TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos Organizativos do Estágio

Por:   •  8/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.985 Palavras (20 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

LENGE DIAS GONÇALVES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Ribeirão das Neves

2014

LENGE DIAS GONÇALVES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Cassandra Lemes Caldas/Luciane Mota Santos Munhoz

Tutor de sala: Etelvina Rigueira Perdigão/Ivanete Dias de Jesus Carolino

Ribeirão das Neves

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio        05

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.........        06

3.1 Análise e Descrição do Projeto Político- Pedagogíco        06

4 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1 Proposta de Intervençaõ e Atividades Desenvolvidas ........................................11

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO.....16

6 MOSTRA DE ESTÁGIO ...............................................................................17

CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................18

REFERÊNCIAS .............................................................................................15


1 INTRODUÇÃO

O estágio descrito nesse relatório foi realizado na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, (Caixa Escolar Agda  Caroline) localizado  no municipio de Ribeirão das Neves – Mg,  em uma comunidade com muitas carências de recursos,  tanto materiais como emocionais, sendo que uma boa parte das famílias atendidas possuem um parente que se encontra  detido nas penitenciarias  existentes em Ribeirão das Neves. Fazendo assim  que as crianças tenham uma carência afetiva muito grande, e principalmente a falta de valores familiares.

Realizar este estágio de gestão escolar foi uma oportunidade maravilhosa e indispensável para nós futuros pedagogos ja que fortaleceu a relação teoria e prática  , o dia a dia  de quem  coordena uma instituição de ensino com poucos recursos é um grande desafio , muitas vezes o que é planejado e discutido nos módulos,  na teoria funciona e na prática as vezes não funciona tão bem,  na minha observação o que pude  perceber foi que  quando os profissionais estão com  mesmo pensamento de  trabalho as coisa fluem melhor, e consegue um bom resultado e quando existe uma gestão democratica, competente,  apesar de todas as difuculdades tudo flue com mais  vontade e maior respeito.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio

O Caixa Agda Carolina ou Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade está localizada  na Rua 55 numero 330 Bairro Florença, na cidade de Ribeirão das Neves, região metropolitana da capital de Minas Gerais , Belo Horizonte.

A carga horária é 800 horas e 200 dias letivos. A escola tem a sua história escrita a mais ou menos 10 anos e foi fundada  em Dezembro de 2004. Atende aos 02 turnos. O horário de funcionamento da instituição de  manhã 07:00 as 11:30 – tarde 13:00 as 17:30 horas  e os níveis de atendimento da mesma é Ensino Fundamental( 1º e 9º  ano).

A população atendida da escola é de 1008 alunos matriculados nos dois turnos de funcionamento, vindo do bairro e de bairros adjacentes como: Fazenda Castro , San Genaro, Florença, Sta Cecília, Vale da Prata. A  situação sócio-economica das familias é de baixa renda, aonde a sua maioria só tem o bolsa-família como renda e já que muitas migraram para poderem ficar mais perto dos seus maridos, filhos ou um parente mais próximo pelo fato de existir  várias penitenciaris na cidade  como: José Maria Alkimim, José Antônio Dutra Ladeira, Carlos Drumond entre outras.

A estrutura fisica da escola é considerada muita boa e oferece espaço adequado ao desenvolvimento das atividades propostas pelo professores  .Possui duas entrada e é cercada por um muro que contorna toda a escola e tem aproximadamente três metros de altura e se encontra pintado pelo projeto fica vivo no qual é proposto por um projeto do estado o qual tenta resgatar os valores etnicos da sociedade jovem, a saída e a entrada é feito por um profissional da área de serviço geral.

As salas  dos alunos são amplas, com cadeiras,  e mesas  apropriadas, inclusive com acesso a cadeirantes dentro da escola, mais infelizmente as ruas próximas náo oferecem acessibilidade e nem transporte adequado para os mesmos, sendo assim dificil  o acesso a escola, armário para guardar  materiais e quadro negro com uso de giz branco , uma quadra e um espaço muito bom para os alunos na hora do recreio.

 A a sala dos professores é ampla, a biblioteca com um espaço adequado para as pesquisa feitas pelos alunos e espaço com TV e DVD , existe ainda uma pequena sala para a diretora e a sala da  Secretaria é o coração da escola aonde toda a vida dos alunos se encontram, estando bem organizada, a  sala das supervisoras, uma no período da manhã e outra à tarde adequadas para receber os pais, professores, pessoas da comunidade escolar para eventuais projetos.

O refeitório da escola é muito organizado e o cardápio e pré-estabelecido pela Secretaria Municiapal de Educação e feito por um nutricionista, sendo mensalmente refeito . È importante observar que, a maioria dos alunos merendam na escola, pois a maioria deles só tem esta comida. As cantineiras monstram-se bastante educadas em me descrever sua rotina, ao falarem de sua relação com os alunos, disseram: “Que ficam muito satisfeitas em  cozinhar e alimentar os alunos, já que, existem alguns alunos que a única alimentação balanceada do dia é esta feita na  escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (218.6 Kb)   docx (978 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com