TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cinco Sentidos na Festa da Cor Vermelha

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 8

 [pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

3 PROJETO INTERDISCIPLINAR

3.1 Os Cinco Sentidos na Festa da Cor Vermelha

3.2 Apresentação

3.3 Justificativa

3.4 Objetivos  

3.5 Metodologias e estratégias

3.6 Recursos

3.7 Desenvolvimento

3.8 Avaliação

3.9 Resultados esperados

3.10 referências

4 CONCLUSÃO

5 REFERÊNCIAS



  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por finalidade compreender como funciona a organização do ambiente escolar na educação infantil, e como a mesma conhece o mundo ao seu redor, diante das informações levantadas. também será abordado o papel da criança perante a natureza , suas contribuições e como o ambiente onde ela é inserida contribui ou não para o seu eu social e ambiental.

        No projeto interdisciplinar falaremos sobre Os Sentidos na festa da cor vermelha. Uma forma lúdica de trabalhar a cor vermelha diante aos cinco sentidos, obsevando as funcionalidades dos mesmo e diferenciações.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Organização do Espaço Educativo na Educação Infantil I

        Quando se fala em Educação Infantil nos vem logo a cabeça um espaço educativo organizado de forma mais lúdica, mas como definir esse espaço educativo?

        Antes da criança compreender o espaço educativo, ela deve entender como funciona o mundo ao seu redor, desde como as pessoas se relacionam entre si, e como a natureza e a sociedade são contribuintes para essa relação. Devem também, observar seus sentidos, instiga-los, conhecê-los para o maior conhecimento do seu próprio eu.

        Não se pode dizer que o olhar da criança perante a natureza será a mesma de um adulto, pois a criança aprende na medida em que ela explora a natureza e tem determinadas coisas que se tem uma maturidade específica para ser explorada. Um exemplo disso é na questão dos sentidos. A criança quando bebê só conhece o leite materno, mas na medida que lhe são apresentados outros tipos de alimentos, ele acaba rejeitando o leite materno para aderir a novos hábitos alimentares.

        Outro ponto importante a se salientar é o papel da criança perante a natureza, como leva-las a compreender que  também são agentes transformadoras da mesma? A criança aprende na medida em que ela observa, sendo assim, um lar, ou uma escola que estimulem a preservação por meio da reciclagem, do cuidados com a natureza desde não jogar um papel na rua, ou cuidar de uma planta, isso fará que futuramente ele se torne um adulto mais consciente perante a natura.

        A criança conhece o mundo ao seu redor de forma onde a mesma desenvolva a sua aprendizagem. Deste modo, existe uma grande importância na literatura infantil para o desenvolvimento da criança pequena,pois a mesma a ajudará a ter uma noção sobre como o mundo funciona, de maneira mais simples, adequada a sua idade e desenvolverá sua capacidade de leitura e análise, fato de extrema importância para o convívio social.

Diante do que se foi apresentado compreende-se que para a organização do espaço escolar na educação infantil se é necessário o conhecimento e exploração da natureza e sociedade, para que a criança se reconheça no ambiente escolar.


  1. PROJETO INTERDISCIPLINAR
  1. PROJETO: OS 5 SENTIDOS NA FESTA DA COR VERMELHA
  1. 3.1.1- APRESENTAÇÃO

Este projeto tem por objetivo levar a criança a compreender os cinco sentidos de uma forma interdisciplinar.

 A festa da cor vermelha conterá diversos objetos de tom

 vermelho com diferentes espessura, larguras e comprimentos para trabalhar o tato. Essências de pigmentação vermelha trabalhando o olfato. Frutas vermelhas para através da degustação trabalhar o paladar. Música: Vermelhou para trabalhar a cor vermelha por meio da musica e também a audição e por fim mostrar o livro sensorial com o titulo: Quem sou eu? de autoria de Tatiele Mota. Para se compreender que os cinco sentidos esta em tudo e pode ser aprendido por diferentes eixos pedagógicos.

  1. 3.1.2 JUSTIFICATIVA

Nessa fase, é importante propiciar á criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos assim estimulando os cinco sentidos e interpretando os mais diversos estímulos e informações captadas por eles e nós como educadores devemos observar se dentre  alguma das crianças iram apresentar alguma dificuldade motora ou sensorial para que o quanto antes possa ser amparada. 

  1. 3.1.3 OBJETIVOS
  • Estimular e desenvolver os cinco sentidos;
  • Estimular e desenvolver a coordenação motora;
  • Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê);
  • Trabalhar autoconhecimento;
  • Identificar e diferenciar os sentidos, aprendendo como cada um deles funciona e opera no corpo humano;
  • Identificar e classificar diferentes informações.

  1. 3.1.4 METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS

Leitura e interpretação de diferentes tipos de texto: verbal e não verbal;

.Leitura de livros literários;

.Pesquisas;

.Músicas;

.Atividades escritas;

.Experiências;

.Degustação de alimentos;

.Percepção auditiva: Discriminação de sons;

.Percepção tátil: diferentes objetos e livros sensoriais;

.Brincadeiras.

  1. 3.1.5 RECURSOS

Livro sensorial com o tema: Os 5 sentidos na festa da cor vermelha;

alimentos, objetos de cor vermelha;

aromas e dinâmicas.

  1. 3.1.6 DESENVOLVIMENTO
  • PARA A VISÃO: Trabalhar a Alfabetização e Letramento e Literatura Infanto-juvenil por meio do significado poético da cor vermelha.
  • PARA A AUDIÇÃO:Escutar a música sobre a cor vermelha do grupo Aprendendo o Dó Ré Mi;
  • trabalhar Ensino de Matemática na Educação Infantil por meio da quantidade de elementos citados na música.
  • PARA O OLFATO: Trabalhar o Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infantil por meio da identificação das diferentes fragrâncias de tons avermelhados apresentado na mesa.
  • PARA O TATO:  Sentir com as mãos, sentir com os pés, os diferentes objetos apresentados na mesa com diferentes texturas para que as crianças andem por cima e descrevam a sensação, o mesmo pode ser feito com as mãos, noção de suavidade e firmeza, de força e fraqueza, sensação do vento na pele.
  • PARA O PALADAR: Trabalhar sabores de elementos de tom vermelho sendo eles (amargo, doce, salgado, azedo), texturas dos alimentos (crocante, mole, duro, seco, molhado), tudo através de experimentação.
  1. 3.1.7 AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, atendendo os seguintes aspectos: investigativa, diagnóstica, mediadora e formativa.

  1. 3.1.8 RESULTADOS ESPERADOS

Esperamos que os alunos consiga analisar e diferenciar os cinco sentidos em suas particularidades de forma lúdica e dinâmica e compreender que podemos encontras os sentidos em tudo, até na festa da cor vermelha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (316 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com