TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios Da Leitura No Processo De Alfabetização

Por:   •  18/7/2023  •  Artigo  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

       

BIANCA LARAINA RODRIGUES LEME

FAVIANE APARECIDA TEIXEIRA

GISELLE DE OLIVEIRA ALVES DA SILVA

IRIS  MOREIRA DE JESUS

NIELIDA BARBOSA LACERDA

Os beneficios da leitura no processo de alfabetização

Anhembi/SP

2022

BIANCA LARAINA RODRIGUES LEME

FAVIANE APARECIDA TEIXEIRA

GISELLE DE OLIVEIRA ALVES DA SILVA

IRIS  MOREIRA DE JESUS

NIELIDA BARBOSA LACERDA

beneficios da leitura no processo de alfabetização

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Licenciatura no Curso de Pedagogia, sob orientação da Facilitador  Esp.

Anhembi/SP 2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.        4
  1. Justificativa        5
  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral.        6
  2. Objetivos Específicos        6
  1. MATERIAIS E MÉTODOS        7
  2. CRONOGRAMA        7
  3. REFERÊNCIAS        8
  1. INTRODUÇÃO

Inúmeras inquietações impulsionaram esta pesquisa que tem como foco a demonstrar os benefícios da leitura no processo de alfabetização na Educação Infantil, pois sabemos que o conhecimento que a criança possui, aprendido dentro ou fora do espaço escolar irá influenciar seu modo de pensar e agir. Portanto, é necessário que o professor compreenda que a leitura deve ser vista como forma de conhecimento e transmissão de ideias. Pois é através da leitura que a pessoa amadurece sua forma de pensar e de ver o mundo.

Além do conhecimento adquirido pela leitura, a pessoa que lê é capaz de transmitir aquilo que aprendeu, de dialogar, debater. Muitos estudiosos, Vygotsky dizem que primeiros anos de vida de uma criança são muito fundamentais para o seu desenvolvimento físico, emocional, social e mental, cabendo tanto a família como a escola o incentivo a este desenvolvimento.

Atualmente, o problema que permeia a prática de leitura, é que as crianças passaram a frequentar a escola cada vez mais cedo. Pois, a prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo à nossa volta. O ato de ler sempre está presente no nosso cotidiano, por se tratar de um instrumento essencial em nossa sociedade. A leitura se faz presente em nossas vidas de forma muito clara, está relacionada a muitas de nossas atividades diárias, no trabalho, lazer ou mesmo em nossa rotina, no ato de fazer compras ou ler um bilhete dentre outras coisas.

Conforme define CARLETI (2007), a leitura é o meio mais importante para a aquisição de saberes na formação de um cidadão crítico para atuar na sociedade. O ato de ler é uma forma exemplar de aprendizagem:

Durante o processo de armazenagem da leitura coloca-se em funcionamento um número infinito de células cerebrais. A combinação de unidade de pensamentos em sentenças e estruturas mais amplas de linguagem constitui, ao mesmo tempo, um processo cognitivo e um processo de linguagem. A contínua repetição desse processo resulta num treinamento cognitivo de qualidade especial. (CARLETI, 2007, p.2).

Nesse contexto, a leitura é na educação infantil um dos meios mais importantes para a construção de novas aprendizagens, que possibilita a criação de ideias e ações, acima de tudo permite a criança ampliar conhecimentos e adquirir novos conhecimentos. 

Sabemos que quando o professor conta histórias para as crianças, este pode desenvolver diversas linguagens, expandindo seu vocabulário. A leitura também proporciona para criança que ela viva seu imaginário de forma lúdica e prazerosa.

 Então podemos nos perguntar como os professores podem colaborar para que leitura seja uma prática nos anos iniciais do ensino fundamental sem perder de vista o lúdico e a forma prazerosa.

Mediante o exposto não se discute a importância da Escola de Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. Mas, sim, qual é a importância da aquisição do hábito de leitura nas instituições de educação infatil? No intuito de responder ao questionamento efetuado foi elaborado este estudo.

  1. Justificativa

O tema proposto justifica-se benefícios da leitura traz para o desenvolvimento de crianças no processo de alfabetização, pois o ato de ler não deve ser considerado como entretenimento ou acadêmico, mas sim um instrumento importante para oferecer ao aluno de educação infantil uma visão ampla de mundo, podendo contextualizar suas próprias experiências com os que está sendo lido.

Ele se justifica porque é importante que os gestores, professores e educadores se conscientizem que o hábito de leitura deve fazer parte da rotina escolar, pois a criança para se desenvolver precisa brincar, imaginar, criar, recriar e inventar, sendo que através da leitura a criança vai muito além do divertimento, pois dão suporte para a criança crescer e atingir níveis mais complexos em seu desenvolvimento.

Se partirmos do pressuposto de que a leitura é um ato a ser praticado e vivenciado desde a mais tenra infância, e essa prática primordial para o desenvolvimento da criança devendo estar presente desde que a criança inicia sua vida escolar, sendo a primeira relação estruturada por um processo prazeroso, ligado com seu desenvolvimento natural. Assim, podemos dizer que a leitura deve ser adotada nas escolas como um importante e fundamental meio de enriquecer as experiências que devem ser vivenciadas de forma lúdica, onde é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (211 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com