TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CINCOS SENTIDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 8

OS CINCOS SENTIDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                        DAIANA DERLI LOPES

                                                   

Prof. MARIA JOSÉ LOZANO

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso : PEDAGOGIA(PED1405) – Estágio

                                                                       30/05/2018

RESUMO

Este trabalho na educação infantil apresenta uma reflexão sobre as experiências adquiridas durante o estágio que contribuiu para a formação docente. Objetivamos evidenciar tais conhecimentos por mim vivenciados, aproveitando os dados adquiridos para refletir sobre a formação pedagógica buscando entender como deve ocorrer nossa atuação no espaço escolar.

Os dados construídos ensejam sobre as contribuições do estágio para a nossa formação que consistem em nos aproximar do espaço escolar nos oferecendo a oportunidade de utilizarmos os conhecimentos adquiridos durante o curso de pedagogia subsidiado na reflexão teórica e prática. Lembramos que este é o momento em que o acadêmico além de construir novos olhares com o professor regente na sala de aula, leva também seus conhecimentos pedagógicos para o espaço escolar fazendo que ocorra uma troca de saberes e conhecimento entre os professores e estagiários.

Palavras-chave:formação, educação infantil,  conhecimentos pedagógicos.

1 INTRODUÇÃO

         Este trabalho foi desenvolvido na unidade educativa Centro Educacional Lugar de Criança, localizada no Ribeirão da Ilha, onde aconteceu o estágio de observação e pratica pedagógica. É uma escola particular, de porte pequeno, mas suas dependências bem divididas a torna ampla e organizada. Atendem crianças de 0 a 6 anos, horário de atendimento das 07:00 horas as 18:30 horas para integral, ou das 07:00 as 13:00 para matutino e das 13:00 as 18:30 para vespertino.

A escola não possui cantina, as crianças trazem seus lanches de casa, somente na hora do almoço que a escola oferece o almoço feito no local, e supervisionado por uma nutricionista.

          A instituição escolar possui um grupo de funcionários com formações, entre eles professores (aqueles que possuem a pedagogia plena), auxiliares de sala (os que estão cursando pedagogia ou magistério), estagiários, serviços gerais e cozinheira, e a diretora que tem o papel de gestor escolar e supervisor escolar, também possui o orientador educacional.

A professora regente de sala Fernanda da Silva, já atua na área a 25 anos, e na escola se encontra também por esse período de 25 anos, mora no bairro bem próximo da escola, ela tem uma relação muito boa com os alunos, consegue fazer um interação bem produtiva, os alunos mostram se bem curiosos, a maioria consegue entender qual a proposta da aula, exploram bem o material dado no momento.

O planejamento é realizado semanalmente pela professora regente de sala, visando o projeto trabalhado no momento.        

Todas as aulas práticas foram no turno vespertino, feitas no grupo do quarto período, composta por 15 crianças entre 4 e 5 anos. A observação será dividida em 3 dias, 4 horas cada totalizando 12 horas. Quanto a regência será dividida em 5 dias, 4 horas cada totalizando 20 horas.

A primeira etapa será a observação, onde vai ser observado andamento de toda a rotina semanal e apresentação do plano de aula. A segunda etapa ira ser a regência e os andamentos em sala de aula com tema que está sendo trabalhado os sentidos do corpo humano.

             É um momento em que ocorre uma relação entre teoria e prática no qual o aluno tem a oportunidade de ter a primeira vivencia como educador em sala de aula, por ser uma ferramenta de essencial valor para formação profissional realizada em um período de oito dias referentes a observação e a regência de sala de aula de Educação Infantil. Para isso as aulas de estágio oferece todo um aparato de discussões sobre como acontece o cuidar educar na Educação Infantil, bem como entender as concepções de estágio, o estágio como pesquisa, relação teoria e prática.  Por fim expomos a importância da formação docente para a Educação Infantil, assim deve se atribuir valor e significado a estas experiências visto que intenta aprimorar a formação do futuro profissional, de modo que permitirá no exercício da prática docente uma ação mais comprometida com o processo educativo. O estágio é um cenário em que os autores são os estagiários os quais saem em busca de novas experiências e conhecimentos, são expostos a diferentes tipos de cenas e expressões referentes, neste caso ao mundo infantil no desígnio de ampliar as capacidades dos alunos e contribuir na formação critica reflexiva destes aprendizes. Com a consciência de que para a nossa formação é necessário a realização do estágio que a prática pedagógica está em consonância com a teoria ou vice e versa num constante processo de discussão e reflexão crítica, acredito que este estágio me proporcionou uma prática pedagógica que seja reflexiva, critica e criativa no âmbito escolar.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A instituição na qual foi abordado o estágio é a mesma na qual eu comecei a trabalhar como estagiaria, e hoje sou auxiliar de sala que fica localizado no Centro educacional lugar de Criança. Vivendo essas experiências isso facilitou minha relação com as crianças. O tema abordado foram os cincos sentidos do corpo humano. O objetivo foi ver como a interação entre o processo dos sentidos com as crianças pode ajudar no desenvolvimento cognitivo, compreender a importância dos sentidos do corpo, identificar para, conscientiza as crianças da importância do cuidado com o corpo humano.

  Trabalhar e abordar os sentidos fundamentais do corpo humano que são:  visão, audição, tato, paladar e olfato. Os cincos sentidos do corpo humano foi escolhido com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os órgãos dos sentidos e desenvolver a capacidade de observação e descrição de objetos.

              Os sentidos sensoriais são a porta de entrada para aprendizagem no corpo humano. Explorar técnicas que privilegiam o uso dos sentidos auxilia a captação dos mais diversos conteúdos. “Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor. ‘A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los’, disse certa vez.” (NOVA ESCOLA, 2006, p. 32).            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com