TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios da educação frente as novas tecnologias

Por:   •  1/4/2018  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 2

Os desafios da Educação frente as novas tecnologias

Ao longo da história, a escola foi se adaptando a novas tecnologias.

A escola é um espaço formal de educação e está sendo cobrada quanto a inserção das inovações tecnológicas na prática pedagógica, inovações essas que potencializam o ensino-aprendizagem; porém, o docente precisa ser estimulado ao uso dos novos recursos.

1. As Inovações Tecnológicas

Em todo o mundo a informática passou a ser um instrumento de trabalho e uma fonte metodológica para o ensino, onde a internet tornou – se um meio comum de trocas de informações, formações de equipes de trabalho, construções de relações de amizades independente da distância. A informática junto com a internet permite a comunicação entre um sistema informático e seus usuários.

2. Tecnologias na Educação

A tecnologia da informação voltada para a educação vem ganhando espaço na realidade educacional brasileira, porém para que o trabalho pedagógico do docente seja desempenhado com sucesso, é necessário que o professor tenha "domínio técnico pedagógico e criatividade tecnológica" (LEITE, 2011).

3. Desafios da Educação frente as novas Tecnologias

A tecnologia educacional é um campo de conhecimento que busca a compreensão de prática pedagógica e as metodologias utilizadas pelos professores (CASTELLS, 2002).

Para os professores, inserir novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula é um grande desafio, isso porque essa inserção depende em boa parte da atuação dos docentes. Mas, existem diversos fatores que levam a escola a resistir as inovações também, entre elas estão: falta de recursos de infraestrutura, despreparo dos professores e equipe, quantidade de material inadequado ao porte da escola, entre outros.

4. Os docentes e o uso das novas Tecnologias

Foi realizado uma sondagem entre os docentes de uma escola pública de ensino básico, onde se constatou uma certa tensão no relacionamento entre docentes e tecnologias educacionais.

As tecnologias de informação e comunicação são ferramentas que permitem promover a interação entre os conteúdos trabalhados em sala com outras formas de conhecimento.

Lamenta-se que alguns educadores adotem as tecnologias apenas em alguns momentos de sua carreira, por considerarem esses recursos como "parafernálias eletrônicas". Lamenta-se também que muitas escolas não possuam as tecnologias disponíveis de forma suficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com