Somos Feitos de Tempo.........................................................................................

3- A origem da educação escolar no Brasil- A ação dos jesuítas como parte do movimento da contra- reforma católica. ...............................................................

4- Principais Estabelecimentos Escolares Fundadas no Brasil entre os períodos Colonial, Imperial e Republicano.......................................................................................................

5- Memário da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo ........................................

6- Projeto Politico pedagógico........................................................................................

7 - Regime de Funcionamento.............................................................................................

8 – Conclusão....................................................................................................................

9- Referencias Bibliográficas..............................................................................................

Aparecida de Goiânia, 2014

1 - Introdução

Iniciamos este trabalho falando sobre a importância da historia da educação e da pedagogia. Aqui desenvolvemos a origem da educação no Brasil e o quadro imunológico das primeiras escalas fundadas no Brasil nos períodos colonial, imperial e republicano e por fim a historia da Escola Adelino Ariane.

2 - Somos Feitos de Tempo

De geração a geração fomos mudando vivendo e se relacionando e a nossa historia vai se formando.Temos em nos a força motivar o mundo em que nascemos. O conhecimento é a melhor forma de transformar uma sociedade portanto um povo com educação e cultura pede se transformar. E com isso não deixando pra traz sua experiências e memorias que e a identidade de um povo isso deve ser valorizado.

A educação é feita de historias e ela pode nos ajudar a compreender como estamos hoje. A historia nos permite conhecer culturas em épocas diferentes e com tudo ajudar a melhorar o agora.

O homem é resultado da cultura e ele fora da pratica social e sem conhecimento, não se pode entender.Pensar no passado não deve ser visto como saudosismo. O passado não morreu é compreendendo o passado e que podemos dar sentido ao presente e planejar o futuro.

Enfim estudar historia da educação e entender o presente e integrar no futuro através do estudo do passado na cometendo os mesmo erros de nossos antepassados.

3 - A origem da educação escolar no Brasil- A ação dos jesuítas como parte do movimento da contra- reforma católica.

Com a invenção da escola pelos gregos e com a ciência da democracia, ele reclamava conhecimentos para seus filhos, conhecimento até agora guardado pela família.

Os romanos por sua vez constituíam em seus estudos literários e ciências os gregos tinha a filosofia como principal nos seus estudos. Nascida do cristianismo a igreja católica, sai criar suas próprias escolas.

Os jesuítas saíram para o Brasil com a missão de converter os moradores da terra, e expandir a religião católica. A missão dos jesuítas foi bem sucedida e ainda hoje os países são predominantes católicas. A dos jesuítas no Brasil foi muito importante para formação cultural e religiosa.

Os jesuítas entraram em conflito com os reformadores protestantes, e promoveram um movimento chamado contra reforma, com o objetivo de fortalecer a igreja católica. A missão dos jesuítas era convencer os católicos que eles precisavam contestar o que levou aos conflitos no Brasil os únicos que viram para fica foram os jesuítas.

Como a formação que tem a bíblia como ensinamento se formava homens com capacidade de defender o cristianismo e estabelecer novas relações éticas.

O século XVII não será apenas palco de grandes feitos políticos; será religioso, implementando proposições teológicas advindas da reforma e contra reforma com profundas consequências o Brasil conquistado por países católicos foi ter na companhia de Jesus seu principal agente educador.

No final do século XX, e o único do século XXI esta instituído uma escola em que os meios de ensino são diferentes. A maquina não esta instaladas apenas na indústria mais na sala de aula.

4 - Principais Estabelecimentos Escolares Fundadas no Brasil entre os períodos Colonial, Imperial e Republicano.

1541 – Fundação do primeiro colégio da companhia de Jesus.

1545 – Colégio e Universidade de Pádua

1544 - Colégio fundado por S. Francisco de Borja, Duque de Jandia.

1549 – Os Jesuítas abriram escola de ler e escrever

1550 – Colégios de meninos órfãos do Brasil

1556 – Fundação do colégio jesuítas de todos os santos.

1557 – Fundação do colégio jesuíta do Rio de Janeiro

1623 – Fundação do colégio jesuíta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com